TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potenciais Problemas De Saúde Dos Colaboradores De Enfermagem Do Hospital Santa Edwiges E As Possíveis Soluções Para Melhoria Do Comportamento Organizacional.

Exames: Potenciais Problemas De Saúde Dos Colaboradores De Enfermagem Do Hospital Santa Edwiges E As Possíveis Soluções Para Melhoria Do Comportamento Organizacional.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 4

Potenciais Problemas de Saúde dos Colaboradores de Enfermagem do Hospital Santa Edwiges e as Possíveis Soluções para Melhoria do Comportamento Organizacional.

Tendo em vista a necessidade de manter um atendimento padrão de excelência, a direção do HOSPITAL SANTA EDWIGES, propôs o levantamento dos problemas de saúde que mais acometem os trabalhadores de enfermagem na instituição e a construção de um Plano de Ação que visa reduzir estes índices e melhorar o comportamento organizacional.

Após coleta de dados realizados junto à medicina do trabalho podemos identificar os problemas de saúde que mais geram afastamentos de trabalho nos servidores de enfermagem:

• Acidentes ocupacionais;

• Violência;

• Síndrome de Burnout;

• Distúrbios osteomusculares.

Segundo Marziale, Nishimura & Ferreira (2004), (1) os acidentes ocupacionais com perfuro cortantes podem ocorrer devido a grande quantidade de preparo de medicações e glicemias capilares realizadas durante o turno conjuntamente com o desgaste físico e mental dos colaboradores de enfermagem, tendo em vista que muitos destes profissionais acumulam dois ou mais vínculos empregatícios. Os acidentes ocupacionais também ocorrem pela falta do uso correto dos EPI’s. (2)

2.1 De acordo com estudo realizado por Moreno & Moreno (2004), a violência pode ser uma agressão verbal ou ameaças, assédio moral ou sexual e ainda agressão física. O número reduzido de funcionários e a demora no atendimento ao cliente, pacientes idosos, agitados, usuários de drogas e/ou álcool e pacientes deprimidos são fatores que geram violência. (3)

2.2 Para Murofuse, Abranches & Napoleão (2005), Burnout refere-se a uma síndrome na qual o trabalhador perde o sentido da sua relação com o trabalho e faz com que as coisas já não tenham mais importância.

Esta síndrome representa o limite do estresse profissional. Alguns de seus principais sintomas são: agressividade, cefaleia, dores musculares, insônia, crises de asma, distúrbios gástricos, isolamento, lapsos de memória, depressão, ansiedade, dificuldade para se concentrar em algo por algum tempo e baixa autoestima. (4,5,10)

2.3 Murofuse & Marziale (2005), definem as doenças osteomusculares como uma síndrome clínica caracterizada por uma dor crônica, acompanhadas ou não de alterações objetivas. (6)

Frequentes no trabalho de enfermagem, as doenças osteomusculares afetam a coluna lombar e cervical, seguidas das dores nos membros superiores e inferiores (como ombros e joelhos). Estas doenças geralmente se desenvolvem por traumas cumulativos que acontecem principalmente durante os cuidados prestados diretamente ao paciente ex: colocar na cadeira de banho, banho no leito, transporte de paciente, entre outros. (7,8,9)

Tendo identificado os problemas de saúde mais comuns no grupo de enfermagem, o Plano de Ação foi elaborado com intuito de valorizar e estimular a melhoria no comportamento e desenvolvimento dos colaboradores de enfermagem.

Acreditando que a motivação profissional é investimento vital para o sucesso da empresa e que um colaborador motivado inspira muitos outros, o Plano de Ação está voltado para a educação continuada de reciclagem e humanização com direito a certificados; aplicação de atividades laborais diárias e encontro individual (a critério do profissional) com psicólogo. Ouvir os servidores e procurar aproveita-los da melhor forma possível também é fator importante para se alcançar sucesso no objetivo almejado.

Para trabalhar sobre os acidentes ocupacionais o NCIH (núcleo de Controle de Infecção Hospitalar) ministrará aulas sobre manejo de Resíduos, a importância do uso dos EPI’s e a lavagem correta das mãos. Será colocado em todos os setores banners que auxiliarão os profissionais quanto ao descarte de materiais usados e em todos os lavatórios terá um encarte mostrando os passos para a lavagem correta das mãos.

Para o tema: “Violência no ambiente de trabalho,” este Plano de Ação propõe um maior controle ambiental (monitoramento com câmeras, iluminação adequada em todos os corredores), controle administrativo (trabalhar com uma quantidade justa de servidores, de forma a minimizar o tempo de espera do paciente e o desgaste excessivo do profissional).

Visando solucionar o problema quanto a Síndrome de Burnout no hospital, será desenvolvido um trabalho de conscientização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com