TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Semestre 2

Pesquisas Acadêmicas: Portifolio Semestre 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

NATHÁLIA GUIMARÃES GOMES RANGEL

Diagnóstico Organizacional

Campos dos Goytacazes - RJ

2012

NATHÁLIA GUIMARÃES GOMES RANGEL

Diagnóstico Organizacional

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Psicologia Organizacional e do trabalho, Clima e Cultura Organizacional, Ética e Responsabilidade Social e Gestão de Pessoas.

Orientadores: Professores: Rinaldo Lima, Jossan Batistute, Cláudia Cardoso M. Napoli, Regina Malassise.

Campos dos Goytacazes - RJ

2012

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 4

2 - DESENVOLVIMENTO 5

3 - CONCLUSÃO 9

4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

1- INTRODUÇÃO

O diagnostico organizacional é uma atividade que os gestores ou

consultores de empresas executam visando descobrir quais os pontos fortes e fracos do modelo de gestão de uma organização.

Seu objetivo é que os resultados planejados para o sucesso da empresa sejam alcançados.

O diagnóstico ao mapear a competência da empresa também visa a potencializar as pessoas. Por isso deve ser feito um acordo com o que a empresa pretende, isto é, o “como fazer” depende do “para que fazer”, e do quanto e de que forma a empresa está realmente interessada em mudar. Quando se faz um diagnóstico é preciso saber realmente quais são os resultados desejados

A Arco Incorporadora LTDA é uma empresa na área de construção civil com cerca de 80 funcionários no Brasil diretamente e mais de 200 indiretamente. A empresa pertence ao grupo internacional Promobarna, que constrói grandes empreendimentos no país e fora dele. Nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, ela é responsável por inúmeras construções, e conta com a certificação ISO 9001/2000, que garante a qualidade de seus produtos. E é essa organização que será o enfoque do meu trabalho.

2- DESENVOLVIMENTO

Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças.

Na Arco Incorporadora existe a Descrição de Cargos para cada área. Através de um breve resumo, especificarei as atividades e funções que realizam.

Na hierarquia, o cargo mais alto fica por conta do Diretor executivo que possui a responsabilidade de executar as diretrizes propostas pelo Conselho de Administração, que por sua vez é composto por representantes dos acionistas da empresa. Após, vem o gerente que tem a função de gerenciar os colaboradores da empresa; ele além de planejar e organizar, também cria metas e avalia os resultados alcançados pelo pessoal que integra a sua equipe. Já o coordenador, coordena uma equipe de pessoas, distribui tarefas, auxilia na execução e supervisiona o trabalho de cada um individualmente. Abaixo desses cargos vem: o Engenheiro Civil, que planeja, executa e supervisiona atividades técnicas nas obras da empresa. O departamento jurídico que é composto por advogados que representam a Instituição em juízo ou fora dele, nas ações em que a Arco é a Autora, Ré, opcente ou interessada, acompanhando o andamento dos processos, prestando assistência jurídica, apresentando recursos em qualquer instância, comparecendo às audiências, julgamentos e outros atos que requeiram a presença do advogado, exercendo o procuratório judicial e extrajudicial na defesa dos direitos e interesses da empresa. O Gestor de recursos Humanos desenvolve e gerencia planos de carreira nas empresas, analisa estratégias institucionais, elabora planos táticos e operacionais de recrutamento, seleção, avaliação e treinamento de pessoal. O profissional de TI desempenha o papel de programador, suporte a usuário, manutenção de equipamentos, gerenciamento de sistemas de informação (banco de dados), administração de redes de computador, entre outros. O profissional de Marketing, responde pelo planejamento estratégico empresarial com o desenvolvimento de novos produtos ou serviços ou no desenvolvimento organizacional, preparando a empresa para um mercado cada vez mais competitivo. O marketing fica responsável pela comunicação da empresa. Na parte de Vendas, o profissional faz o planejamento estratégico pessoal, monta o plano de marketing, organiza a carteira de clientes e executa a venda do imóvel. O SRC (Serviço de Relacionamento com o cliente) oferece aos clientes o acesso à empresa, resolvendo problemas com devoluções, reclamações, é um elo entre a empresa e o cliente. Terminando com o financeiro, que ajusta as rotinas financeiras, analisa e aloca os recursos escassos, e administra as informações de um plano de contas, onde estão alocadas as contas a pagar e contas a receber. Administra o faturamento e, em alguns casos, emite notas de débitos, faz projeções de receita e despesas futuras para cobrir orçamentos e projetos.

Abaixo, segue o organograma da empresa:

A construtora Arco Incorporadora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com