TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Estagio Educação Infantil

Por:   •  26/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.777 Palavras (12 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 12

FORMAS E CORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ANACLÉIA JESUS DE OLIVEIRA

DANIELA SANTOS MOREIRA

Prof. Orientador GILMARIA DA COSTA

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

PEDAGOGIA( PED 1870 ) – Estágio

02/06/2019

 

 

RESUMO

 

O presente trabalho consiste em relatar as experiências vividas durante as atividades proposto pela disciplina Estágio Supervisionado em Educação Infantil. As atividades que posteriormente serão relatadas ocorreram na sala do Infantil 3A, durante o turno matutino, na CMEI Luzia Maria  da Silva Cardoso, localizado na Rua da Saudade, Povoado de Lages do Batata, no município de Jacobina - BA. A instituição possui no total de 112 alunos divididos nos turnos manha e tarde, na Educação Infantil nos Níveis 2, 3 e 4. O estágio foi dividido em duas etapas cruciais, o período de observação, onde observamos a estrutura física , equipe constituinte da escola. Em seguida, realizamos o período de intervenção, onde foi colocado em prática as teorias estudadas durante o curso com o Projeto Formas e Cores na Educação Infantil. Esse relatório teve como objetivos, observar, analisar e descrever as práticas em sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo o corpo discente e supervisores.

Palavras-chave: Educação infantil.Formas.Cores.

 

1 INTRODUÇÃO

                   No pesente trabalho focamos a importancia das formas geometricas e as cores na educação infantil. Quando a criança começa a ter sua autonomia e explorar cada parte do ambiente em que vive, ela vai descobrindo os elementos que fazem parte de seu cotidiano e assim vai adquirindo conhecimento quanto às cores, formas, texturas entre outros. Porém as cores são tão diversificadas que pode chegar confundi-las. Com o intuito de ajudá-la a expandir esse conhecimento e também ampliá-lo, vamos elaborar brincadeiras para que assim possam compreender e conhecer cada cor, iniciando pelas primárias, depois as secundárias.  Fazer a exploração e identificação de propriedades geométricas de  objetos e figuras como formas e tipos de contornos faces planas, lados retos por isso a importância das cores e formas geométricas já na Educação Infantil, fazendo parte do currículo escolar dentro do conteúdo de matemática. Este conteúdo faz parte do nosso dia-a-dia por isso é tão importante ensinarmos aos nossos pequenos.

                     Inicialmente iremos trabalhar cores e formas,e quando trabalhamos na educação infantil estamos também ensinando a criança a classificar. O ato de aprendermos a classificar a partir das cores faz com que a criança perceba no mundo e na natureza os pequenos detalhes da beleza da vida. Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração,  o contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando identifica-las no seu meio social. No fazer musical, requer a concentração e o envolvimento com as atividades, isso deve estar presente durante todo o processo educativo, e no fazer artístico sempre explorar a expressão, a comunicação, assim propiciando o desenvolvimento de criação pessoal de cada criança. A linguagem oral e escrita está presente em todas as instituições de educação infantil, assim expressam sentimentos e ideias, são questões de ordem conceitual, processo de construção do conhecimento por meio da prática como o uso da linguagem para transforma-la em escrita, fazer com que as crianças tenham a compreensão da relação entre os fenômenos naturais e a vida humana. Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las. A cor também é importante para que possamos expressar nossas idéias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho, gravura, teatro). É um elemento que tem significados diferentes para diferentes culturas e sua análise possibilita conhecer mais sobre suas possibilidades.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

 O pensamento geométrico vem para compreender as relações e representações de espaço que as crianças desenvolvem, desde muito pequenas, iniciando pela exploração sensorial dos objetos, das ações e deslocamentos que realizam no meio ambiente. A partir da exploração do seu redor e por meio da percepção descobrem profundidades, analisam objetos, formas, dimensões, organizam mentalmente seus deslocamentos podendo representa-los por meio de desenhos. Com a contribuição do adulto, as interações entre a criança, jogos e as brincadeiras podem  proporcionar a exploração espacial em três perspectivas: as relações espaciais contidas nos objetos, as relações espaciais entre os objetos e as relações espaciais nos deslocamentos.  As relações espaciais de deslocamentos podem ser  trabalhadas a partir da observação dos pontos de referências que as crianças adotam, a sua noção de distância, de tempo.

Com isso vimos que é preciso compreender o homem não só em  seu crescimento, mas também em seu desenvolvimento mental, social, motor, físico e emocional, ou seja, o biológico deve sempre interagir  com o social e o psicológico. Muitos autores enfatizam a importância do estímulo, de brincar do manusear  os objetos em todo processo de ensino aprendizagem da criança e das suas capacidades que consiste na observação e manuseio direto ou indireto das coisas, para o registro na mente da criança. Os indivíduos desenvolvem-se intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que o cerca, então a inteligência humana pode ser exercitada buscando um aperfeiçoamento de potencialidades.

 Segundo Jean Piaget, desde o nascimento a criança resolve os seus problemas através da percepção e dos movimentos, percebe o ambiente e age  sobre o mesmo, na sua teoria o desenvolvimento infantil que é uma interação entre sujeito, o meio e o objeto do conhecimento é resultado das experiências estimuladas através da percepção que é a fase inicial do desenvolvimento, ou a fase sensório-motora que a partir desse primeiro contato, os outros estágios da construção do conhecimento são estruturados sempre com o auxílio do meio externo, como  a família a escola e o meio social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com