TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

educaçao fisica licenciatura

JEAN[pic 3]

[pic 4]

MEDINA

 2014

JEAN[pic 5]

Trabalho de Educação Física Licenciatura apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de: Organização do trabalho pedagógico; Filosofia da educação e pensamento pedagógico; Psicologia da educação e da aprendizagem; Semiário da prática II.

Orientadores: Marlizete, José, Vilze, Mari, Regina, Taise e Reinaldo.

MEDINA

2014

INTRODUÇÃO

No planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades o Projeto Político Pedagógico (PPP), é um item de grande importância de ensino, é ele que informa o que a escola idealiza, os caminhos a seguir para alcançar seus objetivos e metas.

O Projeto Político Pedagógico é um documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo de um educativo que será desenvolvido na escola, salientando a relação de exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.

A escola possui a preocupação de observar a realidades dos envolvidos, e ir em busca das ações necessárias para aprimoramento das ações pretendidas. Também visa no sentido de promover a articulação, parcerias, e preza respeito pela coletividade e diversidade de opiniões que concederão o crescimento coletivo. 

O PPP é voltado para estruturar e assegurar a gestão democrática, e se caracteriza por sua formulação coletiva e não se constitui em um agrupamento de projetos individuais, ou em um plano apenas construído dentro de normas técnicas, com objetivo de ser exposto às autoridades superiores.

Se analisarmos, o projeto político-pedagógico é a demonstração de toda a cultura da escolar, na forma de recriação e desenvolvimento, pois exibe a aparência da escola, saturado de crenças, significados, valores, modos de pensar e agir das pessoas que participaram da sua elaboração.

O PPP em sua estrutura nunca resolverá completamente os problemas enfrentados pela instituição. Apesar disso, sua formulação de maneira racional e participativa contribuirá para uma organização mais eficiente, inclusiva e abrangente.

Projeto político-pedagógico é um meio de discussão e meditação perdurável da escola, assim é importante que ele seja entendido na sua totalização, isto é, na forma que contribui para os objetivos que são prioridade na escola.

DESENVOLVIMENTO

O projeto político pedagógico, é instituido pela lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB) nº 9394/96,  portanto, o PPP prenuncia todas as atividades ligadas a escola, na dimensão do pedagógico até a parte administrativa, sendo assim o objetivo é fazer de uma das metas das propostas, criar uma escola democrática.

Apta àabrangeros desejosna comunidade de origem do PPP, seja na sua elaboração, sua operacionalização, tanto professores, técnicos, pais, pessoas representantes de alunos, funcionários e membros da comunidade.

O P.P.P. tem como função elaborar uma  forma de organizar as atividades pedagógicas na tentativa de sair da rotina, propondo trabalhos de formas dinâmicas, visando uma superação dos conflitos, contestando as ações competitivas, e autoritárias.

Um dos meios responsável pela educação e evolução da sociedade é a escola, logo é evidente a importancia do P.P.P. na escola, visto que oferecerá meios indispensáveis à formulação do trabalho pedagógico. Para a organização dessas atividades é essencialque haja a interação detodos os que fazem parte do funcionamento da escola, inclusive os pais dos alunos. Logo, fica claro que é de suma importancia a ação em conjunto, pois assim haverá garantia deum bom funcionamento na vida escolar.

Contudo, apesar do avanço no sistema educacional, ainda há muitas escolas que ainda continuam restritas a essas mudanças que a sociedade vem oferecendo. Muitas escolas ainda vem trabalhando a educação tradicional com aplicação de métodos antigos  e conteúdos programáticos que estão fora da realidade dos estudantes,que muitas vezes acabam se tornando desmotivados.

Porém é necessario que a escola se transforme atraves de medidas sociais que em muitas vezes esta longe do dia-a-dia de muitos cidadãos. Entretantoa escola é uma grande percussora de mudanças sociais de forma a viabilizar uma gestao democratica criando criando propostas que supere as problematicas existente na escola, fazendo com que os alunos se tornem mais participativos e todos estejam interessados e comprometidos com a melhoria da educação.

É importante destacar também que com a adoção do P.P.P contribui para a melhoria dos serviços oferecidos pelas escolas, desde de que ele seja aplicado da forma correta, ou seja, um projeto realmente transformador que se torne parte da rotina da escola como uma atividade diversificada porem que faça parte do cotidiano escolar, e que tenha como aliado a participação de todos através de opininões com o proposito de tomar decisões harmonicas, em coletividade.

Assim como as outras matérias escolares a  Educação Física também é um dos responsáveis pela formação do cidadão, devendo estar inserida nas discussões referentes à elaboração do PPP e compartilhar a sua implementação. O professor de Educação Física como integrante do meio educador, deve sempre estar atento ás ações propostas e ter o seu comprometimento como orientador exercendo seu papel pedagógico e político.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com