TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Individual

Pesquisas Acadêmicas: Portifólio Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.905 Palavras (8 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

DANILA SAITH FERREIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Linhares

2013

DANILA SAITH FERREIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ensino de Artes e Música, Ensino e Alfabetização II,Fundamentos da Gestão Educacional,Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino da Natureza e Sociedade, Seminário V.

Prof. Laura Célia S. Cabral, Raquel Franco Ferronato, Andréia Zômpero, Helenara Sampaio, Vilze Vidotte Costa.

Linhares

2013

SUMÁRIO

1- Introdução......................................................................................................4

2- Síntese Reflexiva...........................................................................................5

3- Proposta de Atividades.................................................................................7

3.1- Plano de Aula 1: Alfabetização.........................................................7

3.2- Plano de Aula 2: Artes e Música.......................................................7

3.3- Plano de Aula 3: Natureza e Sociedade...........................................8

3.4- Plano de Aula 4: Matemática.............................................................9

4- Considerações Finais..................................................................................11

5- Referências..................................................................................................12

Introdução

Neste portifólio será exposta uma síntese reflexiva, tendo como ponto de articulação o texto cientifico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e o texto literário “As tranças de Bintou”. O presente trabalho vem com a proposta de desenvolver a capacidade de transposição didática a partir da leitura de textos de diferentes gêneros, bem como auxiliar na formação dos futuros profissionais da educação, ao lançar a proposta de elaboração de atividades com base no texto literário para cada área de conhecimento abordada neste semestre.

2 - Síntese Reflexiva

Ao refletirmos sobre a educação no século XXI, não podemos nos prender ao modelo arcaico que durante anos contemplou uma educação fragmentada, ou seja, cada área de conhecimento e disciplina independente uma da outra, sem se relacionarem no processo de aquisição do conhecimento. Uma vez que a sociedade de hoje, deseja um ser globalizado, integral, que seja capaz de circular pelas diversas áreas de conhecimento, com várias habilidades.

O texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” vem trazendo em seu conteúdo exatamente essa visão no que diz respeito à aquisição de conhecimento, uma vez que ressalta que “à medida que enriquecemos a variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações, as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros, aumentando a retenção de conceitos”. Assim sendo,quando permitimos que o indivíduo perceba conceitos mais abstratos, ele naturalmente irá associar com a realidade de seu mundo, originando assim, um elo significativo de aprendizagem.

Ao analisarmos as formas de inteligência identificadas por Gardner, percebemos que cada oportunidade de aprendizagem não contempla apenas uma área de conhecimento, um exemplo disto é ,quando trabalhamos atividades de matemática, percebemos que ela é parte integrante de toda ciência, uma vez que oferece vias de quantificação e registro das observações.

Destaco que é de suma importância que o profissional da educação em seu planejamento, não pense em contemplar apenas uma área de conhecimento de cada vez, mais sim interrelacione as diversas áreas em um mesmo contexto, lembrando antes de tudo de fazer um levantamento dos conhecimentos prévios de seus alunos, pois este será o ponto de partida para a sua proposta de intervenção no processo de ensino aprendizagem.

Ao relacionar as reflexões do texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” com a história literária “As tranças de Bintou” percebemos que ela segue essa linha interdisciplinar, pois proporciona novos saberes ao explanar a aprendizagem de diversas áreas do conhecimento no processo de formação e desenvolvimento das crianças, através do convívio com as experiências as quais lhes são proporcionadas e apresentadas de forma real e nas práticas sociais as quais vivem.

A história do livro trabalha conceitos que a menina já havia adquirido devido ao seu desejo de ter tranças e conquistar a beleza como as mulheres adultas e em especial sua irmã. Sua avó, respeitando as tradições locais e ressaltando a beleza da menina, encorajada por um comportamento criativo com a finalidade de encontrar uma atitude positiva para solucionar tal problema, fez com que a menina compreendesse as intenções e motivações das diferenças existentes entre os adultos e as crianças, bem como, através de novas emoções, sentidas ao ganhar fitas coloridas para enfeitar seus birotes, reorientasse sua atitude e comportamento promovendo um conceito verídico e de autoconhecimento.

Existem vários elementos que podem ser trabalhados como conteúdos de diferentes áreas do conhecimento e de forma interdisciplinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com