TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porteiro

Resenha: Porteiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Resenha  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Porter (pág. 276)” A essência da formulação estratégica é copiar com competência da concorrência.”

A primeira força competitiva é a característica de rivalidade entre os concorrentes no mesmo setor industrial. Ou seja, a principal característica do setor pode ser: tecnologia, baixo ou elevado grau de endividamento das empresas do setor, custos baixos, etc.

A segunda força é a ameaça de novos entrantes. Se não há barreira substancial a entrada no seu negócio, as empresas do setor deverão fazer melhor do que simplesmente confiarem em obstáculos que se constituam em resistência a entrada de novos concorrentes. A linha de fortificação para a proteção da fronteira da França com a Alemanha, que era considerada pelos franceses como intransponível (famosa linha “maginot”), foi transposta, em poucas horas, pela tropa alemã de Hitler na Segunda Guerra Mundial.

A terceira força é a ameaça de produtos ou serviços substitutivos. Se os clientes têm diversas opções de escolha, a lucratividade do setor diminui em face da guerra de preços. Por exemplo, no Brasil a população de baixa renda, que não pode beber refrigerantes de marcas famosas, aceita tomar refrigerantes substitutivos, mais baratos, as chamadas tubaínas e outros refrigerantes de combate.

As duas últimas forças são o poder de barganha de fornecedores e o poder de barganha dos compradores. Se os fornecedores têm habilidade para forçar a alta dos preços, isso diminui a força competitiva da empresa. Da mesma maneira, se os compradores podem forçar os preços para baixo, exigir serviços extras ou controle de estoques, a lucratividade pode dificultar ou impossibilitar a sustentação de vantagem competitiva.

Para manter vantagens competitivas é preciso desenvolver um caminho distinto para obter diferenciais que possibilitem enfrentar a concorrência.

Concorrentes são os produtos/serviços com características semelhantes, vendidos por pessoas ou empresas com finalidade de lucro ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com