TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio 6 Semestre

Trabalho Escolar: Portfólio 6 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.185 Palavras (9 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 9

2.1 QUESTÕES DA DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS

O consumidor empresarial Sérgio Dal Sasso, em seu artigo afirmou que uma escolha, por parte de interessado, deve reunir aptidão, conhecimento, gosto pela atividade e recursos para o investimento. Nesse sentido, podemos afirmar que parasse estabelecer o franqueado deve possuir competências essenciais para que a franquia obtenha sucesso. De acordo com a disciplina de Gestão de Pessoas II explique:

2.1.1 O que é competência?

Um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar,

Integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo. (FLEURY, 2004)

Competência é o conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam com o desempenho no trabalho (FLEURY; FLEURY, 2001 ,p 16)

É importante notar que a definição individual vai além dos conhecimentos teóricos; ela propõe também o saber-fazer proveniente de experiências anteriores. Tem relação direta com a atitude e o comportamento de uma pessoa, como a flexibilidade, a autonomia, a responsabilidade, a capacidade de comunicação e relacionamento e a polivalência.

O conceito de competência individual dentro do modelo de gestão de pessoas relaciona-se intimamente com as tarefas desempenhas pelo indivíduo e sugere a capacidade da pessoa assumir iniciativas, ir além das atividades prescritas, ser capaz de compreender e dominar novas situações no trabalho, ser responsável e ser reconhecido por isso.

A competência organizacional é um conjunto de suas competências básicas e essenciais. Alguns autores a nomeiam como core competentes.

2.1.2 Como é formada a competência organizacional?

A competência organizacional é formada pela competência básica e a essenciais. A básica é formada por todas as capacidades necessárias a existência da organização, mas que não são suficientes para manter sua posição competitiva no mercado. E as competências essências são um grupo de habilidades que permitem as empresas entregar um beneficio fundamental aos seus clientes: a capacidade de combinar , misturar e integrar um beneficio que a diferencie e garanta uma vantagem competitiva sustentável perante as demais organizações.

2.1.3 Quais são as competências essenciais que um profissional deve possuir?

• Saber agir;

• Saber mobilizar;

• Saber comunicar;

• Saber aprender;

• Saber comprometer‐se;

• Saber assumir

• Responsabilidades;

• Ter visão estratégica.

2.1.4 Cite e explique cinco competências genéricas para a área gerencial?

1- Comunicação verbal e escrita: capacidade de interagir com as pessoas ao ouvir, processar, escrever e compreender a mensagem como também de argumentar com clareza e coerências promovendo o feedback;

2- Planejamento e organização: capacidade de planejamento e organização do trabalho priorizando metas tangíveis de acordo com critérios de desempenho;

3- Formação de equipes: capacidade de desenvolver ações de forma cooperada;

4- Iniciativa: capacidade de demonstrar energia, interesse e disponibilidade para o trabalho;

5- Criatividade: capacidade de conceber e adotar soluções inovadoras a diversas situações.

2.2 QUESTÕES DA DISCIPLINA: MERCADO DE CAPITAIS

2.2.1 Há interferência na abertura de uma franquia do mercado financeiro? Se sim, como ela ocorre?

O mercado de franquias cresce a taxas muito maiores do que as do PIB há diversos anos, seja em faturamento, em número de unidades ou em número de redes franqueadoras. A taxa de sucesso das operações franqueadas (muito maiores do que as operações não franquia), a consolidação das marcas e o excelente trabalho da Associação Brasileira de Franchising (ABF) têm contribuído para esse cenário.

2.2.2 Conhecendo o mercado bancário, quais ações como franqueado seriam adequadas para captar recursos financeiros para franquia e para investimento do lucro da organização?

Através de um banco agenciador, o franqueado deve buscar o financiamento para abrir a franquia, com recurso do BNDS, disponível para esta modalidade com juros bem mais baixos do que os disponíveis nas intuições bancárias privadas e com um prazo de amortização à longo prazo. O investimento do lucro na administração deve ser feito na medida em que a empresa já obtenha os recursos necessários para o pagamento das amortizações do financiamento, e este sobra deve ser aplicada na negociação com o franqueador, passando a fazer as compras com pagamento antecipado, tendo o benefício do desconto de 5%, e automaticamente aumentando sua margem de lucro no negócio.

2.3 QUESTÕES DA DISCIPLINA: ESTRATÉGIA DE MARKETING

2.3.1 Qual o significado da sigla CIM (Comunicação integrada de marketing)? Quais as principais características da “CIM’’ ? Qual a importância da CIM para as empresas?

A comunicação integrada de marketing é uma das quatro áreas integrantes do composto de marketing, os quatros “P” (promoção, praça, preço e propaganda). Engloba o conjunto de ações de comunicação e promoção que têm por objetivos:

• Fixar o produto na mente do consumidor;

• Criar uma mensagem única, consistente e compreensível sobre o produto;

• Construir uma imagem da marca diferenciada e sustentável na mente do consumidor;

• Oferecer informações e incentivos para o consumidor adquirir o produto ou serviço da empresa.

Ou seja, quando todos os departamentos da empresa trabalham em conjunto para atender aos interesses dos consumidores

O marketing integrado utiliza as atividades diferentes para comunicar e integrar valor e à coordenação desses efeitos em conjunto seja maximizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com