TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Individual

Dissertações: Portifólio Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

1 histórico

A empresa Eletromotores WEG S.A. surgiu no ano de 1961 pelo empresário Werner Ricardo Voigt, Eggon, João da Silva e Geraldo Werninghaus, cuja junção das iniciais deu origem ao nome da empresa.

Sendo uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo, atua nas áreas de comando e proteção, variação de velocidade, automação de processos industriais, geração e distribuição de energia e tintas e vernizes industriais.

Atualmente tem sede em Jaraguá do Sul com filiais espalhadas em outras cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas, Espírito Santo, entre outras, bem como nos Estados Unidos, Chile, China, Colômbia, e demais países da América Latina.

Sendo um exemplo de dinamismo pessoal o dilema dos fundadores era: como suprir insumos e mão de obra numa área tipicamente rural? Mas o potencial de mercado motivou a empresa a treinar as pessoas envolvidas, buscar insumos e componentes organizadamente e selecionar pequenas oficinas de recuperação de motores elétricos, não comprometidas com concorrentes, transformando-as em assistentes técnicos e distribuidores exclusivos.

A WEG como toda e qualquer empresa passou por dificuldades em seu início, também enfrentou inúmeros desafios para ser o que é atualmente, mas como foram persistentes, dinâmicos e empreendedores obtiveram sucesso ao longo dos anos. Com diferencial competitivo busca valores como Companhia Humana, Trabalho em Equipe, Eficiência, Flexibilidade, Inovação e Liderança.

Ao longo dos anos a WEG foi se internacionalizando com outros países da América Latina, fundando em 1988 a WEG Exportadora S.A. com a missão de centralizar todo o comércio exterior do grupo Weg. Sendo assim, através de inúmeras iniciativas nas frentes interna e externas da organização e o conhecimento do mercado global fez com que a empresa ficasse cada vez mais conhecida na América Latina, havendo diminuição da dependência de distribuidores e o crescimento das vendas diretas para grandes clientes e comprometendo-se com a qualidade logística e preços.

Desta forma, podemos dizer que seu crescimento e a sua internacionalização foi resposta a “década perdida” dos anos 80 e às reformas liberalizantes dos anos 90, gerando substituições de importações com hiperinflação, estagnação econômica, baixo crescimento econômico e crises intermitentes. Então como a Weg enfrentou os desafios, implantou o Programa de Melhoria Continua (PMC), de modo a aprimorar a produtividade, melhorar os estoques e acelerar o atendimento ao cliente.

2 Ciclo PDCA

Segundo Silva e Peso (2001, p.166):

As empresas que não se atualizarem e não modernizarem seus métodos tradicionais, ou insistirem em manter aqueles que foram utilizados com sucesso até alguns poucos anos atrás, estarão se colocando numa zona de risco para sua sobrevivência. É necessário, hoje mais do que nunca, que as empresas questionem, testem, modernizem, verifiquem, atualizem seus produtos e o ciclo produtivo, os serviços oferecidos ou não, o ciclo de gerenciamento interno e associem-nos, sempre aos níveis de qualidade atingidos, pela própria empresa, bem como pelas suas concorrentes.

Através do comentário descrito acima se percebe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com