TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre Projeto

Monografias: Pre Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 7

ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃOUNIVERSIDADE

7° SEMESTRE – 2013/1

projeto de atividades

IRECÊ-BA

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

7º SEMESTRE – 2013/1

JOANNA CARLA LIMA – RA 268577

MARIA ALDENICE – RA 284053

MONIQUE MATOS SILVA – RA 279937

LUCAS ALEXANDRE BARBOSA - RA 284071

TIAGO DIAS DE SOUZA – RA 282109

ANTONIO NILTON GONÇALVES - 282062

projeto de atividades

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de projetos de atividades do curso de Administração de empresas, turno noturno, da Universidade Anhanguera Uniderp ministrado pelo professor Marcos José.

IRECÊ-BA

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

7º SEMESTRE – 2013/1

A IMPLEMENTAÇÃO DO ALMOXARIFADO NO SENAI DE FEIRA DE SANTANA-BA: ORGANIZAÇÃO E FUNCIONALIDADE.

RESUMO

O presente trabalho busca atender as necessidades do SENAI de Feira de Santana-BA, no sentido de solucionar os problemas de controle de materiais da instituição, evitando com isso conseqüências indesejáveis na manutenção de estoque de materiais utilizados para realização das aulas práticas. O trabalho teve como embasamento observações feitas na própria instituição bem como comparações com outras, leituras de livros e artigos que tratam do assunto em questão, análises, colocações e sugestões feitas pelo autor. A partir desses meios entende-se que a necessidade de modificações no almoxarifado do SENAI – Feira de Santana-BA é de substancial importância uma vez que, bem estruturado e organizado facilitará o desenvolvimento do manuseio dos materiais e utensílios indispensáveis para eficácia e eficiência na prestação dos serviços oferecidos.

Palavras-chaves: Administração de materiais, almoxarifado, armazenagem, controle, organização.

ABSTRACT

The present work aims to meet the needs of the SENAI of Feira de Santana-BA, in order to solve the problems of materials management of the institution, thereby avoiding undesirable consequences for the maintenance of inventory of materials used to conduct practical classes. The work had as base the observations made in the institution as well as comparisons with other readings of books and articles dealing with the issue in question, analysis, standings and suggestions made by

the author. From these definitions means that the need for changes in the storeroom of the SENAI of Feira de Santana-BA is of considerable importance since, well structured and organized to facilitate the development of handling equipment and tools necessary for effectiveness and efficiency in the provision of services.

Key words: Materials management, warehouse, storage, control, organization.

1 INTRODUÇÃO

Logística é uma palavra originada do antigo grego logos, que significa razão, cálculo, pensar e analisar. Pensa-se que esse é um termo novo, todavia de acordo com relatos, desde os tempos bíblicos os lideres militares já se utilizavam da logística, só que isso acontecia de forma rudimentar. Partindo desse pressuposto, podemos definir logística como sendo um ramo da ciência militar responsável por obter, dar manutenção e transportar material, pessoas e equipamentos.

A mensuração da riqueza de um país é feita pelo seu Produto Nacional Bruto. Estima-se que em torno de 20% da riqueza nacional esta investida em atividades de logística e que estas atividades empregam cerca de 10 a 15% da força de trabalho, a partir daí podemos concluir a sua importância. Atualmente, a Administração de Materiais assume um papel crucial no desenvolvimento das atividades organizacionais, reduzindo os custos e conseqüentemente otimizando os fatores que são considerados de suma importância para manutenção e sucesso dentro de toda e qualquer instituição, seja ela de caráter público ou privado.

Os estoques são os suprimentos ou materiais que toda e qualquer empresa ou instituição precisa manter, seja para

vender, fornecer insumos ou suprimentos para o processo produtivo ou prestar serviço de qualidade a depender do seu público alvo. Para isso surge a necessidade dos almoxarifados. Esses por sua vez são o local destinado à guarda e conservação de materiais em recinto coberto ou não, adequado à sua natureza, com função de destinar espaços onde irá permanecer cada item aguardando a necessidade do seu uso, ficando sua localização, equipamentos e disposição interna acondicionada a política geral de estoques adotada pela empresa/instituição.

De uma forma generalizada podemos dizer que todas as empresas e instituições, sejam elas de caráter público ou privado, que comercializem produtos ou prestem serviços, precisam manter estoques. Entende-se com isso que os estoques constituem uma parte substancial dos ativos totais.

A partir desse entendimento e da análise feita, tomando como foco e ponto de partida o SENAI – Feira de Santana-BA, projetamos nossa pesquisa para responder a seguinte problemática: Como solucionar os problemas de controle de materiais para execução das aulas práticas nos cursos oferecidos pelo SENAI de Feira de Santana?

1.1 Justificativa e problemática

A competitividade associado ao fenômeno da globalização dos mercados exige cada vez mais agilidade e melhores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com