TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio Unopar ADS 2º Semestre

Pesquisas Acadêmicas: Portifolio Unopar ADS 2º Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 SCRUM 5

3.1 Histórico 5

3.2 Vantagens e Desvantagens do SCRUM 6

3.3 Modelo de SCRUM 6

3.4 Atribuindo Responsabilidades (Roles) 7

3.4.1 Líder da Equipe (SCRUM Master) 7

3.4.2 Equipe de desenvolvimento (SCRUM Team) 7

3.4.3 Proprietário do Produto (Product Owner) 7

3.5 Definindo Etapas(Cerimonies) 7

3.5.1 Planejamento do Sprint (Sprint Planning) 8

3.5.2 Reuniões Diárias (Daily Scrum) 8

3.5.3 Reunião de Revisão do Sprint (Sprint Review) 8

3.5.4 Dono do Software (Sprint Restrospective) 8

3.6 Artefatos SCRUM (Artifacts) 9

4.6.1 Líder da Equipe (Product Backlog) 9

4.6.2 Equipe (Sprint Backlog) 9

4.6.3 Dono do Software (Impediment Backlog) 9

4.6.4 Dono do Software (Burndown Chart) 9

3.7 Java um linguagem versátil 10

4 CONCLUSÃO 11

5 REFERÊNCIAS 12

2 INTRODUÇÃO

A Popularização dos computadores vem transformando a indústria de desenvolvimento de software na responsável por criar produtos cada vez mais relevantes e em alguns casos essenciais em nossa rotina diária. O software tem se tornado nosso aliado na automação de nossos negócios, na nossa segurança, no lazer e nas muitas áreas incorporadas ao estilo de vida moderno.

A indústria de desenvolvimento de software emprega hoje milhares de colaboradores pelo mundo. E na voraz competitividade no ambiente de desenvolvimento de software apenas os melhores asseguram seu espaço em uma área que demanda cada vez mais agilidade e também qualidade dos produtos finais. Hoje em dia, enfrentar problema no prazo de entrega, baixa qualidade, aumento de custos, entre outros; não são mais tolerados pelas empresas que exigem uma maior assertividade no gerenciamento dos processos de desenvolvimento. E quanto mais os computadores adentravam o mercado, maior ficava a complexidade e os tipos de software solicitados, essa demanda naturalmente evidenciou a necessidade de métodos e processos cada vez mais ágeis. Nesse contexto, visando aumentar a satisfação do cliente, este trabalho sugere o uso do método SRUM como um diferencial, uma alternativa viável e confiável, como forma de acelerar os prazos na produção de um software robusto e de altíssima qualidade necessária para adequar-se às muitas mudanças do contexto atual, mantendo, entretanto certa flexibilidade, proporcionando assim o ambiente favorável para o surgimento de técnicas administrativas assertivas que possam favorecer a competitividade da empresa e a satisfação de todos os envolvidos, permitindo um equilíbrio de forças e minimização dos riscos e impactos negativos durante a execução do processo.

3 OBJETIVO

Com base nos conhecimentos adquiridos nesse semestre propor uma metodologia de gerenciamento e desenvolvimento que se mantenha fiel aos custos e prazos estabelecidos, acompanhado e gerenciando qualquer imprevisto que venha a ocorrer, preservando não apenas os requisitos, mas também prazos e custos, evitando falhas e garantindo a qualidade final do produto.

4 SCRUM

Quando tratamos de metodologias de gestão de projetos de software a escolha entre métodos tradicionais ou ágeis se faz necessário, porém nem sempre é uma tarefa fácil visto que possuem os mesmos objetivos e metas, mas comtemplam diferentes valores e maneiras distintas de funcionamento. Além do fato que a escolha tem que estar sempre baseada á realidade e necessidade da organização. Os métodos ágeis estão em alta, sendo a escolha preferida entre os profissionais de Tecnologia da Informação cada vez mais focados em rapidez e flexibilidade, características bastante valorizadas no complexo e competitivo mercado de software. Empresas conceituadas como Abril digital, Borland, Globo.com, Gol, Locaweb, Microsoft, Petrobrás, UOL, Vivo dentre outras das mais diversas áreas de atuação já adotaram o SCRUM.

A. HISTÓRICO

A palavra SCRUM ao contrário do que muitos pensam não se trata de um acrônimo, porém devido aos primeiros artigos de Ken Schwaber, que capitalizava a palavra SCRUM no título, algumas empresas que implementam o processo soletram com letras maiúsculas. Na verdade o nome scrum deriva-se de uma jogada do jogo de Rugby quando os jogadores se organizam em círculos para planejar a próxima jogada e significa que a equipe avançará em campo. É uma forma de analogia em que tenta mostrar que o projeto visar um resultado futuro e manter uma visão de longo prazo deverá ser conduzido em pequenos ciclos como estratégia para o sucesso.

Foi desenvolvido por Ken Schwaber e Mike Beedle na década de 90. É um processo centrado na equipe e por possuir ciclos de interação curtos e constantes permite um maior controle e pode ser aplicado a qualquer produto ou para gerenciar atividades complexas.

B. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SCRUM

Como qualquer outra metodologia ou processo o SCRUM apresenta vantagens e desvantagens. Nada impede, porém que seja utilizado outro método em conjunto para preencher lacunas ou aumentar a produtividade, mas tento em mente que que o arranjo que vier a ser feito tem por objetivo a boa evolução do projeto e a entrega bem sucedida do produto final.

Dentre as vantagens do SCRUM vale a pena destacar: aumento de produtividade, re-engenharia continua permitindo flexibilidade de mudanças, rapidez, Curto intervalo de tempo entre as apresentações do trabalho produzido aproveitando para envolver o cliente no processo de desenvolvimento o que afeta diretamente na produtividade e diminuição de riscos.

Porém a falta da obrigatoriedade um escopo na documentação formal do software transmite uma sensação de informalidade que gera uma dependência na dedicação e maturidade de todos os participantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com