TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifólio Individual

Pesquisas Acadêmicas: Portifólio Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 7

Atualmente tem-se verificado mudanças no processo de gestão das empresas, onde se verifica que alguns processos comuns ou tradicionais como a contratação de funcionários estão passando por transformações e deixando de serem altamente burocráticas e adotando posturas mais flexíveis.

Organizações flexíveis possuem uma maior capacidade de adaptação, ao criarem um ambiente estável para mudanças continuas, demonstram alto grau de padronização a que se refere à tomada de decisões, elas desenvolvem continuamente novas estratégias e se adaptam facilmente às novas realidades de mercado.

As empresas flexíveis são compostas de pessoas que gostam de mudanças e de outras que não gostam, mas juntas são experientes no processo de mudanças organizacionais. A exemplo cita-se o processo de contratação de um profissional, onde tais empresas podem contratar profissionais temporários, contratando pessoas por projetos, empreitam serviços e dessa forma reduzindo custos e gerando maior lucratividade, pois tais profissionais normalmente trabalham em casa e apenas enviam seus projetos. Por outro lado empresas burocráticas possuem como característica de ser um sistema racional, formal e impessoal, ou seja, ela busca um nível de auto-eficiência e possui um sistema de normas, padrões e escrita para a contratação de profissionais.

O simples fato de antecipar-se, atualizar-se ou adaptar-se com facilidade é o diferencial das organizações flexíveis. O futuro pertence a estas organizações, um organismo tão sincronizado com seu ambiente que consegue se adaptar rapidamente, pois ela busca uma estrutura interna enxuta de forma a torná-la ágil para sobreviver ao mercado.

Empresas conhecidas mundialmente como o Google, Facebook e IBM destacam-se por seus modelos de gestão diferenciados, onde com maior flexibilidade para seus colaboradores passaram a oferecer uma maior qualidade no atendimento aos seus clientes e uma maior quantidade de produtos no mercado, o que certamente tem garantido seus sucessos.

A empresa Google tem como produto um site de pesquisa empresarial, dispõe de ferramentas de busca de localização on-line. Ela é uma empresa que contrata colaboradores com um perfil extremamente realizador e para mantê-los, oferece condições de trabalho condizentes com seus talentos, partindo do principio que os funcionários satisfeitos produzem melhor e com mais eficiência.

O Google possui um modelo de gestão de pessoas totalmente inovador voltado a levar felicidade aos seus profissionais. A empresa trabalha exatamente para que essas mentes permaneçam brilhantes. Todo funcionário do Google recebe uma verba de educação para gastar como quiser, seja em cursos de línguas, em MBA ou cursos de pós-graduação. A liberdade dos empregados é levada a sério na empresa, onde cada funcionário pode gastar até 20% do seu tempo, equivalente a um dia por semana, para se dedicar a projetos pessoais.

De acordo com o diretor de Recursos Humanos do Google, a empresa não fica olhando se o profissional chega às 09 ou às 11 horas, pois contratam pessoas comprometidas com as suas atividades. A companhia preocupa-se em oferecer as mesmas vantagens a todos os funcionários, independentemente do cargo, onde a rede de benefício vale para todos.

Por sua filosofia pouco comum, o processo de gestão utilizado pelo Google pode surpreender muitos executivos de recursos humanos, pois é estruturado com base em 12 princípios, sendo:

1º. Conheça profundamente sua equipe antes de fazer mudanças;

2º. Procure o consenso ao invés de impor decisões;

3º. Tomar decisões claras e assumir a responsabilidade por suas ações;

4º. Você trabalha para sua equipe e não o contrário;

5º. Coloque a mão na massa;

6º. Compartilhe as informações com a equipe;

7º. Resultados têm maior impacto que a politicagem;

8º. Arrisque-se, o fracasso pode trazer grande aprendizado;

9º. Construa um bom relacionamento com seu time, para trabalhar bem em equipe;

10º. Encoraje a criatividade de seus funcionários;

11º. Independentemente da hierarquia, mantenha os canais de comunicação interna aberto;

12º. Crie um bom ambiente de trabalho.

Já a International Business Machines (IBM), que significa máquinas de negócios internacionais, é uma empresa que trabalha com produtos voltados para a área de informática, tais como computadores, hardwares e softwares. Ela é uma das maiores empresas da área de tecnologia da informação (TI) no mundo. Foi fundada em 1888 e detém muitas patentes, além de 15 laboratórios de pesquisa no mundo inteiro, possui profissionais experientes como cientistas, engenheiros, consultores e outros.

O amplo investimento da IBM em inovação não se traduz somente nas invenções tecnológicas que a empresa tem lançado no mercado, mas principalmente na preocupação dela em ser a principal parceira de seus clientes, para ajudá-los a se reinventarem e a inovarem também em seus próprios negócios, visando manter a excelência no atendimento customizado a cada cliente. A IBM opera no modelo de empresa globalmente integrada e emprega 386 mil pessoas em todo mundo.

O Facebook é uma empresa social e está entre os 10 sites mais acessados no mundo, de acordo com o ranking ALEXA Internet Inc., serviço de internet que mede quantos usuários visitam um site.

Como apresentado em seu site oficial, o Facebook é hoje “um pedaço da vida de milhões de pessoas que vivem em todas as partes do mundo”. A empresa reflete uma combinação entre serviço excepcional, estratégia acertada, liderança firme e consciente, de onde pode chegar a uma cultura organizacional dinâmica e vencedora.

A cultura vencedora do Facebook pode ser percebida em uma carta escrita e assinada por seu fundador, o Senhor Mark Zuckerberg, onde no texto ele cita que o Facebook não foi criado para ser uma empresa, foi construído para cumprir uma missão social, pois torna o mundo sem barreiras, mais aberto e conectado. Segundo ele, essa missão permeia todas as decisões tomadas e produtos gerados dentro da empresa, desde os dias que ele próprio começou a escrever os primeiros códigos do sistema em seu quarto em Harvard.

Ter uma missão forte como essa na cabeça de todos os colaboradores da empresa com certeza aumenta o poder de inovação e execução do time como um todo. De acordo com Zuckerberg, apenas cinco princípios resumem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com