TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio 1 Economia E Mercado

Casos: Portfolio 1 Economia E Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÕES:

1. O que é crescimento econômico e como a taxa de crescimento econômico é medida?

O crescimento econômico pode ser definido como sendo o aumento

sustentado de uma unidade econômica durante um ou vários períodos longos,a sua avaliação faz através da análise de

certos índices: Produto Interno Bruto (PIB) ou produto Nacional Bruto (PNB).

A taxa de crescimento econômico é medida respectivamente pelo crescimento de seu produto interno bruto e pela pariedade do poder de compra

2. Quais são os principais custos do desemprego e o que o torna um problema sério?

Rendas e produção perdida, especialmente pelo fato de que os benefícios recebidos quando se está desempregado criam uma rede de segurança, mas não substitui totalmente os rendimentos perdidos.

E o capital humano perdido, que consiste em um período extendido de desemprego, podendo até prejudicar o plano de carreira do profissional caso ele rebaixe sua carteira ou até mesmo entre em uma organização menor que a anterior.

3. Sintetize os objetivos de Política Econômica.

O objetivo da politica economica é atuar e influir sobre os mecanismos de produção, distribuição e consumo de bens, e obter a estabilidade econômica e equidade.

O crescimento econômico refere-se à expansão da atividade econômica. Este crescimento deve estar sintonizado ao tamanho e estrutura da população, modernização e ampliação da capacidade de produção, exploração de reservas naturais preservando o meio ambiente, infra-estrutura adequada que permita a eficiente utilização dos recursos econômicos produtivos, além da capacidade de financiamento compatível com o ritmo desejado de crescimento. Convém lembrar que o PIB (Produto Interno Bruto: é o total dos bens e serviços produzidos no país) é o principal indicador de crescimento econômico.

4. Resuma os instrumentos de política econômica.

Política Fiscal: São os gastos Públicos e Impostos. São aqueles instrumentos que afetam o lado "real" da economia;

Política Monetária: São os instrumentos ligados a quantidade de moeda e títulos públicos. Entre tantos tipos de mecanismos, os principais instrumentos da política monetária seriam: emissões, reservas compulsórias, open market, redesconto, regulação sobre crédito e taxas de juros;

Política Cambial e comercial: Trata-se das políticas que atuam sobre as variáveis relacionadas ao setor externo da nossa economia. Os instrumentos abarcam as interferências governamentais na taxa de câmbio, pela determinação do regime cambial (fixo, flutuante ou flutuação suja) e a política comercial, por meio de barreiras, incentivos e subsídios, por exemplo.

Política de rendas: Refere-se à intervenção direta do governo na formação de renda (salários, aluguéis), através de controle e congelamento de preços.

5. Por que a inflação é um problema? Que distorções ela acarreta?

A Inflação é um problema, pois se trata do aumento generalizado e continuo dos preços: ocorre em todos os setores da sociedade, sem distinções, e ao mesmo tempo. Isso ocorre continuamente em um período de tempo, não sendo um aumento somente por causa de um excesso de procura.

Como ela representa uma elevação nos preços, significa que, consequentemente, há uma desvalorização da moeda. É gerada por uma mal administração da economia, que faz com que haja uma “guerra” para controle de estoque de moeda, não sendo este sua única causa: há também os conflitos entre salários e preços, em que a classe baixa sai perdendo, dado o alto poder de corrosão da inflação perante seus salários. A inflação provoca distorções na economia como, por exemplo: O efeito sobre a distribuição de renda, em que assalariados que dependem de prazos legais de reajustes não conseguem acompanhar o aumento de preços.

O balanço de pagamentos sofre déficit, pois os produtos nacionais tornam-se muito caros. Assim, é mais fácil importar, o que faz com que haja muita saída de capitais do país, fazendo os preços se elevarem, tornando-se um círculo vicioso;

Há um desestímulo para a aplicação nos mercados de capitais, pois o valor da moeda se desvaloriza muito rapidamente. Por outro lado, incentiva a aplicação em bens imóveis, como sítios, fazendas, casas, etc., pois os mesmos tendem a valorizar-se mais rapidamente.

6. Faça uma pesquisa na internet ou na biblioteca da faculdade, consultando livros de economia, artigos acadêmicos, jornais, revistas e periódicos em geral, buscando noticias do Brasil ou do mundo identificando como as questões Macroeconômicas são de fato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com