TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Port De Cadeia De Suprimentos

Artigos Científicos: Port De Cadeia De Suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 5

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

MODULO N1PROA

LEANDRO STRANIERI SOUZA - 254862012

PORTFÓLIO 1

LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS

...............................................................................................................................

Guarulhos

2013

LEANDRO STRANIERI SOUZA

PORTFÓLIO 1

LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina de Logística e cadeia de suprimentos.

Prof. Rubens Topal.

..............................................................................................................................

Guarulhos

2013

1) Quais são as atividades primárias que compõem a cadeia de suprimentos?

As atividades primárias da cadeia de suprimentos são aquelas envolvidas na criação física, na venda, entrega ao consumidor e apoio técnico, isto é, essas atividades ocorrem através de um longo caminho que se estende desde o fornecimento de uma matéria prima específica, passando por sua transformação agregando valor ao cliente de acordo com a sua concepção e chegando ao consumidor final em data e hora desejada tornando-as primordiais para que se atinja os objetivos logísticos de custo e serviço, dentro dessas atividades encontramos as seguintes:

Logística interna – ocorre de inicio com o recebimento e armazenagem da matéria prima, está presente em todas as movimentações que ocorrem no âmbito da organização, seu deslocamento para a transformação em produto acabado seu estoque e sua separação. Deve haver uma gestão de seu estoque, entendendo que estoque é um dinheiro parado que gera custo, para que o mesmo não se eleve, encarecendo seu produto final é necessário uma otimização da estocagem e o uso de ferramentas e softwares além da contratação de profissionais capacitados. Através desse controle é possível se obter alguma vantagem competitiva com uma redução de gastos com manutenção de estoques, espaço físico assim repassando isto em valores para seu cliente final.

Logística externa – A logística externa esta vinculada a toda movimentação de coleta, armazenagem de produtos acabados e sua distribuição para o cliente, junto a isso ocorre a geração de pedidos, e toda a programação de entrega para que a mesma atenda o cliente em tempo e em local conforme solicitação do cliente.

Marketing e vendas – O marketing esta ligado a toda elaboração de ideias voltada à atrair um cliente através do planejamento estratégico utilizando a propaganda, promoções, etc. porem o marketing não esta somente ligado a vendas mas também entender o mercado através de uma pesquisa de para que o produto seja adequado ao cliente desta maneira é possível analisar e determinar preços agregando valor ao seu produto e o mesmo acaba se vendendo sozinho.

Assistência técnica – É toda atividade relacionada a manutenção, ou algum serviço para manter o bom funcionamento do produto além de fornecer peças e ajustes para o produto afim de manter e agregar valor ao produto.

Operações – Esta atividade esta relacionada a toda transformação de matéria prima em produto acabado ou prestação de serviços , assim como manutenção em maquinas e equipamentos necessários para execução de uma determinada atividade dentro da organização.

Atividades de apoio a cadeia de suprimentos: (genérica)

Obtenção (aquisição) – consiste no fluxo de entrada de suprimentos e insumos empregados na cadeia de valor da empresa, alem de gerenciar a quantidade a ser comprada e a programação de compra que se difere conforme condições temporais e geográficas afetando os custos logísticos.

Desenvolvimento tecnológico – São todas as iniciativas que podem ser agrupadas com o intuito de melhorar o produto ou processos referentes a sua fabricação.

Gestão de recursos humanos – Toda atividade relacionada ao recrutamento, contratação, treinamento pessoal, assim como seu desenvolvimento e remuneração.

Infraestrutura da organização – São as atividades que contribuem com a cadeia de valor como direção geral, finanças, planejamento e suporte a toda a cadeia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com