TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica De Gestão De Pessoas

Exames: Pratica De Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  3.645 Palavras (15 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 15

Tema: Praticas de Gestão de Pessoas

Desafio 1

A descrição de cargos e analise de cargo é o processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que compõem um cargo e que o torna distinto de todos os outros cargos existentes na organização. Descrever os cargos de uma organização é um caminho para se definir a remuneração do colaborador, pois a partir dele temos o conhecimento do que está sendo realizado, como deve ser realizado e quem deve realizar, assim sendo, avalia-se um justo valor para tais exercícios, levando em consideração sempre o grau de complexidade, conhecimento exigido e ambiente de trabalho.

Líder de Equipe

Líderes de equipe executam uma variedade de tarefas, dependendo do tipo de equipe que conduzem. Geralmente, o líder da equipe gerencia a operação de planejamento, dia a dia e resolução de problemas, para que uma equipe se reúne ele exigido nível de serviço ou da produção. Um líder de equipe em um ambiente de fabricação supervisiona produção enquanto uma chamada equipe chumbo monitores chamadas e treinadores desempenho do centro. Algumas categorias gerais de tarefas são típicas para um líder de equipe.

Gestão operacional - O líder da equipe manipula operações e agendamento. Exemplos seriam ser monitorando o desempenho da equipe no chão venda, andar ou chamada centro de produção para se certificar de que a equipe permanece na agenda e atende suas métricas de desempenho. Ele verifica o desempenho através de qualquer sistema de rastreamento é usado. Em um call center, isso seria acessando o sistema automatizado para verificar métricas representativas individuais, tais como velocidade de resposta. Ele também poderia incluir coaching e feedback para garantir que a experiência do cliente definido é entregue em cada chamada.

Desenvolvimento de equipe - O líder da equipe desenvolve a equipe para garantir que eles consistentemente entrega o desempenho necessário. Ele monitora os membros da equipe individuais para identificar e programar treinamento necessário. Parte de sua carga de trabalho diária é ficar perto o suficiente para os membros da equipe para reconhecer suas insuficiências ou deficiências e lidar com estes. O líder da equipe gerencia comumente desenvolvimento individual, em vez de em equipe real devido às restrições de tempo e recursos.

Responsabilidades - Líder da equipe é a linha de frente para a gestão de pessoas, e isso inclui todos os problemas relacionados a recursos humanos, tais como a realização de avaliações de desempenho. O líder da equipe pode ser responsável pela recolha de informação para a avaliação de desempenho ou para realizar a revisão, dependendo da organização. Ele também pode ser responsável por demissões, promoções e decisões de contratação definitiva. Dependendo da organização e o papel, ele tem um orçamento e assinatura de autoridade. Por exemplo, ele aprova inversão de taxas ou encargos em um centro de serviço ao cliente. Ele é responsável por implementar novos objectivos de produção, métricas de desempenho e processos como estas são desenvolvidas.

Comunicação - O líder da equipe é o elo de comunicação entre a linha de frente e de gestão. Ele divulga informações para a equipe e encaminha informações à sua linha para cima em uma maneira oportuna. Ele trabalha junto com seus membros da equipe para resolver problemas de clientes e relatórios previstos no desempenho, problemas e resoluções.

Identificar oportunidades - O líder da equipe controla e apresenta idéias e soluções de serviço ou problemas com base em suas observações e análises de fabricação. As informações para estas oportunidades de desenvolvimento de produto e processo vem do feedback dos clientes e membros da equipe.

Recrutamento e Seleção

Segundo Chiavenato (1985), recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher.

O recrutamento consiste em fornecer à organização um número suficiente de pessoas, aquelas necessárias à organização para a consecução de seus objetivos, a partir de dados referentes às necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização. Ou seja, é a busca de canais competentes e efetivos, sendo estes os mais diversos, de fontes de captação de indivíduos necessários e adequados às vagas em aberto.

Cada cargo apresenta atividades específicas das quais é necessário apresentar habilidades, conhecimentos e aptidões que permitam ao sujeito a realizá-las com maior eficácia. A partir destas informações, a unidade responsável inicia o processo de recrutamento que pode ser classificado como Recrutamento Externo ou Interno.

O Recrutamento Interno é a busca pelo profissional que se concentra na própria empresa através de remanejamento de colaboradores que podem ser transferidos, promovidos ou ainda transferidos com promoção. Os tipos mais comuns de fontes internas são: Notificação das vagas a serem preenchidas; notícias de vagas em aberto chegam aos colaboradores através de cartazes; mensagens na Intranet, entre outros; indicação feita pelos empregados da empresa, ex-funcionários e candidatos que participaram de PROCESSOS.

Este tipo de recrutamento é uma excelente opção para a empresa, pois em geral demanda menor custo e menor tempo na escolha do candidato, isso dentre outras vantagens como: Valorização de colaboradores, desempenho e potencial já conhecidos, aproveitamento de investimentos feitos em treinamento de pessoal. O recrutamento interno, porém, apresenta as seguintes desvantagens: Desmotivação dos colaboradores não aprovados no processo interno; excesso de competitividade entre os colaboradores; não adaptação do profissional promovido.

O recrutamento Externo já trata da busca do profissional fora da empresa, no mercado de trabalho. As fontes de recrutamento externo são; recrutamento em universidades, agências de emprego, mídia, concorrência, clientes, Headhunters (caçadores de talentos) ou agências de recrutamento.

Este tipo de recrutamento traz as seguintes vantagens para a empresa: traz novas idéias para a organização, renova e enriquece os recursos humanos da organização. Em contrapartida, apresenta as seguintes desvantagens: as competências e características de personalidade dos candidatos são desconhecidas, o processo é mais longo e caro e requer maior investimento no processo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com