TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio 3º Semestre

Dissertações: Portifolio 3º Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2013  •  2.440 Palavras (10 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO ................................................................................................4

CONCLUSÃO............................................................................................................10

BIBLIOGRAFIA ........................................................................................................11

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é estudar como a Estatística pode ajudar as empresas a preverem seus cenários de planejamento, quais as áreas que abrangem esta disciplina e de que forma ela pode auxiliar no processo de tomada de decisões dentro de uma organização empresarial.

Outro tópico a ser estudado é como as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento do individuo no contexto laboral, os aspectos culturais que influenciam o comportamento humano, como o fator de produção trabalho é representado pelo capital humano das organizações e a importância da qualificação do trabalhador para promover o crescimento econômico.

DESENVOLVIMENTO

1. A estatistica por meio da análise de probalidades pode ajudar as empresas a preverem cenarios em seus planejamentos?

Sim, pois além de ser uma área fundamental da Matemática com aplicação em muitas outras disciplinas ela também é útil em análise de processos em produção industrial, analise de dados referentes a uma determinada população e as suas características, governo e organizações utilizam como instrumentos concretos que podem ajudar aos gestores na tomada de decisão perante uma determinada situação. Por exemplo, com base na Probabilidade e Estatística, pode-se analisar a taxa de expanção de doenças, as alterações da densidade populacional, a previsão meteorológica, etc., os agentes governamentais e das organizações, usam como base a teoria de chances, por exemplo, pode-se predizer a quantidade de crianças de sexo masculino e de sexo feminino nascidas dentro de um determinado período e também projetar a quantidade de chuva que uma determinada região pode esperar, com base em alguns dados históricos sobre as regularidades/padrões de chuva dessa região, também pode ser usada na determinação de qualidade (alta, média e baixa) de produtos industriais, por exemplo, para prever o número de peças defeituosas num processo de produção industrial.

2. O uso da estatistica seria restrito aos profissionais da área de matemática e estatistica? Justifique sua resposta.

Não. Entendendo o conceito de Estatística que é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados, preocupando-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes onde estes dados foram retirados, para melhor compreender as situações.

Através da estatistica pode-se explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais, quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.

A estatística inclue, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações, com o objetivo de produzir a melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, para tomada de decisões

A abrangência da estatística aumentou no começo do século XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral. Hoje, a estatística é largamente aplicada nas ciências naturais e sociais, inclusive na administração pública e privada.

3. De que forma a Estatistica pode auxiliar no processo de tomada de decisão dos gestores dentro de uma organização empresarial?

Ela é a ferramenta chave e mais segura para tomada de decisões: nos negócios e na industrialização como um todo. É utilizada a fim de entender sistemas variáveis, controle de processos, custos financeiros (contábil) e de qualidade e para sumarização de dados e também tomada de decisão baseada em dados.

A estatística baseia-se na medição do erro que existe entre a estimativa de quanto uma amostra representa adequadamente a população da qual foi extraída. Assim o conhecimento de teoria de conjuntos, análise combinatória e cálculo são indispensáveis para compreender como o erro se comporta e a magnitude do mesmo. É o erro (erro amostral) que define a qualidade da observação e do delineamento experimental.

4. Porque as organizações devem valorizar e se preocupar com o comportamento dos indivíduos no contexto laboral?

O mundo atual passa por constante transformação, inovação e renovação em todos os aspectos da vida, essas transformações podem causar tensões e frustrações que resultam na desmotivação e consequentemente, na redução da eficácia das organizações.

Contudo, são desenvolvidos métodos, técnicas e processos destinados a mudar as organizações e tornar as pessoas que nela trabalham mais flexíveis e adaptáveis à rapidez das mudanças tecnológicas e sociais.

Sendo assim, é preciso haver uma reciclagem nas políticas organizacionais, através de incentivos para o desempenho dos operários, com isso a organização aumenta a produtividade e a satisfação dos membros da empresa. A necessidade da compreensão das organizações sobre as condições de trabalho oferecidas aos funcionários é fundamental para que a empresa alcance seus objetivos sem deixar de se preocupar com as necessidades pessoais de cada funcionário.

O ser humano tem objetivos comuns e pessoais que devem ser respeitados e, principalmente dentro de uma organização, é importante valorizá-los para estimular o crescimento do indivíduo, o qual consequentemente contribuirá voluntariamente para o sucesso da organização.

Para White, citado por Gellerman (1976), muitos administradores acreditam que a motivação é sinônima de dinheiro que estimula a produção e garante a lealdade dos funcionários. A remuneração produz grande efeito nas ideias e no comportamento do pessoal, mas isso não é tudo como pensa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com