TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Educação Infantil

Por:   •  21/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição da atividade

A Educação Brasileira precisa avançar em todos os níveis e esta reivindicação é histórica; é feita pela comunidade acadêmica, órgãos colegiados presentes em todos os sistemas de ensino e pela população de uma forma gera. O acesso, permanência e educação de qualidade ainda permanece no centro do debate educacional do nosso país. A Educação Infantil ocupa um lugar de destaque, pelo fato de ter sido oficialmente  implantada e tardiamente expandida no sistema educacional público, que priorizou durante quase um século o ensino fundamental, com o argumento de que o país precisava de mão de obra alfabetizada (LDB 4024/61), escolarizada e técnica (LDB 5692/71) para atuar na indústria nacional e demais setores da economia.

Após a leitura dos textos indicados para esta semana e reflexão desse pequeno excerto, elabore um texto reflexivo a partir das seguintes questões:

  1. Quais as principais concepções práticas que devem ser consideradas na gestão da escola da educação infantil.
  2. As Escolas de educação Infantil nos munícipios de pequeno porte garantem o acesso, permanência e qualidade no ensino para todas as crianças? Justifique   a sua resposta.

Texto reflexivo

Nas últimas décadas foram muitos os avanços obtidos sobre a educação infantil no Brasil, ate porque é uma área da educação básica que está em construção, muito pela sua tardia implantação no Brasil.

Uma questão importante a se levar em consideração é a influência da do enfoque da administração no espaço escolar. Muitas vezes a substituição dessa influência por um novo contexto ou enfoque, como o da gestão educacional não é tarefa fácil. A gestão democrática com a participação de vários atores sociais em várias dimensões nem sempre consegue substituir a simplista execução de planejamentos dada pela administração escolar clássica.

Vale ressaltar que é com o advento do capitalismo, das revoluções nas cidades e no conceito de trabalho é que a administração passa a fazer parte do espaço escolar. A padronização do trabalho, a especialização de algumas áreas, a frequente subdivisão e sequenciamento de processos, ultrapassam os muros das industrias e entram nas escolas.

A Globalização, o desenvolvimento tecnológico e o domínio da informação pelas empresas e governos, intensificam essa influência administrativa na escola, mas é também através da informação que a educação passa a ser essencial para formar indivíduos que compreendam a si mesmos e aos outros através do conhecimento do mundo.

Neste sentido, nenhuma ação isolada será suficiente para promover avanços consistentes e duradouros na educação construindo uma consciência crítica da realidade brasileira. É preciso que a educação infantil brasileira deve promover a gestão educacional seguindo os princípios relacionados:

  • Participação de todos os atores sociais envolvidos e não mais de um grupo pequeno que planeja, para um grande que executa;
  • Autonomia na gestão escolar e nos processos pedagógicos de forma a construir uma educação emancipatória
  • Transparência dos processos e das relações para que todos os atores envolvidos
  • Pluralismo para alcançar a inclusão desejada e uma educação não restritiva.

O que se nota é que nem sempre as Escolas de Educação Infantil garantem o acesso, permanência e qualidade no ensino para todas as crianças, o que no trabalho de Correa (2015) fica claro nos municípios de pequeno porte no interior paulista, já que, mesmo pertencendo a um dos Estados mais ricos do Brasil, no que diz respeito a investimentos, ainda há um longo caminho a seguir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com