TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que transformar atos aparentemente banais como olhar

Por:   •  23/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Por que transformar atos aparentemente banais como olhar, o ouvir e o escrever em temas de reflexão e questionamento nos campos das ciências sociais e do Serviço Social?

Essas "faculdades" do olhar, ouvir e escrever possuem características bem precisas quando exercitadas na órbita das ciências sociais e do Serviço social. Transformar estes atos em reflexão é um papel fundamental para o processo no âmbito da profissão, pois para problematizar fatos comuns do cotidiano é essencial questionar, saber aproximar-se e distanciar-se do objeto. Não basta apenas olhar, é preciso observar, quebrar barreiras para além dos olhos. Ao invés de somente ouvir, é necessário escutar, sentir o verdadeiro pesar das palavras que são pronunciadas e escrever para além de simples palavras em um papel, mas passar um sentimento, uma segurança para quem à leia. Isso significa que o Olhar, o Ouvir e o Escrever devem ser sempre contestados, ou, em outras palavras, questionados enquanto etapas de construção do saber e da pratica tanto do serviço social como em contribuição para qualquer ciência social.

Explique a importância do olhar e do ouvir no processo de percepção/apreensão da vida social.

Compreender o outro, saber exercitar funções não somente no âmbito profissional mas na vida social, relacionar-se com o próximos, criar vínculos e estabelecer uma forma diferente de aproximação com o outro.

Explique qual a maior dificuldade na realização da escuta – de um “ouvir todo especial” (a entrevista) – em pesquisa social? E como é possível resolvê-la?

A dificuldade que muitos possuem em escutar é trazer bagagens sejam elas religiosas e/ou culturais, dificultando uma escuta limpa, sem pre julgamentos, sem conclusões pré definidas do indivíduo, para uma pesquisa segura e honesta é necessário deixar qualquer tipo de estereótipos já estabelecidos pelo pesquisador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com