TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO INDIVIDUAL - 1º SEMESTRE - ADS - UNOPAR

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  1.286 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 OBJETIVO        

3 DESENVOLVIMENTO        8

3.1 PESQUISA DE FUNCIONALIDADES        9

3.2 PROJETO DE BANCO DE DADOS        

3.3 PROTÓTIPO        

4 CONCLUSÃO        

5 REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar dentro do contexto das disciplinas estudadas no 3º semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas qual projeto de Banco de Dados melhor atende a empresa Aluga Buggy, justificando a escolha e abordando suas vantagens.

Também será elaborado um comparativo de funcionalidades entre empresas do mesmo ramo, afim, de agregar melhoras no sistema da empresa.

                


2 OBJETIVO

O trabalho visa mostrar o porquê da escolha do tipo de projeto de banco de dados escolhido para a empresa adequando às novas funcionalidades com base na pesquisa comparativa de funcionalidades de outras empresas do mesmo ramo.


3 DESENVOLVIMENTO

Com o aporte de capital realizado pela empresa Merris & Veronice Investimentos LTDA e a expansão para cinco lojas e 150 buggys o desenvolvimento da Aluga Buggys é notável. Para isto será necessário uma melhora na sua logística no que tange o sistema atual da empresa, o qual, hoje trabalha de forma isolada.

Para isto será criado um sistema integrado com base na arquitetura Cliente/Servidor.


3.1 PESQUISAS DE FUNCIONALIDADES

1ª REFERÊNCIA LOCADORA DE VEÍCULOS

Empresa com lojas em seis cidades no Brasil, além do site com as páginas comuns como apresentação da empresa, opções de contato, possui um sistema web que permite que interessados em locar um veículo possa fazer a reserva de forma antecipada e on-line via site da empresa (www.referencia.com.br).

Em formulários distintos, em um primeiro momento, o cliente informa o local de retirada do veículo, a data, local de devolução e data de devolução, o tipo de veículo que o mesmo tem a intenção de locar, bem como a franquia escolhida, por km ou livre de quilometragem.

No segundo momento o cliente/usuário é orientado a fornecer os dados como nome, endereço, telefone para contato, e-mail e se em caso de retirada do veículo seja feita no aeroporto informar o número do voo e horário de chegada. E assim a reserva é feita e o cliente recebe uma confirmação da mesma via celular.

Enfim, prático, porém, em minha opinião deixa a desejar em comparação com outras no mercado, pois, o cadastro de cliente deveria ser único, a cada reserva o cliente/usuário é obrigado a informar seus dados novamente.

Outro ponto negativo é o pagamento que somente pode ser feito no local da retirada. A opção de pagamento online por cartão de crédito seria uma grande melhoria.

2ª EXPRESS RENT A CAR

Assim como a primeira empresa relacionada, além do site com as páginas comuns como apresentação da empresa, opções de contato, possui um sistema web que permite que interessados em locar um veículo possa fazer a reserva de forma antecipada e on-line via site da empresa (http://www.expresslocar.com.br). Porém, com um diferencial em relação à primeira que achei interessante: um texto informando o interessado as obrigações e deveres antes de prosseguir com a reserva/locação do veículo. Mas, como quase nada é perfeito, novamente a ausência de um cadastro de cliente, deixa a desejar.

3ª LOCALIZA

Em busca de uma empresa que fornecesse os requisitos que buscava, a LOCALIZA é a que mais se aproximou.

Site com informações aos clientes, descrição institucional, opções de contato, também possui a praticidade de reserva online (www.localiza.com.br). Não possui uma obrigatoriedade do cadastro de cliente, porém, existe a opção do cadastro para agilidade no atendimento, uma vez feito o mesmo, em uma outra futura locação não seria mais necessário a digitação dos dados do cliente novamente. O diferencial é a opção de pagamento on-line por cartão de crédito.

Comparando as três empresas pesquisadas, creio que o sistema perfeito e que poderia ser uma base para o novo sistema da Aluga Buggy, seria uma mescla das duas últimas, com algumas modificações, como o cadastro de cliente obrigatório para a locação e dados digitados aleatoriamente (sem necessidade de cadastro), apenas para uma cotação de reserva.


3.2 PROJETOS DE BANCO DE DADOS

Após, estudar e analisar o cenário disponível, tendo ciência do crescimento notório da empresa Aluga Buggy, optei por um projeto de banco de dados baseado na arquitetura Cliente/Servidor. Justifico a escolha pelos motivos abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (79.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com