TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Grupo 2 Sememstre Adm

Trabalho Universitário: Portifólio Grupo 2 Sememstre Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Serrinha

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:

Professores:

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................................2

DESENVOLVIMENTO.....................................................................................................3

CONCLUSÃO..................................................................................................................6

REFERÊNCIAS.................................................................................................................7

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa apresentar uma pesquisa de campo baseada na empresa “ O Boticário”, abordando diversos conteúdos referentes as disciplinas estudadas no semestre, evidenciando assuntos relacionados ao cotidiano de um gestor empresarial, tais evidencias estão ligadas à estatística e estrutura organizacional.

Trabalho este, bastante importante para que possamos compreender o comportamento organizacional da empresa, desafios, modelo de gestão, economia, sua função política, ética e social.

As questões aqui apresentadas trazem a importância das informações contidas nos dados estatísticos e suas aplicações no dia-a-dia das organizações.

DESENVOLVIMENTO

O Boticário começou sua história em 1977, como uma pequena farmácia de manipulação que de início se chamava “Botica” situada no centro de Curitiba PR. Hoje é uma das grandes empresas de cosméticos do Brasil e a maior rede de franquias do setor em todo mundo. Atua em 1.750 cidades no Brasil e em oito países no exterior, possui 6 mil funcionários e utiliza um programa de qualificação “rígido” na formação de seus profissionais, buscando a eficiência.

Entre empresa diretos e indiretos, O Boticário gera em torno de 14 mil vagas para funcionários, só a fábrica localizada em São José dos Pinhais na grande Curitiba tem cerca de 1,2 mil funcionários. Atualmente a linha de produtos O Boticário conta com aproximadamente 600 itens divididos em: cuidados para o corpo, faciais, protetores solar, maquiagens, perfumes, desodorantes, sabonetes e shampoo, oferecendo produtos relacionados a beleza e bem estar.

A franquia localizada na cidade de Serrinha, atende pessoas de 1 à mais de 6 salários mínimos, sendo uma empresa unissex e o grau de escolaridade de seus clientes vai do ginasial ao superior.

O relacionamento da Boticário com os clientes tem aumentado bastante, onde tentam estabelecer um vínculo emocional entre ambos.

Seus consumidores apresentam preferência com alguns produtos específicos e de marcas: perfumes como Malbec, Floratta, Egeo, maquiagem Make B. e Intense, e produtos corporais Cuide-se Bem, quando tais produtos aumentam de preço, mesmo insatisfeitos, os clientes compram e quando um produto predileto não é encontrado, eles aguardam o estoque.

Cada cliente gasta em média R$ 200,00 tendo como preferências de pagamento a vista e cartão de crédito.

Para recompensar os consumidores a empresa criou o Programa Fidelidade, onde a cada pontos acumulados, os clientes podem escolher entre o desconto de até 20% ou ganhar um brinde. Este Programa já conta com mais de 10,7 milhões de consumidores.

A franquia em relação ao regularmento de preços, acata as decisões da empresa central, não define seus preços separadamente.

A inflação interfere nos preços da empresa, desde a matéria prima até o ato da venda. Os pontos considerados importantes no aumento dos preços são os custos fixos como: aluguel, telefone, água, luz, transporte de carga, pagamentos de funcionários e matéria-prima.

A empresa paga seus fornecedores através de duplicatas, na hora da compra com o fornecedor a empresa não faz comparativos de preços, pois possue apenas um fornecedor.

Assim como qualquer outra empresa, O Boticário possui concorrência, como revendedores da Natura, Avon, Jequiti, Vult e Água de Cheiro concorrentes locais. As estratégias de vendas mais utilizadas pelos concorrentes são publicidades, divulgações, através de revistas, mídia, propagandas e preços acessíveis, pretendendo vender seus produtos e buscando maior reconhecimento.

O Boticário é uma empresa que tem seu capital 100% constituido pelos recursos próprios.

As ferramentas estatísticas mais utilizadas pelo administrador na análise de dados de O Boticário nas atividades diárias são as de medidas descritivas em dados amostrais, análise de oportunidade, de concorrentes e consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com