TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas Em Gestão De Pessoas

Ensaios: Praticas Em Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  2.437 Palavras (10 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Nesta obra serão apresentados praticas de gestão de pessoas, tais como: Recrutamento e seleção, cargos e tarefas, auditorias em recursos humanos, direito e práticas trabalhistas e etc...Onde foi buscado conhecer seus principais desafios. Enfim, conhecer sobre os assuntos estudados.

2 – DESENVOLVIMENTO

2.1 – CARGO

Como ponto de partida para compreensão do assunto, temos que entender o que é um cargo e no que ele se baseia. Podemos classificar um cargo como sendo composto por:

Tarefas - refere-se a atividades repetitivas, como por exemplo acontece com cargos operários.

Atribuição - refere-se a atividades mais direcionadas, como por exemplo mensalistas.

Função - conjunto de tarefas exercida de maneira sistemática por um indivíduo, que sem ocupar o cargo desempenha tal função.

Com isso, classificamos um cargo como sendo um conjunto de funções, com suas atribuições e tarefas

Descrição de cargos - é o processo que em suma, visa enumerar o conjunto de tarefas, atribuições e funções realizadas pelo colaborador em determinado cargo. Seria representar por escrito o que se realiza no dia-a-dia.

Análise de Cargos - enquanto a descrição de cargos se preocupa com o conteúdo, que faz, quando faz, como faz e por que faz, a análise estuda e determina os requisitos qualitativos para desempenhar a função, ou seja, as responsabilidades envolvidas, o grau de instrução, a capacidade de desenvolvimento. Ela se concentra em quatro requisitos: Mentais, físicos, de responsabilidade e condições de trabalho.

Descrever e analisar cargos é também o caminho para se definir a remuneração do colaborador, pois a partir dele temos o conhecimento do que está sendo realizado, como deve ser realizado e quem deve realizar, assim sendo, avalia-se um justo valor para tais exercícios, levando em consideração sempre o grau de complexidade, conhecimento exigido e ambiente de trabalho.

Embora a descrição do cargo se preocupe com os aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com o seu conteúdo; a análise do cargo aborda aspectos extrínsecos, isto é, os requisitos que o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo.

"Embora intimamente relacionadas em suas finalidades e no processamento de obtenção de dados, a Descrição de Cargos e Análise de cargos são perfeitamente distintas entre si. Enquanto a Descrição se preocupa com conteúdo do cargo o que o ocupante faz, quanto faz, como faz e porque faz; a análise pretende estudar e determinar todos os requisitos qualificativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo, para seu desempenho adequado é por meio desta análise que os cargos estão posteriormente avaliados e devidamente classificados para efeito de comparação" (CHIAVENATO,2001, p. 68).

2.2 – DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGO

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGO

Título do cargo: Líder Equipe 2 Data emissão 01/10/2013 Data revisão 01/04/2014

Descrição Sumária: Reportando se ao operacional, auxiliando no planejamento estratégico da área.

DESCRIÇÃO DO CARGO

Realizar supervisão, Treinamento da equipe, Definir tarefas e funções.

ANÁLISE DO CARGO

A) Requisitos mentais:

• Boa Memoria:

• Criatividade:

• Habilidade para lidar com pessoas:

B) Requisitos físicos:

• Esforço físico necessário:

• Concentração visual:

• Destreza ou habilidade:

• Compleição física necessária:

C) Responsabilidades envolvidas:

• Supervisão de pessoal:

• Materiais e equipamentos:

• Contatos internos e externos:

• Informações confidenciais:

D) Condições de trabalho:

• Ambiente de trabalho:

• Riscos envolvidos

3 - Recrutamento

Recrutamento é o nome que da a um conjunto de procedimentos ou técnicas usadas para convocar, habilitar ou empregar pessoas qualificadas e capazes a exercer funções dentro do cargo de necessidade da empresa ou instituição. O Recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos Recursos Humanos da organização.

Para isso existem algumas formas de recrutamento, e com base nisso vamos tratar do Recrutamento externo e interno.

3.1 – TIPOS DE RECRUTAMENTO

Recrutamento Interno:

Quando Existe um cargo para o qual é necessário efetuar Recrutamento, a prioridade para o seu preenchimento recai sobre os colaboradores da empresa efetuando-se promoções (Movimentação Vertical), Transferências (Movimentação Horizontal) ou transferências com promoção (Movimentação Diagonal).

Desta forma, o recrutamento interno realiza-se mediante: Um sistema de informação acerca dos cargos disponíveis através de notas de serviço e /ou do jornal da empresa, verificação dos ficheiros da empresa procedendo-se a uma triagem tendo por base as informações disponíveis e os critérios de seleção, e existência de um plano de carreira.

O Concurso Interno trata-se de dar a conhecer aos colaboradores da empesa o cargo vago, por meio de anúncios nos painéis informativos ou na intranet, convidando-os a candidatar-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com