TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potencial

Artigos Científicos: Potencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 2

Diferença de Potencial

A diferença de potencial (D.P) também denominada de tensão elétrica (V) é uma grandeza física que esta intimamente ligada ao conceito de corrente elétrica.Potencial elétrico é a medida associada ao nível de energia potencial de um ponto de um campo elétrico. Ao tomarmos uma carga de prova q e a coloquemos em um ponto P de um campo elétrico. Ela adquire uma energia associada ao quanto pré-disposta ela está a entrar em movimento a partir unicamente do campo que está interagindo com ela (Thomas Carvalho).

Assim, se tivermos dois corpos que não estejam igualmente carregados, dizemos que entre eles existe uma dada diferença de potencial (d.d.p.). Como conseqüência, se ligarmos esses dois corpos através de um fio de material bom condutor haverá uma corrente elétrica no sentido do corpo que possui mais elétrons (potencial negativo) para o que possui menos (potencial positivo). Essa corrente só existirá enquanto houver diferença de potencial entre os corpos. Para que continue a existir corrente elétrica é necessário haver um dispositivo que mantenha a diferença de potencial entre os dois corpos. Esses dispositivos são os geradores.

O nome da unidade SI de diferença de potencial é o volt e surgiu em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta (1745-1827). Esta unidade é relativamente pequena, isto é, vulgarmente trabalha-se com diferenças de potenciais muito maiores que um V. Assim, é necessário ter em atenção alguns múltiplos dessa unidade, como é o caso do quilo volt (KV) e do megavolt (MV).

Para medir diferenças de potencial utiliza-se um aparelho designado por voltímetro. Estes podem ser analógicos ou digitais e instalam-se em paralelo com o dispositivo elétrico nos extremos do qual se quer determinar a diferença de potencial

Ao estudarmos os conceitos de campo elétrico, vimos que ele pode ser produzido, ou melhor, criado, por uma carga elétrica puntiforme. O campo elétrico pode ser determinado em um ponto adequado colocamos nele uma carga de prova¬¬ –caso ela fique sujeita a uma força elétrica, dizemos que ali a campo elétrico.Determinamos a intensidade do campo elétrico através da divisão entre o valor da força e o modulo da carga de prova.

A intensidade do campo elétrico depende somente da carga geradora e não da carga de prova. portanto se colocarmos nesse ponto uma carga de modulo maior, a força de potencial elétrico aumentara de forma diretamente proporcional, mantendo constante a intensidade do campo elétrico.

Referência Bibliográfica:

Física Básica Volume Único- Nicolau e Toledo.

Diferença de potencial. In Inciclopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consulta. 2013-04-16].

Disponível na WWW: <URL: http://www.infopedia.pt/$diferenca-de-potencial>.

Resolução de Problemas de eletricidade E, V.1 EDIÇOES UESB.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com