TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Educação A Distancia

Trabalho Escolar: Portifolio Educação A Distancia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  2.495 Palavras (10 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

SAMYRA NICOLLE DE ALMEIDA-573860

PORTFÓLIO: EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Portfólio apresentado à UTA – Ciências e suas Tecnologias fase I. Tutor Local: Waldomira Jesus do Amaral Santos. Pólo de Apoio Presencial: Redenção

REDENÇÃO

2014

Sumário

INTRODUÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO 5

1.1 EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS 5

2. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 7

2.1 PRINCIPIOS EDUCACIONAIS, DEFINIÇÕES, HISTÓRIA E ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 7

3. SÍNTESE 9

3.1 As tecnologias, as mediações, a prática pedagógica e a avaliação. 10

CONSIDERAÇÕS FINAIS 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 13

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade orientar as futuras docentes sobre os fundamentos da Educação a Distancia relacionada à Ciência tecnologia, e a educação, nos fornece também varias questões da pratica pedagógica, da aprendizagem e avaliação. Podemos ver através deste relatório, as tecnologias e mecanismo pedagógicos que podem ser utilizados na aprendizagem. O objetivo ao todo foi que posamos entender algumas das articulações da ciência e da tecnologia com a educação, podendo então ampliar mais nossos conhecimentos sobre as tecnologias e informações que são aplicadas a educação escolar, e seus usos.

Podemos ver e aprender quais os princípios educacionais e apresentar diferenças entre a educação a distância e a educação presencial, identificando suas especificidades. O trabalho nos estimulou a pesquisar e a identificar os diferentes materiais, tempo, espaço e ideias da educação a distancia. Entendemos que o profissional competente deve não apenas saber manipular as ferramentas tecnológicas, incluir sempre em suas ações didáticas botadas em pratica em sala, portanto um novo aprender, uma nova reconstrução na formação do professor, que se depara com uma gama imensurável de informações.

Vemos um pequeno parecer sobre a historia da tecnologia na educação no Brasil, uma trilha que mostra o caminho da tecnologia dos programas do governo, por exemplo, entretanto, vemos que a escola, ainda se encontra cheia de paradigmas, desconhecendo o tecnológico do mundo contemporâneo, devemos estar atentos às novas formas de aprender, proporcionadas pelas novas tecnologias da informação, e criar novas formas de ensinar.

DESENVOLVIMENTO

1.1 EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS

O ser humano ao longo do seu desenvolvimento, produz conhecimento e o sistematiza, modificando e alterando aquilo que é necessário á sua sobrevivência. O conhecimento humano nas suas diferentes formas senso comum cientifica, filosófico, estético etc. Esta entrelaçada numa rede de concepções de mundo e de vida, o ser humano usa o conhecimento do senso comum e a ciência para compreender o mundo, para viver melhor, mas insatisfeito com os argumentos que senso o senso comum cria para explicar os fenômenos da natureza, num caminho evolutivo, a ciência é a modalidade do saber constituída por um conjunto de aquisições intelectuais, que tem por finalidade propor uma explicação racional e objetiva da realidade.

Na totalidade das formas de existência do ser humano os grupos sociais criam, de geração em geração, formas de continuidade de transmissão de conhecimento, valores, regras, normas, procedimentos, com o intuito de garantir o convívio entre os homens e difundir a cultura de cada sociedade, o que ocorre por meio da educação. Quando nos referimos aeducação, queremos expressar nosso entendimento de que ninguém escapa dela, ela esta sempre ligada a vida cotidiana, na rua, na igreja ou na escola, no ato de aprender, de ensinar, de aprender e ensinar, de saber de fazer ou de conviver, todos os dias misturamos vida e educação.Assumimos,então,educação e tecnologias como ferramentas que podem proporcionar ao sujeito a construção de conhecimento,preperando-o que tenha condições de criar artefatos tecnológicos, é importante que a educação também envolva a democratização do acesso ao conhecimento, a produção e a interpretação das tecnologia.

Temos observado que a inovação na educação escolar, que trata das novas tecnologias educacionais tem causados progressivamente uma serie de confusões.

O professor na condição de ser humano, ereconstrutor de si mesmo e da sua historia. Essa construção ocorre pelas ações, num processo interativo permeado pelas condições e pelas circunstancias que o envolvem, portanto o docente é criador e criatura ao mesmo tempo: Sofre as influencias do meio que vive e através delas deve-se autoconstruir-se. Se o compromisso do professor competente é realmente com o ser humano concreto, com a causa de sua humanização, de sua libertação o profissional docente não deve prescindir d ciência e nem da tecnologia, com as quais deve instrumentalizar-se para melhor lutar por sua causa. Para firmar esses compromissos, o professor tem de ser incluído digitalmente, e como afirma Brito (2006ª) essa inclusão digital tem de acontecer numa perspectiva da participação ativa, da produção de cultura e conhecimento, o que implica vontade e ação politica e um amplo programa de formação continuada dos professores.

Quando se fala em tecnologia educacional, temos percebido que ha uma tendência dos profissionais da educação, de diversos níveis, a pensar apenas na ferramenta computador, da qual admitem abertamente sentir medo. Entretanto, no momento em que se desenvolve uma atividade na qual esse profissional se depara com o manuseio de outro recurso tecnológico, como por exemplo, o retroprojetor, existe ainda um medo maior.

Ainda o assunto informática na educação, àsvezes, e tratado em seminário, ou cursos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com