TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica Interdiciplinar

Dissertações: Pratica Interdiciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.530 Palavras (7 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 7

PRÁTICA INTERDISCIPLINAR VIII

8TNA-RH

N2

Porque a leitura é importante na formação acadêmica?

Como esta competência irá impactar na vida do profissional do século XXI?

São José dos Campos

2013

SUMÁRIO

RESUMO iii

1. INTRODUÇÃO 04

1.1. A Importância da Leitura na Formação Acadêmica 04

2. COMO ESTA COMPETÊNCIA IRÁ IMPACTAR NA VIDA PROFISSIONAL

DO SECULO XXI? 06

2.1 Quais os benefícios da leitura? 06

CONCLUSÃO 08

REFERÊNICAS BIBLIOGRÁFICAS 09

RESUMO

Considerando que a leitura é essencial para o aprendizado do aluno, e, consequentemente, tem implicações na sua formação acadêmica e no seu desempenho como futuro profissional, este trabalho destaca a importância de conhecer a fundamentação teórica sobre o ensino da leitura para fundamentar a ação pedagógica, pois além de ter os conhecimentos específicos de uma de uma determinada disciplina. Assim, o ato de ler e o de aprender são duas realidades muito próximas, a leitura conduz o aluno a uma atitude ativa, dinâmica e crítica em relação ao conhecimento.

1. INTRODUÇÃO

O ato de ler é imprescindível ao indivíduo, pois proporciona a inserção do mesmo no meio social e o caracteriza como cidadão participante. A criança aprende a ler antes mesmo de entrar na escola, nas situações familiares. Nos primeiros anos de escolarização o discente precisa ser incentivado e instigado a ler, de modo que se torne um leitor autônomo e criativo. Cabe ao professor proporcionar momentos de leitura significativa, incentivando a formação do indivíduo crítico e reflexivo. Sendo a leitura dinâmica e descontraída é uma das melhores formas de adquirir informações. O ideal é que se aprenda a ler textos informativos, artigos, artigos científicos, livros didáticos, paradidáticos e etc.

1.1 A Importância da Leitura na Formação Acadêmica

Os estudantes não são ensinados a juntar ideias do texto e muito menos a buscar outras ideias que possam facilitar sua compreensão e enriquecer seu conteúdo, na leitura por limitar a assimilação de conhecimentos. Este fato e muito evidente nos estudantes universitários, que tem um prepara maior na área educacional demonstram o mesmo problema de qualquer outra pessoa que não prosseguiu os estudos após a conclusão do ensino médio existe uma dificuldade de entender ou interpretar um texto. Ao ingressar no mundo universitário o aluno passa a ser obrigado a ler e pesquisar, pois o sistema de ensino superior exige isso, mas ele não consegue entender e assimilar o conteúdo do que lê. E identificar as habilidades e estratégias envolvidas na leitura é decisivo para se realizar um bom trabalho em sala de aula, pois essa é uma ação que poderá contribuir para corresponder às necessidades emergentes do ensino atualmente, isto é, conduzir o aluno à produção de conhecimentos novos, sem perder de vista o conhecimento já elaborado. Entretanto, tem sido demonstrado que os alunos ingressam no curso superior apresentando grandes dificuldades em relação à leitura, isto é, não conseguem compreender os textos lidos, textos esses que são solicitados pelos professores e, portanto, imprescindíveis para uma sólida formação acadêmica.

Essa dificuldade, no contexto universitário, pode ser perfeitamente compreendida, ela se deve, principalmente, à ausência de tradição no ensino do país de práticas docentes que conduzam à formação de um leitor proficiente. Se a dificuldade existe, não adianta reclamar, ou atribuir a culpa aos professores do Ensino Básico, esperar que a dificuldade desapareça como num passe de mágica, ou ignorar o fato e prosseguir com a aula acreditando que se está ensinando e o aluno aprendendo. É preciso oferecer condições para que o aluno tenha oportunidades para sanar suas deficiências e isso depende do professor, não acontecerá por acaso, espontaneamente. O aprender a aprender já se tornou um ponto fundamental e indiscutível em Educação, mas para tanto é imprescindível um leitor proficiente, um leitor que seja capaz de compreender um texto escrito, que seja capaz de se posicionar diante dele com criticidade e que tenha autonomia intelectual. Senão, como buscar novos conhecimentos? Como aprender sem a leitura? Como encontrar soluções para os problemas sem a fundamentação teórica proporcionada através da leitura? Refletir sobre a dimensão da importância da leitura no contexto universitário nos conduz a uma análise de conceitos e objetivos que servem de referência, se tornando assim a interpretação ou o entendimento de textos de maior complexidade será apenas um degrau em desenvolvimento e não como vemos hoje uma tarefa quase impossível. Desta forma, ao mesmo tempo em que se tiver construindo o conhecimento do futuro estudante se estará também lançando a base para o desenvolvimento saudável.

2. COMO ESTA COMPETÊNCIA IRÁ IMPACTAR NA VIDA PROFISSIONAL DO SECULO XXI?

A leitura é uma experiência cotidiana e pessoal representativa para cada pessoa. É algo muito importante para a aprendizagem do ser humano e que também contribui para a formação do profissional.

Muitas pessoas sentem dificuldades ao ler e escrever. Isso acontece por conta da falta do hábito da leitura que, no entanto se o tivéssemos não teríamos essas dificuldades. Este exercício tão incomum na vida de muita gente traz grandes benefícios como, um vocabulário enriquecido, a obtenção de conhecimentos e a dinamização do raciocínio. Além disso, é a leitura que proporciona a capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com