TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas De Engenharia

Dissertações: Praticas De Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 2

BASE ORIENTADORA DA AÇÃO

A base orientadora da ação situa-se entre o sujeito e o objeto da ação, tendo como principal função fazer a mediação entre a ação e a solução da situação-problema(contexto de ocorrência da ação), fornecendo-lhe uma orientação acerca dos meios necessários para obter o êxito da ação (idem, ibid.).

Esse modelo formativo-conceitual, possibilita a um determinado aprendiz, ter uma base através de orientações bem direcionadas, para que sejam realizadas determinadas ações, que possam fazer com que esse mesmo aprendiz aprenda a aprender. Nesse modelo formativo-conceitual, a principal função das orientações que são passadas, consiste em fazer com que o aprendiz aprenda a interpretar a situação-problema, capacitando-o para encontrar, na prática, a solução mais adequada para o problema – base orientadora da ação. De acordo com Galperin (1989b,p. 49), toda ação humana é orientada por um conjunto de conceitos específicos, que determinam a qualidade final da ação realizada. Para Galperin(citado por Ribeiro, 2008), a base orientadora da ação se constitui no modelo da atividade, devendo refletir todas as partes estruturais e funcionais da atividade(orientação, execução e controle). Nela, o aprendiz terá conhecimento não só de todas as condições para a realização a situação-problema, como os limites de aplicação da mesma.

Para o modelo de ensino formativo-conceitual o que está em questão não é a aprendizagem de um determinado conhecimento ou o desenvolvimento de uma habilidade em particular, mas a qualidade dessa aprendizagem e sua contribuição para a evolução do pensamento e da habilidade motora como um todo.

A base orientadora da ação conduz o aprendiz-aluno- a testar a sua aplicação em diversas situações, contribuindo para a assimilação dos conceitos mentais a ela associadas (idem, ibid., p. 78). Esse modelo foi aplicado para a assimilação do conceito de áreas de figuras planas, onde consiste em fazer uma atividade planejada de tal modo que permita identificar se o aluno aprendeu e sabe explicar o que é e como se calcula a área de uma figura plana. Para Núñez e Pacheco (1997, p.50) o aluno deve ter consciência do que está fazendo e por que.

Existem dificuldades na elaboração da base orientadora da ação. Segundo Galperin ( 1989c, p. 75), a maior dificuldade para a elaboração da base orientadora da ação é a identificação dos conceitos operacionais(invariantes) que direcionam a ação do aprendiz-aluno-, garantindo a descoberta da solução para a situação-problema logo nas primeiras tentativas.

O modelo formativo-conceitual dirige-se para instrumentar o aprendiz a desenvolver um método geral de ação. O objetivo não é assimilar os conceitos que compõem a base orientadora da ação, mas, sim, utilizar as referências operacionais fornecidas por eles para direcionar as ações mentais na análise e resolução das situações-problema.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.scielo.br/pdf/es/v27n97/a07v2797.pdf

http://www.sbemrn.com.br/site/II%20erem/oficina/doc/oficina3.pdf

...

Baixar como  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »