TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio De Educaçao Infantil

Artigo: Portfolio De Educaçao Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

Os professores afirmam que a pesquisa é um dos métodos que desenvolve a capacidade para investigação em educação, ampliando o conhecimento e facilitando o trabalho de produção de texto científico, desenvolvendo assim a autonomia do pesquisador.

Portanto, a pesquisa deve ser bem realizada para que as informações sejam contundentes, pois há possibilidades de inúmeras pessoas obterem conhecimento através dessas pesquisas assim, quando divulgadas precisam ter responsabilidade por parte de seus pesquisadores.

Entende-se que através da pesquisa o estudante se depara com problemas que possibilita ele buscar alternativas e encaminhamentos junto à teoria que venha facilitar a aprendizagem quanto à prática docente, pois a pesquisa possibilita o autoquestionamento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao término deste trabalho podemos afirmar que essas atividades desenvolvidas na Pesquisa e Prática Profissional-Educação Infantil, nos proporcionou um crescimento profissional, pois nos levou a perceber que a escola de educação infantil se preocupa com as atividades, conteúdos, objetivos, recursos e metodologia, uma vez que estão trabalhando com crianças pequenas, mas que essas crianças precisam de atividades adequadas a faixa etária, para que seu desenvolvimento social e intelectual aconteça.

Percebemos também que a atividade de pesquisa é indispensável para formação docente, pois através das pesquisas compreendemos como acontece o processo de educação nas instituições escolar. Podemos afirmar que a pesquisa é indispensável principalmente na elaboração de textos sobre algum assunto, pois através da mesma é possível comparar teoria e prática.

De acordo com Roseau (pg.138 2012).

A pesquisa da prática profissional possibilita a vivencia de intersecção entre teoria e prática educativa. Trata-se de um movimento da realidade para teoria e vice-versa, num continuo de interações. As reflexões realizadas após o levantamento dos problemas e dos dados da prática educativa permitem aos estudantes do curso de formação de professores a compreensão dessa mesma prática.

Portanto, a pesquisa é um método arrojado de ser utilizado na educação, pois através da mesma é possível buscar soluções para os problemas que surgem no dia a dia das escolas e assim transformar esses problemas com soluções.

Esse trabalho atendeu nossas perspectivas, pois através de pesquisa compreender como, quando e porque surgiu Educação Infantil no Brasil, levou-nos a entender qual o papel da instituição de Educação Infantil na formação dos cidadãos, oportunizou-nos um momento de observação, análise e reflexão quanto às práticas pedagógicas oferecidas as crianças de Educação Infantil.

REFERÊNCIAS

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos./ Metodologia da Pesquisa. 2. Ed - Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2010.

ROSEAU, Luciana dos Santos./ Diagnóstico do Fazer na Educação Infantil/ Curitiba/ Ibpex, 2012.

PPP - Projeto Político Pedagógico/ Escola Municipal Maria Malfacini Riva/ Juara

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com