TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Individual

Ensaios: Portfólio Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL

ARCOVERDE - PE

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL

Produção Textual Interdisciplinar individual elaborada para obtenção de nota do período Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem,Homem,CulturaSociedade,Comportamento Organizacional, do curso Bacharelado em Administração da UNOPAR, sob orientação dos professores: Fabiano Galão, Ivan Campos, Elisa Nantes,WilsonSanches, Mônica Silva.

ARCOVERDE – PE

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------- 04

DESENVOLVIMENTO------------------------------------------------------------05

CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------- 08

REFERÊNCIAS---------------------------------------------------------------------09

INTRODUÇÃO

Tempo de tecnologias, globalização, novas relações no trabalho e mudanças nas organizações, vive-se na contemporaneidade e tudo é diferente, novo e como as organizações existem para servir a sociedade e se faz necessário que os interessados no mundo do trabalho, procurem atender a exigência do mercado.

A contemporaneidade é descrita como um tempo de rompimentos, de muitas mudanças e este é um processo que tem acontecido de maneira intensa.

Esta pesquisa traz informações sobre as novas formas de trabalho presentes no mundo contemporâneo, bem como a diferenças entre organizações burocráticas e organizações flexíveis com novos modelos de gestão.

Abordam-se ainda as grandes empresas como a gigante IBM que adota uma tendência de maior flexibilidade e tem sido exemplo de sucesso, assim como as empresas Google e Face book que conseguem extrair resultados de seus colaboradores , porque sabem utilizar as novas vantagens de uma gestão diferente e nova.

DESENVOLVIMENTO

Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação ás necessidades do mercado. Face book e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores, diferenciando-se das empresas burocráticas que são fechadas e continuam aplicando regras, uns mandam e outros obedecem, enfim não têm uma forma de trabalho moderna.

É necessário que na área de trabalho aconteçam as inovações pois, segundo Fontenelle ( 2008), todas as grandes empresas que atualmente permanece no mercado e garantem seu sucesso, começaram com gestões tradicionais e de acordo com a necessidade do mercado foi mudando e aperfeiçoando seus equipamentos , sua estrutura interna e investindo em trabalhadores temporários, que tem sido afebre do mercado e suscitado discussão entre os estudiosos da área.

De acordo com Borges (1999), Na época de sua da IBM seus principais produtos eram a máquina de calcular e de escrever. Com o tempo, a IBM se transformou numa das pioneiras do setor eletrônico, produzindo grandes computadores denominados “mainframes”, alcançando grande participação de mercado.

Nem sempre a empresa se manteve com tanto sucesso, pois as mudanças sociais vão acontecendo e é preciso que as empresas estejam aptas a atender as necessidades do mercado e do meio social onde se insere, mas para isso acontecer é preciso investir, mudar e se conscientizar que tem que arriscar sempre.

Muitas são as novidades sociais na área do trabalho, dentre elas a chegada dos freelancers, que são profissionais que atuam em diversas atividades como jornalista, publicitário, desenhista, ilustrador, fotógrafo, programador, analista de sistemas, engenheiro, vendedor, e assistentes administrativos.

As empresas têm utilizado os trabalhos desses profissionais porque percebem as vantagens que isso pode trazer, já que o freelancer custa menos que um trabalhador fixo, não é preciso arcar com prejuízos causados no trabalho e muitos dos direitos trabalhistas não são aplicadas a esses profissionais.

Entretanto para o trabalhador temporário algumas vantagens como poder escolher para quem quer trabalhar , cobrar o que acredita ser justo e poder trabalhar em casa, significa avanços na área de trabalho, mas perder direitos como licença maternidade, auxilio doença, não ser protegido pelas leis trabalhistas e nunca ter férias por exemplo são pontos negativos da profissão.

As novas formas de trabalho trouxeram vantagens para o trabalhador, mas também trouxe muitas coisas negativas, porque com a modernidade muitas máquinas substituíram o homem, alguns direitos foram abolidos, as empresas se qualificam e por isso os profissionais de todas as áreas precisam de qualificação.

Importantes transformações podem ser percebidas nas diversas esferas da vida humana associada, dentre as quais se destacam: as revoluções Tecnológicas, a mundialização do capital – que tem no termo globalização seu corolário mais utilizado -, a elevação da competitividade entre os agentes econômicos com correspondente proeminência de uma sociedade do consumo, novas formas de relações entre as pessoas que parecem derivar para um processo de transmutação da identidade, além de variadas maneiras inovadoras de relações organizacionais e institucionais.

BAUMAN (2001).

Diante De todas essas mudanças o trabalhador temporário, acaba sendo prejudicado, adquirindo males que já são corriqueiros na área social, como a depressão que é o mal do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com