TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Integradora Modulo 8.1

Trabalho Escolar: Pratica Integradora Modulo 8.1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.952 Palavras (8 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 8

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO

1. ANALISE DO AMBIENTE EXTERNO

A analise do ambiente externo da Autoescola, consiste em identificar as oportunidades e ameaças, que a Autoescola ‘‘Vroom’’ Ltda, encontrará no ambiente de negócio na qual estará inserida.

1.1. ASPECTOS MACROAMBIENTAIS

Analise da Macroambiente, a qual a Autoescola ‘‘Vroom’’ Ltda, será inserida, envolve vários aspectos. A cidade de Salvador-BA possui uma população de 2.710.968 de habitantes (INSTITUTO BRASILEIRO GEOGRAFIA E ESTATISTICA, 2013), sendo um dos principais pólos comercial e de serviços do Nordeste do Brasil.

1.2. AMBIENTE DEMOGRÁFICO

A Autoescola ‘‘Vroom’’ Ltda, vai estar localizada em um bairro de classe média/alta, próximas de shoppings, locais comerciais e escolas particulares de grande porte a qual passa por renovação de alunos todos os anos, uma excelente localização para a Autoescola conquistar novos clientes a cada dia.

1.3. AMBIENTE ECONÔMICO

O Bairro do Imbuí, local onde será instalada a Autoescola ‘‘Vroom’’ Ltda, é um bairro de classe média/alta que se encontra entre uma das principais avenidadas da cidade, que é a Paralela e a Orla de Salvador. O bairro é um dos principais pontos de entretenimento da cidade e a valorização dos imóveis no local é grande, o que representa um ponto positivo para a Autoescola, pois é para a população deste bairro, que a Autoescola ‘‘Vroom’’ Ltda estará voltada, na sua prestação de serviços.

1.4. AMBIENTE NATURAL

Devido à preocupação com o meio ambiente, a Autoescola ‘‘Vroom’’ Ltda, vai adotar um planejamento onde consiste que os veículos passem sempre por inspeção veicular, visando detectar possíveis falhas ou mau funcionamento dos mesmos. Esta medida visa principalmente manter os níveis de poluentes dentro do permitido, que varia de acordo com o ano do veículo e o combustível utilizado, segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

1.5. AMBIENTE TECNOLOGICO

Em relação ao ambientes tecnológicos o que mais será usado na Autoescola ‘‘Vroom’’ Ltda, é o uso da Internet como meio de divulgação da Autoescola.

1.6. AMBIENTE POLÍTICO-LEGAL

O ambiente legal é composto por leis, políticas públicas, agências governamentais e grupos de pressão, que regulam ou influenciam a sociedade como um todo e, portanto, os indivíduos e organizações que nela estão inseridos.

Vista a isto e o provável porte da Autoescola ‘‘Vroom’’ Ltda, será feito uma analise do mercado para um melhor conhecimento dos seus clientes, fornecedores, concorrentes.

1.7. AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL

É o ambiente em que as pessoas desenvolvem crenças, valores e normas. As pessoas absorvem uma visão do mundo que define seu relacionamento consigo mesma, com os outros e com o universo.

As formas que as pessoas se relacionam com a organização são variáveis, pois o trabalho não é visto como um meio de satisfação e sim como uma obrigação, visando estabilidade para proporcionar e desfrutar um lazer.

1.8.CLIENTES

A Autoescola ‘‘Vroom’’ Ltda, vai estar localizada em um bairro o qual considerado de classe média/alta, existe também próximo a Autoescola vários estabelecimentos comerciais e escolas particulares, a qual passa uma ótima circulação de pessoas e por renovação de alunos todos os anos, uma excelente localização para a Autoescola ‘‘Vroom’’ Ltda conquistar novos clientes a cada dia.

1.9.CONCORRENTES

A Autoescola ‘‘Vroom’’ Ltda, vai atuar no ramo de prestação de serviços, visando à diferenciação em atendimentos para portadores de necessidades especiais, voltando-se assim para uma população que tem pouco acesso a esse tipo de serviços. Desta forma a Autoescola ‘‘Vroom’’ Ltda, tem uma visão no que diz respeito no atendimento dos seus serviços, que busca respeitar e estar comprometida com a sociedade a qual esta inserida.

1.10. AGÊNCIA REGULADORA

É o Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, órgão integrante do Sistema Nacional de Trânsito, presidido pelo dirigente do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, órgão máximo executivo de trânsito da União, que é composto por um representante de cada um dos seguintes Ministérios:

I - da Ciência e Tecnologia;

II - da Educação;

III - da Defesa;

IV - do Meio Ambiente;

V - dos Transportes;

VI - das Cidades; e

VII - da Saúde.

Com a Lei 12.302/2010, os profissionais envolvidos na formação de condutores, precisam ter 21 anos, curso de ensino médio, não ter sofrido cassação da carteira de motorista, ter pelo menos dois anos de habilitação e um ano na categoria D, não ter cometido infração gravíssima nos últimos dois meses e ser certificado em curso de primeiros socorros e direção defensiva.

1.11. FORNECEDORES

A Autoescola ‘‘Vroom’’ Ltda, possui uma gama de fornecedores sendo desde postos de combustíveis, oficinas de reparos veicular, autopeça veicular e outros.

2. ANALISE DO AMBIENTE INTERNO

A analise do ambiente interno da Autoescola ‘‘Vroom’’ Ltda, consiste em identificar os pontos fortes que podem também ser visualizado como oportunidades de negócios. E os pontos fracos os quais devem ter um certo olhar de atenção, pois são ou podem ser umas ameaças aos negócios, pois ambos pontos, a Autoescola ‘‘Vroom’’ Ltda, encontrara no contexto a qual vai estar inserida.

2.1. PONTOS FORTES DA AUTOESCOLA ‘‘VROOM’’ LTDA

Serão os pontos fortes da Autoescola ‘‘Vroom’’ Ltda; a qualidade estruturada no ensino, preços e promoções. A Autoescola ‘‘Vroom’’ Ltda, capacitará pessoas a adquirir a carteira nacional de Habilitação (CNH), ensinando e acompanhando as mesmas na direção de veículos automotores no período que antecede a aquisição da CNH.

A Autoescola ‘‘Vroom’’ Ltda, possuirá uma estrutura ampla e diferente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com