TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Em Grupo - Conhecendo A Empresa

Trabalho Escolar: Portifolio Em Grupo - Conhecendo A Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  2.100 Palavras (9 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Microeconomia e Macroeconomia 4

2.2 Métodos Quantitativos.......................................................................................6

2.3 Ética Política e Sociedade..................................................................................7

4 CONCLUSÃO..........................................................................................................9

REFERÊNCIA............................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar o funcionamento da empresa Farmácia Moderna. Vamos compreender melhor as formas de organização empresarial, onde estão envolvidos os seguintes assuntos: A Microeconomia que aborda suas ações econômicas dentro da empresa elevando suas atividades produtivas, onde seu foco é o estudo da oferta, demanda, equilíbrio de mercado, estruturas de mercado, teoria da firma e teoria do consumidor, levando em conta a Macroeconomia que se ocupa de estudar o funcionamento do sistema econômico que o Governo Federal dispõe para controlar o nível das atividades econômicas dentro da economia do país.

Relataremos também sobre Métodos Quantitativos que são aplicados na organização da empresa para que possa tomar decisões de como proceder em determinadas situações que o mercado impõe e as empresas precisam está atentas paras as mudanças que ocorrem frequentemente no mercado. É preciso fazer pesquisa na região para se ter uma ideia das necessidades dos clientes, das suas buscas pelos produtos oferecidos pela empresa.

Dando continuidade com Ética, Política e Sociedade, mostraremos alguns valores para entendermos o funcionamento e a organização dentro da empresa, onde os valores éticos são aplicados para a melhor satisfação tanto social como empresarial.

2 DESENVOLVIMENTO

Apresentaremos neste contexto os pontos fundamentais de uma organização. Como proceder em determinadas situações para poder resolver problemas e achar soluções para melhorar a relação entre funcionários e comunidade numa sociedade. Sabemos que hoje existe uma enorme desigualdade social onde temos pessoas cada vez mais ricas e outras cada vez mais pobres e isso aparentemente parece ser normal diante dos poderes públicos.

Temos consumidores de diversos gostos e é preciso atender toda essa demanda onde a empresa precisa conhecer o perfil de seu cliente para a parti dai fazer um diagnóstico para saber quais serviços e produtos oferecer. Através da pesquisa fica mais fácil que tipo de consumidor atingir em determinada região, respeitando claro, seus valores e costumes alem da renda de cada indivíduo que é muito importante para a economia do país.

2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

A Macroeconomia apresenta uma visão simplificada da realidade para, assim, explicar a conduta dos agentes e a evolução das variáveis. Com esse objetivo, são elaborados modelos que pretendem ilustrar o funcionamento da economia em seu conjunto, o que exigem a introdução de certos pressupostos simplificadores. Assim, enquanto a Microeconomia estuda produção e os preços em mercados específicos como o automobilístico ou o petrolífero, na macroeconomia os distintos bens e mercados são agregados até serem reduzidos a um só bem genérico, que representa o conjunto de todos os bens e serviços produzidos e comercializados em uma economia. (ARBEX, 2010, p. 159 e 160).

Em contato com a direção da empresa, observamos que a gestão está preocupada em inovar e implementar mudanças, assim sendo, o proprietário afirmou que a Farmácia Moderna sempre está indo em busca de novos mercados para poder satisfazer o seu cliente, sabemos que o mercado é muito competitivo e é preciso conhecê-lo para assim poder lidar com situações onde é necessário tomar decisões.

Como o principal foco é medicamentos há uma grande preocupação em relação a mudanças que ocorrem freqüentemente neste setor, alem dela também trabalhamos com cosméticos e perfumaria, que são as áreas que mais cresce principalmente nos dias atuais, onde as pessoas estão preocupadas com o seu bem estar físico e querem cada vez mais cuidar da sua beleza, tanto homens como mulheres.

A farmácia trabalha com clientes de rendas diferenciadas e diversas faixas etárias, desde jovens a idosos, sendo que o maior fluxo é dos idosos, trabalhamos com pessoas de diferentes níveis sendo elas analfabetas a pessoas de nível superior. Os clientes sempre têm suas preferências, onde uns optam por medicamentos genéricos como das marcas: Medley, EMS e Eurofarma. Já outros preferem comprar os éticos (medicamentos referenciais). Na parte de perfumaria temos as marcas: Phytoderm; Johnson & Johnson e Muriel, onde Johnson & Johnson é o mais procurado pelos clientes por questão de serem produtos com nome no mercado, o que faz toda a diferença na hora da venda, se tem uma boa indicação o cliente acaba levando. Nos cosméticos são mais vendidas as marcas: Shampoo: Niely Gold, Seda, Elseve, Pantene, Tresemmé. Esmalte: Risqué. Tinturas em creme: L’oreal Paris (casting creme gloss). Desodorante anti-transpirante: Dove, Rexona, Nivea e Axe. Absorvente: Sempre Livre, Intimus, Sym e Carefree.

Quando ocorre aumento dos preços na parte de medicamentos, em alguns casos não pode ser substituídos sem a orientação médica, sendo assim, na maioria das vezes existe no mercado farmacêutico uma grande opção de medicamentos genéricos que tem a mesma qualidade dos medicamentos referenciais. Já em perfumaria e cosméticos, os clientes procuram produtos que tenham o mesmo efeito com preços mais acessíveis.

Temos clientes que gastam em média R$ 300,00 mensal, sabendo que há momentos aonde se gasta mais, principalmente na área de medicamentos por questões de saúde, chegando até a R$ 600,00, dependendo da situação pode até gastar mais. As formas de pagamentos mais utilizadas são: cartões de credito, à vista, crediário e cartão fidelidade, com prazos de até 60 dias para pagamento.

[...] Dado um nível de renda, o consumidor procurará distribuir seus gastos entre os diversos bens e serviços existentes visando alcançar a melhor satisfação possível. Com regra geral, tem-se que a demanda de um bem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com