TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre Projeto

Pesquisas Acadêmicas: Pre Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 2

Tema

A importância da brincadeira para as crianças

Justificativa

Com relatos de que a infância de nossas crianças está acabando cada vez mais cedo, nos vimos diante de um tema que tem como único e exclusivo propósito mostrar como as brincadeiras, os jogos e o faz de conta tornam-se de extrema importância para o amadurecimento das crianças, principalmente nessa fase onde a curiosidade se faz presente. O brincar na maioria das vezes remete muito mais do que o sentido das palavras, nas brincadeiras, nos jogos e no faz de conta é possível detectar se alguma criança apresenta algum problema de comunicação ou de sociabilidade apenas observando como ela desenvolve uma atividade nas aulas com brinquedos.

Problema

Diante de tantos problemas que hoje vemos a mídia mostrarem de agressividade, déficit de atenção e hiperatividade presentes em nossas crianças, chegou à conclusão que muitos desses problemas poderiam ter sido descobertos e tratados a tempo se as crianças tivessem sido orientadas na hora do brincar por profissionais atentos aos sinais que elas deixam transparecer quando brincam. Algumas crianças, quando pedido que se faça um desenho, por exemplo, expressam com cores fortes e rabiscos bem diferente de outras crianças que são centradas e possuem uma noção mais definida do que se pedi. Quando colocadas para brincarem em grupo, essas crianças mais agressivas logo passam a não gostar do jeito que o grupo conduz a brincadeira e começam a brigar e bater em seus colegas. O faz de conta é uma maneira excepcional de detectar esses problemas. Quando observada em seu mundo infantil elas conversam sozinhas, e nessas conversas nos é possível ver como elas encaram os dramas do dia a dia, deixando transparecer os problemas que enfrentam dentro de casa, seja um pai que bebe uma mãe agressiva ou algum abuso cometido por pessoas do seu próprio convívio. Além do mais as brincadeiras estimulam a criatividade e a imaginação da criança, é bom para a formação e auxilio na aprendizagem.

Bibliografia

OLIVER, Gabriella. Chaves. A importância do brincar na Educação Infantil / Gabriella Chaves Oliver – São Paulo. Clube de Autores, 2012

VYGOTSKY, Leontiev, Luria. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. SP, Ícone, 2001.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com