TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potencial comercial estratégico com um subsídio

Tese: Potencial comercial estratégico com um subsídio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 7

Apresentação

O presente estudo tem o objetivo de analisar o potencial estratégico de negócios com o subsídio e como apoio técnico para a tomada de posição e para o direcionamento de ações por parte do SEBRAE ao desenvolvimento do segmento núcleo Autopeças e Acessórios Automotivos.

Para atingir seus objetivos, o estudo contou com levantamento, estudo e análise:

• Do mercado setorial, identificando qualitativa e quantitativamente os agentes atuantes e os serviços atualmente oferecidos.

• Do mercado consumidor, suas características, seus comportamentos, suas tendências e suas oportunidades de consumo.

• Das tendências e oportunidades para diferentes tipos e perfis empresariais

• Das fontes atuais de suprimento do segmento, de suas vantagens e de suas desvantagens e limitações.

• Dos pontos fortes e pontos fracos das empresas atuantes no segmento, bem como das oportunidades e ameaças existentes no ambiente externo.

• Do mercado concorrente do segmento.

• Do dimensionamento dos mercados internacional, nacional e local.

• Da viabilidade técnica, econômica e operacional das empresas e instituições regionais em atenderem às demandas e às oportunidades identificadas.

Contextualização

Em Minas Gerais, em 2008, segundo dados do DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito –, a frota era de um total de 867.261 veículos, cerca de 4,9% do mercado nacional.

O mercado automobilístico brasileiro tem potencial para continuar crescendo nos próximos anos, com a produção de cinco milhões de carros por ano até 2015, sendo quatro milhões destinados ao mercado interno, de acordo com projeções das montadoras. O avanço deve ser impulsionado pela forte recuperação do ritmo de atividade econômica, pelo aumento da oferta de crédito e pela entrada de novos consumidores no mercado.

A realização no Brasil da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016 deve impulsionar os investimentos no País. As projeções para o mercado automobilístico em 2010 eram de crescimento em torno de 5%. No entanto o mercado começou a se preocupar com 2011. Como haveria um novo governo, seria preciso saber que reformas seriam feitas para garantir a continuidade dos investimentos no setor.

Segundo a Abipeças (Associação Nacional da Indústria de Autopeças), o mercado de reposição supre hoje as demandas de uma frota de 46 milhões de veículos no Brasil.

A Evolução no varejo de autopeças

Segundo dados do SINCOPEÇAS – Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo, uma recente pesquisa mostra o que boa parte do setor já sabia: o mercado de autopeças evolui a cada dia.

O estudo contou com a presença de 483 lojas, espalhadas por todo o Brasil e mostra dados interessantes sobre o setor.

Tecnologia

Em plena era da informação, estar fora da Internet significa muitas vezes caminhar em direção a fracasso lento e gradual dos negócios. De acordo com a pesquisa, atualmente cerca de 42% das lojas de autopeças contam com acesso à Internet.

A Necessidade do treinamento

Apesar da tecnologia e da informática já estarem presentes na maioria do setor varejista, um antigo problema deste ainda prejudica o desenvolvimento do mercado. Trata-se do treinamento da equipe de funcionários, que de acordo com a pesquisa, revela que cerca de 64,3% dos funcionários não realizaram sequer um curso de aperfeiçoamento técnico nos últimos 12 meses.

Promoção e muito marketing

Um dos pontos altos foi a confirmação de que o setor varejista de autopeças aumentou consideravelmente suas ações de marketing e de promoção. De acordo com a pesquisa, o setor realiza cerca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com