TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que voltar a falar de projetos?

Tese: Por que voltar a falar de projetos?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Tese  •  1.928 Palavras (8 Páginas)  •  1.311 Visualizações

Página 1 de 8

Capitulo 1 – Era uma vez…Trajetos e projetos

A vida dos seres humanos é construída por uma constante elaboração e reelaboração de projetos. O planejamento docente cumpre três etapas: observação, associação e expressão.

Entende-se que os seres humanos são dotados do desejo de conhecer, de aprender, afinal existem dúvidas e necessidades, que os levam constantemente a enfrentar problemas de ordem teórica ou prática, procurando a partir dessas, a construção de respostas e explicações válidas.

John Dewey levantava os seguintes princípios fundamentais para a elaboração de projetos na escola:

- Principio da intenção – toda ação para ser significativa precisa ser compreendida e desejada pelos sujeitos deve ter um significado vital, isto é, deve corresponder a um fim, ser intencional, proposital.

- Principio da situação problema – o pensamento surge de uma situação problemática que exige analisar a dificuldade, formular soluções e estabelecer conexões, constituindo um ato de pensamento completo.

-Principio da ação – a aprendizagem é realizada singularmente e implica a razão, a emoção e a sensibilidade, propondo transformação no perceber, sentir, agir, pensar.

- Principio da real experiência anterior – as experiências passadas formam a base na qual se assentam as novas.

- Principio da investigação cientifica – a pesquisa se constrói a partir da ciência.

- Principio da integração a diferenciação – e preciso partir de situações fragmentadas e construir relações.

- Principio da prova final – observar se houve aprendizagem e se algo se modificou no final do projeto.

- Principio da eficácia social – a escola deve dar oportunidade de aprendizagem que fortifiquem o comportamento solidário e democrático.

Assim, os projetos pedagógicos ajudam na organização, no tempo e na proposição das atividades. É importante que os projetos ocorram de acordo com a realidade socioeconômica e cultural em que se inserem os educandos. Então, é preciso observar as necessidades das crianças com temas diversos resolvendo ou amenizando problemas, dificuldades e necessidades.

A aprendizagem ocorre por meio do diálogo e das trocas sociais. Por meio de assimilação numa sequência repetitiva por meio da descoberta e relações significativas.

CAPITULO 2 – Por que voltar a falar em projetos?

Para tentar resolver os vários problemas que a humanidade constrói como: pobreza, epidemias, terrorismo, aquecimento global, entre outros. É preciso que cada vez mais as disciplinas entrem em conexão, compartilhem os seus conhecimentos, estabeleçam confrontos e compreendam melhor suas tomadas de decisão.

O socioconstrutivismo por Wallon e Vygostsky, entende que a aprendizagem nasce com o indivíduo e o ambiente, afirmando que o conhecimento é construído socialmente, a partir das possibilidades de interações entre os sujeitos e o ambiente físico e social onde estão inseridos. Não só a escola, mas todo o ambiente ensina; e aprender significa criar a cultura.

É preciso auxiliar os alunos a interpretar e compreender o mundo que os circunda e a si mesmo, esse auxílio ocorre ao provocar aprendizagem; é preciso fazer conexões e relações entre sentimentos, ideias, palavras, gestos e ações.

A inteligência se forma quando o ser humano se vê frente a situações desafiadoras, enfrentando problemas reais ou abstratos que se formam na dinâmica cotidiana das relações dos indivíduos com o meio.

As crianças são capazes de criar teoria, interpretações, perguntas, e são co-protagonistas na construção dos processos de conhecimento.

CAPITULO 3 – Mas o que é projetar?

Projetar é a definição do problema, o planejamento do trabalho, a coleta, a organização e o registro das informações, a avaliação e a comunicação. Projetar é também introduzir o inédito, um novo desejo em uma história.

Os projetos são feitos exatamente para as crianças aprenderem a estudar, a pesquisar, a procurar informações, a duvidar, a argumentar, a opinar, a pensar, a gerenciar as aprendizagens, a refletir coletivamente, e o mais importante, são elaborados e executados COM as crianças e não para as crianças.

CAPITULO 4 – Projetualidade em diferentes tempos: na escola e na sala de aula

A aprendizagem deve ser marcante para as crianças e também para os professores. Os projetos ajudam a aprender os diferentes conhecimentos construídos na história da humanidade, proporcionando às crianças o aprender através de múltiplas linguagens.

O calendário de festividade é um importante trabalho, portanto menos datas, e mais significação, como por exemplo: por que comemorar o Natal? (Nascimento de Jesus), as crianças acham que o Natal é só para ganhar presente e não sabem o significado principal.

Para organizar um trabalho pedagógico por meio de projetos é preciso partir de uma situação, de uma interrogação, de um problema real, de uma questão que afete ao grupo tanto do ponto de vista socioemocional quanto cognitivo. Várias perguntas podem ser feitas e para respondê-las serão necessárias às áreas de conhecimento ou das disciplinas.

O importante para montar o projeto é que o professor dever ter um amplo conhecimento do tema ou problema. Podendo ser construído aos poucos, junto com as crianças, por meio de pesquisas, estudos, discussões e assessoria de colegas. Conforme avançam nas pesquisas, nas atividades que vão sendo construídas as crianças têm acesso a diferentes áreas do conhecimento.

A projetualidade na sala de aula é ampla, compõem esse contexto as relações de tempo, de espaço, de interações entre crianças e crianças, crianças e professor, crianças e comunidade escolar. É importante lembrar que uma mesma turma de alunos pode desenvolver vários e distintos projetos ao longo do ano e muitos deles podem acompanhar ou manifestar ao mesmo tempo e que nem todos os projetos precisam necessariamente ser desenvolvidos por todos os alunos.

CAPITULO 5 – Tramando os fios e estruturando os projetos

Todo projeto é um processo criativo para alunos e professores, ajudando e estabelecendo ricas relações entre ensino e aprendizagem. A pedagogia de projetos indica uma ação concreta, voluntária e consciente.

- Definindo o problema

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com