TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Individual

Trabalho Escolar: Portifólio Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

5.2 Relação Interpessoal

Relacionamento interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser um contexto familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade.

Em se tratando das organizações, o relacionamento interpessoal é de extrema importância. Um relacionamento interpessoal positivo contribui para um bom ambiente dentro da empresa, o que resulta em um aumento da produtividade.

Schutz, um psicólogo, trata de uma teoria das necessidades interpessoais: a necessidade de ser aceito pelo grupo, a necessidade de responsabilizar-se pela existência e manutenção do grupo e a necessidade de ser valorizado pelo grupo.

Para Costa (2002, p. 21):

É mister observar a operação real da organização, aqui incluídas as relações interpessoais, que constituem a sua seiva vital. Os elementos formais (estrutura administrativa) e informais (relacionamento humano, que emerge das experiências do dia-a-dia) integram-se para produzir o padrão real de relacionamento humano na organização: como o trabalho é verdadeiramente executado e quais as regras comportamentais implícitas que governam os contatos entre as pessoas – esta é a estrutura de contatos e comunicações humanas a partir da qual os problemas de política de pessoal e de tomada de decisões podem ser compreendidos e tratados pelos administradores

Os autores são unânimes em reconhecer a grande importância do tema “relações interpessoais” tanto para os indivíduos quanto para as organizações, relativamente à produtividade, qualidade de vida no trabalho e efeito sistêmico.

5.3 Ética

Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.

Os problemas éticos estão presentes nos domínios das ciências e das tecnologias, sobretudo em nossos dias. Estes dois campos estão cada dia mais interligado um no outro e, no foco dos dois, a crise da ética. Esta crise parece instalar-se no próprio status das ciências e da tecnologia. Elas têm se colocado na posição de quem "tudo sabe" e "tudo pode" perante as pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com