TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas E Aprendizado Infantil

Monografias: Praticas E Aprendizado Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE: Aula 14 - Piaget

O presente trabalho tem por objetivo descrever cena observada em situação de estágio e/ou situações diversas, com crianças de 4 a 9 anos e um adulto, e analisá-las à luz das contribuições teóricas de Piaget, tendo como base o texto DeVries, Rheta e Zan, Betty. Alternativas Cooperativas à Disciplina. In: A ética na educação infantil: o ambiente sócio-moral na escola; tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 1998. p.193-206.

O objetivo é apontar em que medida e de forma a intervenção do adulto contribuiu para o desenvolvimento da heteronomia ou autonomia na criança.

DADOS DA CENA:

Atores: criança de 4 anos e 11 meses (ACF), Mãe da criança: DLC e Professora da criança: F.

1. Todas as quintas-feiras ACF leva dinheiro para comprar lanche da Cantina da Escola. Nesse dia, DLC, a mãe de AC, combinou com ele que o dinheiro seria utilizado para comprar um pão de queijo, um suco de uva e um pacote de confeitos de chocolate.

2. Quando ACF chega em casa e a sua mãe vai olhar a agenda, vê um bilhete da professora F. e o pacote de confeitos de chocolate intacto grampeado na agenda.

3. O bilhete dizia que, a professora F. vendo que ACF não estava comendo bem seu lanche, fez um combinado com ele, antes de permitir que comesse a sobremesa (confeitos de chocolate): caso ACF comesse mais um pouco do pão de queijo, teria direito a comer a sobremesa. ACF esperou a professora virar-se de costas e jogou seu pão de queijo no lixo, porém a professora percebeu. Ela então não lhe permitiu comer a sobremesa e relatou o caso na agenda da criança, enviando juntamente com o bilhete o pacote fechado de confeitos.

4. A mãe de ACF ao ler o bilhete, conversou com o filho e perguntou se era verdade. Ele disse que sim. A mãe então lhe disse:

5. - Eu também não vou lhe dar os confeitos, pois o que você fez foi muito feio. A professora não deixou você sem sobremesa porque você não quis comer o pão, mas sim porque você a enganou, jogando o pão no lixo. Como as pessoas podem acreditar em você se você mente ou tenta enganá-las?

ACF disse chorando:

6. - O pão era muito grande e eu não consegui comer todo ele. O meu pai todo dia manda muito lanche na lancheira e eu não consigo comer tudo.

A mãe respondeu:

7. - Tudo bem ACF, à noite quando o papai chegar vamos conversar com ele e dizer para colocar menos coisas no seu lanche, porém sobre essa situação de hoje vou manter o que te disse. Você não vai comer os confeitos. Só comerá, caso amanhã a professora me informe pela agenda que você comeu melhor o seu lanche, ok?

8. ACF concordou, embora tenha ficado triste.

9. No dia seguinte o relato da agenda foi que ele comeu melhor o lanche e que foi bem melhor ter colocado alimentos que ACF gosta de comer e em menor quantidade. Depois desse relato a mãe cumpriu o prometido e após o almoço deixou ACF comer os confeitos de chocolate.

10. Dias depois, na reunião de pais da Escola, a professora F. contou à mãe de ACF:

11 - Nessa semana, durante o lanche, vi que o ACF tinha trazido um suco de caixinha e um leite fermentado, porém não o vi tomar o suco. Cheguei perto dele e perguntei: - Cadê o suco que tava aqui? Ele disse:- coloquei na lancheira. Então respondi: - Como você me enganou uma vez, não posso acreditar em você agora. Vou precisar abrir sua lancheira e conferir. Olhei e realmente o suco estava lá. Então eu disse: - Que gostoso! Vamos tomar?! ACF respondeu: - Não, não quero tomar suco. Retirei-me satisfeita com essa resposta – finalizou a professora.

ANÁLISE DA CENA:

No tópico 3, no qual o conflito entre ACF e a professora aconteceu, o que podemos observar é que ACF descumpriu o combinado com a professora e por isso ficou sem a sobremesa. A descrição da cena não deixa claro se a professora abordou o fato de ACF ter tentando enganá-la, quando jogou o lanche no lixo, mas diz mais sobre o descumprimento de um acordo entre a criança e a professora.

Nos tópicos 4 e 5, no qual a mãe interage com ACF, fica clara a observação de que a ação de ACF de jogar o lanche no lixo, quando concordou em comê-lo, foi uma tentativa de enganar ou mentir e essa ação tem como consequência a perda da confiança em ACF por parte da professora na cena em questão. Entretanto ACF não experimentou até aquele momento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com