TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portos - Obras Internas

Artigo: Portos - Obras Internas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 6

Armazenagem

Instalações de armazenagem de cargas nos portos:

-Armazéns:

Construção de madeira, metal, alvenaria ou concreto armado, coberta com telhas de fibrocimento ou de zinco, fechada de todos os lados, dispondo de portas para permitir o acesso de pessoas, equipamentos de transportes e/ou movimentação de mercadorias.

-Pátios:

Área pavimentada descoberta, com zonas de empilhamento demarcadas, dispondo de vias de acesso definidas para equipamentos de movimentação horizontal e de transporte.

-Tanques:

Construção de metal ou aço destinada a armazenar granéis líquidos com diferentes características físico-químicas, pesos específicos, viscosidades e pontos de fulgor, como por exemplo, derivados de petróleo, produtos químicos e suco de laranja.

-Silos:

Construção de metal, aço ou concreto armado, disposta horizontal ou verticalmente, destinada a armazenar cereais, fertilizantes ou rações animais, dotada de esteiras transportadoras, moegas, balanças por fluxo de batelada, sistemas de peneiramento ou despoeiramento, balanças rodoferroviárias, capaz de armazenar simultânea e separadamente granéis com diferentes granulométricas, graus de umidade, pesos específicos e teores de gordura.

Tipos de armazenamento

-Lingas:

Vantagens: reduz perdas/roubos, reduz mão de obra na movimentação da carga, maior rapidez nas operações de carregamento e descarregamento.

Desvantagens: investimento na aquisição de lingas e equipamentos para a movimentação das unidades de carga e custos de reposição e retorno das lingas.

-Paletes:

Vantagens: redução de perdas/roubos, reduz a rotulagem e a marcação dos embarques, tem carregamento e descarregamento rápido, aumenta a capacidade das instalações de estocagem (empilhamento) e a mercadoria pode ser comercializada diretamente em paletes.

Desvantagens: espaços perdidos dentro da unidade de carga, investimento na aquisição de paletes/acessórios para a fixação e transporte da mercadoria à plataforma/empilhadeiras, além de sua estocagem não ser recomendada para pátios.

-Contêineres:

Vantagens: Redução de perda/roubo da carga, redução do custo da rotulagem e embalagem, movimentação rápida da carga, estocagem da mercadoria pode ser em área descoberta, frete marítimo mais barato do que os outros.

Desvantagens: Alto investimento para equipamentos, pagamento do aluguel do contêiner, o valor do frete rodoviário aumenta devido ao peso do contêiner.

Bibliografia

http://portogente.nucleoead.net/

http://google.com

http://maedobritaehnossa.com

Terminais “Roll on - Roll off”

O terminal Roll on Roll off é um tipo de terminal que embarcam supercargueiros “Ro-Ro”, que é um tipo de super cargueiro gigante para transporte de automóveis e outros veículos, de modo que estes entrem e saiam pelo navio do seu próprio meio. Por este também costumam ser transportados containers.

Tipologia:

- Ro-Ro puros;

- “Pure Car Carrier” (PCC) e “Pure Car Truck Carrier” (PCTC)

- Ro-Ro Multipurpose

Os terminais Ro-Ro são provido de muita logística. Estes servem principalmente forros com horários publicados. Isto implica que a maior parte da carga para os navios que partem chega na última hora antes da saída, o que aumenta a complexidade do planejamento e logística do cais. Devido ao processo dinâmico, um sistema de apoio à decisão inteligente pode suportar os planejadores na tomada de decisões de alocação mais rentáveis de cada vez.

Esses tambem possui uma grande area de armazenamento e alguns possuem estacionamento.

Terminais para Granéis

Os granéis são cargas que necessitam ser individualizadas, subdividindo-se em granéis sólidos e graneis líquidos. São graneis sólidos: os minérios de ferro, manganês, bauxita, carvão, sal, trigo, soja, fertilizantes etc. São granéis líquidos: o petróleo e seus subprodutos, óleos vegetais etc. Portanto, Carga a Granel é aquela que não é acondicionada em qualquer tipo de embalagem.

Os granéis liquidos são as cargas de mais fácil e rápido manuseio nos portos. São movimentadas por meio de circuitos de recalque, atraves de estações de bombeamentos fixos. É possivel movimentar, com facilidade, 400 toneladas por hora.

Para granéis sólidos temos vários modos de armazenamento e descarga. Materiais pulverentos são geralmente armazenados em silos verticais. A carga das embarcações são feitas por gravidade e, a descarga, por meio de sugadores acoplados a esteiras rolantes (cereais).

Os minérios e combustiveis sólidos são armazenados em pátios e movimentados por meio de pórticos e caçambas. A distribuição do matrial no pátio de estocagem pode ser feita diretamente pelo pórtico ou por meio de esteiras rolantes.

Para cimento e areia são utilizados bombas especiais que permitem a sucção e o recalque diretamente dos porões das embarcações.

OBRAS DE ACOSTAGEM

Têm a função de permitir o acostamento das embarcações às margens e de resistir aos esforços resultantes do atracamento. Funcionam, também, como muro de arrimo dos terraplenos onde operam os equipamentos portuários e transitam os veículos.

Pier

é uma passarela sobre a água, suportada por largas estacas ou pilares. permite que marés e correntes fluam quase desimpedidas.

Dársena

Semelhante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com