TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre Projeto

Exames: Pre Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  1.007 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PRÉ-PROJETO

Amanda Aparecida Lira Gullo – RA 3808602911

Ana Claudia de Oliveira- RA:4561901325

Denise Ap. Simão da S.Santos- RA:4561901325

Nadia Regina de A. A. de Castro- RA:4561887273

Sandra Mara Cipriano dos Santos – RA:4311813427

RIBEIRÃO PRETO/SP

OUTUBRO/2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PRÉ-PROJETO

Amanda Aparecida Lira Gullo – RA 3808602911

Ana Claudia de Oliveira- RA:4561901325

Denise Ap. Simão da S.Santos- RA:4561901325

Nadia Regina de A. A. de Castro- RA:4561887273

Sandra Mara Cipriano dos Santos – RA:4311813427

O Pré-Projeto apresentado ao curso de Pedagogia, do Centro de Educação a Distância – CEAD, da Universidade Anhanguera Uniderp, como quesito obrigatório para cumprimento da disciplina de Projeto Integrador I, sob a orientação da Tutora a Distância: Esp. Elizângela Siqueira e _Joice Emanuele Munhoz Cicilino Tutora Presencial

RIBEIRÃO PRETO/SP

OUTUBRO/2014

SUMÁRIO

Introdução ...................................................................................................

Tema..............................................................................................................

Justificativa....................................................................................................

Problema......................................................................................................

Considerações Finais .................................................................................

Referências Bibliográficas .........................................................................

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir foi fundamentado na necessidade de se ensinar arte, em especial música na educação infantil, como método de desenvolvimento cognitivo e não apenas de recreação,levando-se em conta que esse tipo de atividade está cada dia mais presente na vida escolar e na necessidade de se ter sua aplicação de forma correta e prazerosa .

A criança chega á escola com uma bagagem musical muitas vezes negativa. Somos bombardeados, atualmente, com a massificação dos ritmos e a proliferação de letras que vulgarizam mulheres e homens, expressam de forma subliminar ou explícita, o apelo sexual. Isso tem sido uma preocupação constante e atual no que diz respeito à influência negativa de algumas músicas no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Caberá á escola transmitir a qualidade musical necessária para um desenvolvimento saudável .

É fato a falta de profissionais especializados em creches e pré escolas, porém todos podem e devem desenvolver e ampliar possibilidades musicais , ressaltando a musica com outras disciplinas , buscando atividades significativas que se adaptem a cada etapa do desenvolvimento infantil.

1 - TEMA

A escolha do tema A importância da música na Educação Infantil ,se fez por observarmos nos estágios obrigatórios que a música como contribuição para a aprendizagem, estava limitada apenas em cantigas de rotina escolar e datas comemorativas.

Resolvemos então usar a música em nossa regência, com o consentimento da professora ,e trabalhamos histórias infantis cantadas (em cordel) e brincadeiras musicais.

A experiência foi significativa tanto para as crianças como para as professoras que comprovaram ainda mais que as musicas trabalhadas em outras formas estimulavam os alunos positivamente trazendo curiosidade, calma e prazer.

A música em seu todo traz todos os tipos de sentimentos, nos possibilita descobertas, encantamento e sensações necessárias para um desenvolvimento infantil satisfatório.

2- JUSTIFICATIVA

Crianças precisam iniciar seu processo de musicalização desde bebes, pois sabemos que mesmo no útero materno o bebe já reage a estímulos sonoros. E é no despertar musical da criança, que acreditamos contribuir para uma percepção auditiva e um desenvolvimento cognitivo,motor e criativo.

Nessa perspectiva, consideramos a música como parte integrante da formação global infantil, com grande influencia em seu desenvolvimento, principalmente no que diz respeito a sociabilidade, criatividade, a sensibilidade e o conhecimento.

Buscamos que professores compreendam que crianças de 0 a 6 anos precisam de um ambiente escolar agradável usando-se a música como contribuição para que esse ambiente lhe traga prazer,alegria,calma e para que encontrem na influencia da música ferramentas para uma ensino saudável longe do repertorio musical que muitas dessas crianças costumam encontrar fora da escola .

A música tem que ser entendida como uma linguagem e não como uma forma de estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com