TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS RICOS CAUSADOS AOS COLABORADORES DA CERÂMICA SANTA TEREZA EM DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS

Por:   •  10/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.014 Palavras (13 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FELIPE MARINHO OLIVEIRA

FERNANDO BORGES DE JESUS

GABRIEL MOURÃO RESPLANDES

SAMUEL DA SILVASOBRINHO

RICOS CAUSADOS AOS COLABORADORES DA CERÂMICA SANTA TEREZA EM DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS

Palmas – TO

2018

FELIPE MARINHO OLIVEIRA

FERNANDO BORGES DE JESUS

GABRIEL MOURÃO RESPLANDES

SAMUEL DA SILVA SOBRINHO

RISCOS CAUSADOS AOS COLABORADORES DA CERÂMICA SANTA TEREZA EM DIVINÓPOLIS DO TOCANTINS

Projeto apresentado como requisito para obtenção de nota parcial na matéria de Legislação, Ética e Segurança no Trabalho do curso de formação de Bacharel em Engenharia de Minas do Centro Universitário Luterano de Palmas, sob a orientação da professora Msc. Jacqueline Henrique.

 

Palmas – TO

2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        01

2. JUSTIFICATIVA        01

1. DESENVOLVIMENTO        02

3.1. Normas Regulamentadoras        03

4. MEDIDAS MITIGADORAS        09

5. CONCLUSÃO        10


1. INTRODUÇÃO

A Legislação, Ética e Segurança no Trabalho, é indispensável para qualquer empresa. A pesquisa tem como objetivo identificar os riscos ambientais para com os seus funcionários. Sendo feita também a verificação de como a empresa esta adotando métodos para a diminuição destes possibilitando o desenvolvimento de medidas e/ou ações a serem tomadas para evitar eventuais acidentes/incidentes no local de trabalho.

O empreendimento a ser analisando está localizado no município de Divinópolis do Tocantins sudeste do Tocantins, à 120 quilômetros da capital do estado, Palmas. A Cerâmica Santa Tereza iniciou seus trabalhos no ano de 2013, para atender a grande demanda regional de produtos cerâmicos, sobretudo o tijolo. Contudo, a execução das atividades corriqueiras ali realizadas aparenta uma certa insegurança para com seus funcionários.

A proposta é identificar e apresentar medidas que irão reduzir os riscos ambientais causados direta ou indiretamente pela empresa cerâmica. Sendo visada pela elaboração deste projeto mostrar a grande importância de adoções de medidas e/ou ações a serem tomadas para evitar eventuais acidentes/incidentes no local de trabalho. Nosso objetivo é esclarecer as duvidas estabelecidas a partir do inicio desse trabalho, e também trazer a discussão de um assunto contemporâneo e imprescindível para um engenheiro.

2. Justificativa

A busca por assuntos que envolvam a segurança no trabalho nos leva a um cenário que cria um elo entre a teoria e a prática, pois é nessa fase que deve-se estabelecer medidas a serem adotadas para preservar a saúde e bem estar físico de todos os colaboradores da empresa.

Foi feita a escolha do tema por ser uma área que desejamos ter grande domínio, e temos também uma grande admiração. Priorizamos a busca pela segurança e a valorização da vida humana.

O tema escolhido é de suma importância, pois a preservação da segurança no ambiente de trabalho nunca foi tão importante quanto nos dias atuais. E o cenário global, no aspecto ambiental torna esta pesquisa acadêmica redundante e plausível para a engenharia e seus projetos.

O trabalho cientifico tem como objetivo mostrar quais medias serão adotados e aplicados no dia-a-dia da empresa Cerâmica Santa Tereza para mitigar riscos de acidentes.

3. Desenvolvimento

O empreendimento esta compreendido a cerca de sete setores sendo que cada um apresenta seus riscos associados, tais como:

Sala de gerência: ambiente utilizado pelos líderes da empresa, onde geralmente está uma pessoa, sendo esta um dos proprietários, responsável pelas questões jurídicas.  

Oficina de manutenção: local onde há uma circulação de pessoas com produtos como óleos, graxa e material de solda, onde são dois mecânicos subordinados a fazer reparos em equipamentos e maquinas pesadas, bem com suas respectivas peças.

Matéria prima: área onde encontra-se a pilha de armazenamento de argila, onde diariamente a mesma é reposta por caminhões carregados para atender a utilização do material para a produção. Geralmente dois funcionários são responsáveis pela descarga e supervisão desse local.

Masseira: onde há o material vindo da pilha de armazenagem é misturado gerando o concentrado para que o mesmo fique apto a servir de composição exclusiva dos tijolos. Há cinco funcionários que administram a área e zelam para que o material tenha uma consistência final homogênea

Banheiro: local onde há a maior rotatividade e movimentação da empresa, visto que os funcionários utilizam destes, ressalta-se que há dois sanitários, sendo um feminino e outro masculino.

Fornos: ambiente onde há uma grande quantidade de funcionários, onde os mesmos executam funções múltiplas, tais como, carregamento de tijolos úmidos para sua respectiva queima após está há um novo carregamento manufaturado. Na área trabalha cerca de doze funcionários escalonados em dois turnos.

Esteira: riscos físicos devido a vibrações e ruídos, e possíveis acidentes relacionados a exposição dos funcionários destes setores a peças hidráulicas sem proteção.

        A partir da verificação dos riscos de cada setor, foi observado que os riscos mais corriqueiros são relacionáveis a integridade física dos colaboradores, visto que os mesmos estão expostos a altos risos (listados acima), e não há a disponibilidade de EPI´s para todos os funcionários e os possíveis visitantes e/ou clientes. Os riscos que mais se repetem, são riscos de quedas devido aos mais diversos fatores, podendo ser por pisos escorregadios ou por pilhas de matérias primas, bem como riscos ergonômicos como posturas inadequadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (275.7 Kb)   docx (103.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com