TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio 3º Semestre ADM

Trabalho Universitário: Portifólio 3º Semestre ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 4

4 REFERÊNCIA...........................................................................................................5

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi elaborado para expor de forma simples o cenário atual das empresas em relação à competitividade no cenário atual.

Em nosso universo globalizado, ganha quem gera mais lucro com menos despesa.

Explicarei um pouco sobre análise de custos, modelos de gesta de custos e conceitos voltados para Contabilidade e Matemática Comercial e Financeira.

2 DESENVOLVIMENTO

Os custos de uma empresa resultam da combinação de diversos fatores, entre os quais: a capacitação tecnológica e produtiva relativa a processos, produtos e gestão; o nível de atualização da estrutura operacional e gerencial; e a qualificação da mão de obra.

De modo geral, reflete nos custos uma série de variáveis, tanto internas como externas.

Entre as variáveis internas estão o modo de operar, os comportamentos e as atitudes. Entre as variáveis externas incluem-se o nível de demanda e os preços dos insumos.

Quanto mais estruturada for a empresa, melhores serão os resultados obtidos por meio de um sistema de custos.

Uma vez que estruturar um sistema de custos é um assunto que mistura metas simples e um tratamento de dados complexo, é necessário definir seus objetivos.

Uma empresa apura seus custos com vistas:

Ao atendimento de exigências legais quanto à apuração de resultados de suas atividades e avaliação de estoques;

Ao conhecimento dos custos para a tomada de decisões corretas e o exercício de controles.

Para atender às exigências legais, a empresa precisa adequar seus métodos de apuração de custos aos princípios contábeis e estar em conformidade com as normas e as legislações vigentes. Já para a tomada de decisões, podem ser empregados quaisquer métodos de custeio capazes de fornecer informações que atendam às necessidades gerenciais da empresa.

Portanto, sim, o conhecimento dos custos de uma empresa pode contribuir para sua melhor gestão.

CONCEITO GECON:

GECON ou modelo Gestão Econômica é um modelo de mensuração de custos baseado em gestão por resultados econômicos. Também conhecido por Grid Economics and Business Models Works.1

Idealizado pelo Prof. Armando Catelli2 no final dos anos setenta vislumbrando a necessidade de adequação dos modelos da administração das organizações à realidade empresarial e também a ineficácia dos sistemas de contabilidade e de custos para o apoio do processo decisório.

Para implantação do Modelo de mensuração de custos GECON é necessário o uso de um aplicativo para controlar e mensurar os custos econômicos e financeiros da empresa. Basicamente a apuração do resultado econômico de cada setor da empresa é comparado com o resultado de outros setores onde a análise de custos x resultados são fundamentais para busca de uma constante eficiência x eficácia nos processos.

Sua estrutura básica pode ser descrita como:

• Medida da Eficácia da Empresa

• Processo de Geração do Lucro

• Responsabilidade pela Geração do Lucro

• Papel dos Gestores

• Informação para Gestão

• Aspectos Operacionais, Financeiros e Econômicos das atividades.

CONCEITO ABC:

Custeio baseado em atividades ou custeio ABC (Activity Based Costing) é um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos. Esta é uma metodologia desenvolvida pelos professores americanos Robert Kaplan e Robin Cooper em meados da década de 1980, na Universidade de Harvard. Fornece um método para o tratamento dos custos indiretos, através da análise das atividades, dos seus geradores de custos, e dos utilizadores.

Consiste na identificação, análise e alocação de custos aos processos de uma determinada empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com