TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio 2° Semestre

Ensaios: Portifólio 2° Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  2.186 Palavras (9 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ÁGUEDA RAIANE SILVA OLIVEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL - INDIVIDUAL

Pesqueira-Pe

2014

ÁGUEDA RAIANE SILVA OLIVEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL - INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade.

Orientador: Profª(s);Regina Lucia Sanches Malassise;

Marcelo Caldeira Viegas; Wilson Sanches.

Pesqueira-Pe

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................03

DESENVOLVIMENTO...............................................................................................04

CONCLUSÃO............................................................................................................07

REFERÊNCIAS..........................................................................................................08

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi feito com a finalidade de constatar de forma objetiva, alguns conceitos básicos para entender o que é Economia. A Economia é a Ciência que estuda o comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos. E propõe soluções para as dificuldades vigentes a sua época e no contexto que está inserida. Passamos a abordar as principais áreas do estudo dessa ciência que faz parte do nosso cotidiano. A Microeconomia e Macroeconomia. Métodos quantitativos aplicados na gestão empresarial com seus diversos graus de complexidades. Analisando também a ética como mecanismo dentro do sistema empresarial com seus diversos graus de complexidade. Analisando também a ética, como mecanismo dentro do sistema empresarial. Conceituar seus principais agentes como inflação, taxa de juros, taxa de câmbio e a variação de emprego e desemprego que fazem parte Da nossa vida diária.

Sabemos da importância da Macroeconomia no cenário econômico, as grandes decisões tomadas pelo Tesouro Nacional e o Banco Central tem influência direta na vida dos brasileiros, o controle da inflação, da taxa de juros e indiretamente da taxa de câmbio, são fatores que impactam no dia a dia da população. Mas é o equilíbrio entre a Microeconomia que torna a economia brasileira forte, atualmente é a sexta maior economia do mundo.

A Gestão Empresarial e seus métodos quantitativos estão presentes em todas grandes empresas, Medidas de Tendência Central,Técnicas de Amostragem Probabilísticas, Medidas de Dispersão, Números-Índices e a Deflação de Dados são ferramentas importantes para que o Gestor administre o crescimento da empresa, contribuindo para o fortalecimento da economia como um todo.

O capitalismo, que é o sistema econômico utilizado no Brasil, tem como base o consumo. O Governo, Empresários e os Consumidores precisam através da moral e da ética, adotar medidas que garantam a sustentabilidade para que o consumo não seja exagerado e coloque em risco o equilíbrio da economia.

O intuito deste trabalho é de forma simples, tentar abordar os temas propostos e com explicações fáceis, encontrar soluções que ajudem a manter o equilíbrio econômico aliado ao crescimento sustentável.

DESENVOLVIMENTO

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Varejo é um termo usado para designar os setores de comércio que vendem diretamente para os consumidores finais. As atividades do comércio varejista são importantes, pois geram uma grande quantidade de empregos no Brasil. Um mercado é constituído de compradores e vendedores. A palavra mercado pode tanto se referir a uma economia como um todo o mercado brasileiro ou mercado de São Paulo, por exemplo , ou a um produto ou um setor específico qualquer o mercado de trabalho, o mercado agrícola, o mercado de automóveis, de calçados ou de livros.Observa-se, de outra parte, que as relações entre compradores e vendedores seguem padrões diferentes, dependendo do tamanho desse mercado, do número de agentes econômicos (vendedores e compradores) que nele atuam e até mesmo do tipo de produto comercializado. Como resultado, a forma como os preços são determinados varia de acordo com as características de cada mercado. Essas características permitem diferenciar quatro estruturas básicas de mercado:

A Concorrência Perfeita:É o mercado que estabelece o preço do produto, eliminando toda e qualquer possível exploração do consumidor, fazendo com que os preços sejam “justos”, no sentido de que sejam iguais aos custos (incluindo nesses o chamado “lucro normal”). O produtor, por ser um “átomo” nesse mercado, recebe o preço como dado, não tendo qualquer poder de alterá-lo.

Monopólio: É um tipo de mercado oposto à concorrência perfeita. É o caso limite onde só existe um produtor ou fornecedor de um bem ou serviço. Nessa situação, o monopolista tem controle absoluto sobre o preço de seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com