TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria aplicada no Hospital Santa Casa e Misericórdia de Porto Alegre

Por:   •  23/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.507 Palavras (7 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 7

ESTRUTURA

Fundada em 19 de Outubro de 1803 como instituição privada de caráter filantrópico, ao Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia é composto por sete hospitais gerais, são eles:

Hospital Santa Clara

Fundado em 1803 e inaugurado em 1826, especializado em adultos e materno infantil, tem como atividades a assistência, o ensino e a pesquisa, seus atendimentos são de urgência, emergência, consultas eletivas, exames, cirurgias, internação e intensivismo. É a maior e mais antiga unidade assistencial da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, é também o hospital responsável pelo maior volume de assistência aos beneficiários do SUS (Sistema Único de Saúde) na instituição. Dados do relatório anual de balanço de 2014, apontam que haviam 1.162 funcionários contratados, incluindo médicos, atuavam em diferentes níveis de funcionamento do hospital. Conta com 371 leitos (destes, 38 de UTI) e 22 salas de cirurgia.

Hospital São Francisco

Fundado em 1930, com especialidades em medicina cardiovascular e cirurgias de grande porte, com atividades de assistência, ensino, pesquisa e atendimentos nas categorias consultas eletivas, exames, cirurgias, internação e intensivismo. É a segunda unidade hospitalar mais antiga da Santa Casa. Conta com 89 leitos (destes, 20 de UTI) e 5 salas de cirurgia. Conta com 89 leitos (destes, 20 de UTI) e 5 salas de cirurgia.

Hospital São José

Inaugurado em 1946 com especialidades em neurocirurgia e neurologia com atividades e atendimento padrão Santa Casa, o Hospital São José é um centro de referência de procedimentos de alta complexidade. Conta com 82 leitos (destes, 13 de UTI) e 3 de cirurgia. O Hospital São José possui um Centro Cirúrgico (CC) e uma Unidade de Terapia Intensiva(UTI), também possui uma Central de Gerenciamento de Leitos que possibilita um maior controle no tempo de liberação e higienização dos leitos.

Hospital da Criança Santo Antônio

Fundado em 1953 e especializado em pediatria, o Hospital da Criança Santo Antônio, assim como os demais do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia, possui atividades de assistência, ensino e pesquisa e a mais completa gama de atendimentos. A unidade destaca-se por sua estrutura integrada pelos setores de ambulatórios, emergências, centro cirúrgico, unidade de internação, unidade de terapia intensiva, unidades de exames, diagnósticos e tratamentos. Conta com 180 leitos (destes, 30 de UTI) e 6 salas de cirurgia.

Pavilhão Pereira Filho

Inaugurado em 1965, suas especializações são na área de pneumologia e cirurgia torácica, suas atividades e atendimentos são padrão ao Complexo Santa Casa de Misericórdia. Tem ainda expressiva produção científica e no ensino de graduação e pós-graduação. Conta com 78 leitos (destes, 12 de UTI) e 3 salas de cirurgia.

Hospital Santa Rita

Inaugurada em 1967 e incorporado ao Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia, o Hospital Santa Rita tem sua especialidade na área de oncologia. Atua na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. Conta com cento e 78 leitos (destes, 10 de UTI) e 6 salas de cirurgia.

Hospital Dom Vicente Scherer

O mais recente do Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia, fundado em 2001, o Hospital Dom Vicente Scherer atua nas áreas de transplantes. Além do Centro Cirúrgico de Transplantes, o hospital possui um Centro Cirúrgico Ambulatorial, onde são realizados procedimentos de pequeno e médio porte, com ênfase em Cirurgia Plástica.  Conta com 64 leitos (destes, 11 de UTI), 4 salas de cirúrgicas para transplante e 6 salas cirúrgicas ambulatoriais A unidade ainda dispõe de laboratório de Imunologia de Transplantes (referência internacional em sua área), Laboratório de Biologia Molecular, Laboratório de Microbiologia, Banco de Pele (responsável pelo armazenamento de pele para ser utilizada em transplantes), Banco de Córneas (responsável pelo armazenamento de córnea para ser utilizada em transplantes), Centro de Diagnóstico por Imagem, Emergência Adulto 24h, Centro Integrado de Emergências Médicas (CIEM). O Hospital Dom Vicente Scherer realiza em média mais de quinhentos transplantes por ano. Em 2014 foram realizados 523 transplantes.

A SANTA CASA

O Complexo Santa Casa de Misericórdia é segregado por Unidades Gerenciais Básicas, as UGB’s, que são denominadas como pequenas empresas e geridas por uma chefia, formando uma Unidade Gerencial Agregada (UGA). No total são 189 UGB’s e 26 UGA’s que são os hospitais e as áreas de apoio técnico e administrativo como Suprimentos, Engenharia e Desenvolvimento Humano. A Santa Casa de Misericórdia é certificada como hospital de ensino e promovem em suas unidades programas de residência médica e cursos de especialização próprios ou associados a diversas universidades e faculdades do Rio Grande do Sul e do Brasil. Desde 1961, é o hospital-escola da atual Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Abaixo a estrutura da capacidade instalada:

Unidades Assistenciais

7

Leitos (60% SUS e 40% particulares e convênios)

1042

Consultórios

231

Salas cirúrgicas

51

Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

9 (129 leitos)

Número de funcionários:

6.614

Número de médicos:

2.200

O serviço de emergência da Santa Casa é formado por uma unidade de atendimento de clientes do Sistema Único de Saúde (SUS), localizado no Hospital Santa Clara, além do Centro Integrado de Emergências Médicas(CIEM), localizado no prédio do Hospital Dom Vicente Scherer.

Em 2014 foi instituído em sua totalidade o emprego de fast-track, uma ferramenta que confere agilidade e precisão na triagem de pacientes na denominada Área Azul, e realiza os atendimentos de pacientes de menor complexidade que buscam atendimento no CIEM . Na emergência SUS, o destaque foi a implementação da metodologia lean, que trata de ajustes nas diversas fases do atendimento como um todo, com objetivo de melhoria dos processos a fim de incrementar qualidade à atividade que se propõe; A unidade funciona 24 horas, todos os dias da semana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com