TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS NUMA EMPRESA FAMILIAR

Artigos Científicos: PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS NUMA EMPRESA FAMILIAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  9.242 Palavras (37 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 37

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DEAD – DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA ADMINISTRAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS NUMA EMPRESA FAMILIAR: O CASO DA ARTUS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E FERRAGENS LTDA – SANTO CRISTO/RS

Relatório de Estágio Supervisionado em Administração II

WANDER GUILHERME WAGNER

Orientadora: Profª Enise Barth Teixeira

Santa Rosa, janeiro de 2010

“Devemos ser a mudança

que queremos ver no mundo”

Mahatma Gandhi

AGRADECIMENTOS

Acredito que em momentos como este, não há palavras suficientes para eternizar minha eterna gratidão a essas pessoas tão importantes em minha vida, no entanto, na sinceridade com que as escrevo, gostaria de agradecer a aqueles que na luta do seu trabalho e dedicação à família, fizeram com que fosse possível a realização deste estudo. A vocês, Elói Inácio Wagner e Rosa Geni Lorscheiter Wagner, Pai e Mãe, demonstro meu amor e gratidão por tudo aquilo que fizeram ser possível em minha vida. Eternamente Obrigado!

Quero desejar este parágrafo de agradecimento a minha namorada que esteve do meu lado em todos os momentos e que soube me apoiar em situações complicadas. Muito obrigado pela compreensão e pelo carinho com que me trataste nos dias em que estive ausente realizando este estudo.

Agradeço aos familiares e amigos, companheiros de longa jornada. Pessoas com as quais partilho momentos únicos desta caminhada.

Por contribuir na minha formação e na construção do conhecimento quero agradecer, singelamente, também a professora que me orientou neste estudo, a Doutora Enise Barth Teixeira.

A empresa Artus Materiais de Construção e Ferragens Ltda pela oportunidade de se realizar este estudo e pelo acesso as informações pertinentes e necessárias.

A todos entrevistados, agradeço por toda colaboração e conhecimento em torno do assunto que foi estudado.

RESUMO

As constantes e rápidas mudanças no cenário mundial em relação a competitividade entre as empresas faz com que elas busquem novas formas de se destacarem em meio a concorrência. Neste novo cenário, as pessoas constituem a parte mais importante da empresa, tendo uma importância fundamental na competitividade frente às ameaças do mercado. O estudo teve como objetivo geral descrever e analisar os processos e as práticas de gestão de pessoas na empresa que está inserida no mercado com grande capacidade de vendas para produtos de construção civil. Os objetivos específicos eram descrever as políticas, processos e práticas de gestão de pessoas e também verificar a percepção dos colaboradores sobre os processos e práticas de gestão de pessoas. Em relação a metodologia, a pesquisa constitui-se, em termos dos objetivos, como exploratória e descritiva, numa abordagem qualitativa. Os procedimentos técnicos empregados foram: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os sujeitos pesquisados foram: gestor da empresa, responsável pela área de gestão de pessoas e pelos colaboradores que atuam na matriz da empresa, sendo estes num total de 8 entrevistados. A técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista, para a qual foram aplicados os roteiros. Os dados foram classificados e analisados com base nos depoimentos e interpretados à luz do referencial teórico. Os resultados do estudo indicam que a empresa segue políticas que visam à valorização pessoal e profissional de seu colaborador. As práticas de gestão de pessoas confirmam essa tendência, pois a empresa adota processos que visam selecionar as pessoas mais aptas para os cargos e que possuam competência e habilidade para desempenhar tal função. A gestão de pessoas na empresa se mostra importante uma vez que esta permite a busca pela qualificação dos colaboradores através da adoção de processos e práticas de gestão que conciliem os objetivos da empresa com os objetivos pessoais. Para tanto, conclui-se que adotar modelos de gestão de pessoas torna mais fácil o papel dos administradores dentro de uma empresa no âmbito deste lidar com diferentes comportamentos, sendo que as práticas de gestão traçarão uma linha que auxiliará nesse processo.

Palavras-Chave: Processos - Práticas - Gestão de Pessoas – Empresa Familiar

SUMÁRIO

4. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS 40

4.2 Políticas, processos e práticas de gestão de pessoas na empresa Artus Materiais de Construção e Ferragens Ltda 42

4.3 Percepção dos colaboradores sobre os processos e práticas de gestão de pessoas na empresa 52

4.4 Recomendações para a empresa 58

CONCLUSÃO 59

BIBLIOGRAFIA 62

ANEXO A - Roteiro de Entrevista com o Gestor: 65

ANEXO B – Roteiro de entrevista com responsável pelo setor de recursos humanos 66

ANEXO C – Roteiro de entrevista com os colaboradores 67

INTRODUÇÃO

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com