TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre projeto

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.632 Palavras (31 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 31

FAA – FACULDADE ANGLO AMERICANO

ALESSANDRA APARECIDA DE SOUZA MENGER

MARIA FÁTIMA SIQUEIRA FRANCISCO

SEBASTIÃO FRANCISCO DE ALMEIDA GASPAR

DESAJUSTES EMOCIONAIS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DOS CMEI’s DE FOZ DO IGUAÇU - PR

FOZ DO IGUAÇU

Dezembro 2010

ALESSANDRA APARECIDA DE SOUZA MENGER

MARIA FÁTIMA SIQUEIRA FRANCISCO

SEBASTIÃO FRANCISO DE ALMEIDA GASPAR

DESAJUSTES EMOCIONAIS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DOS CMEI’s DE FOZ DO IGUAÇU - PR

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisas em Psicologia, como requisito parcial para elaboração da monografia  de conclusão do curso de graduação de Psicologia da  Faculdade Anglo Americano.

Orientadora: Profª Me. Nazaré de Oliveira Almeida.

    

FOZ DO IGUAÇU

Dezembro 2010

1 – TEMA:        

1.1  - GÊNESE OU ORIGEM DO TEMA E DO PROBLEMA DE PESQUISA:        

1.2 - DETERMINAÇÃO E DELIMITAÇÃO DO TEMA DE PESQUISA:        

2 – PROBLEMA:        

3 – OBJETIVOS:        

3.1 – Geral.        

3.2 – Específico.        

4 – JUSTIFICATIVA:        

5 –  DINÃMICA DO TESTE EFN:        

6 - HIPÓTESE:        

6- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:        

7 – PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS:        

7.1 – Tipo de Pesquisa:        

7.1.1 – Quanto aos objetivos.        

7.1.2 – Quanto aos procedimentos técnicos.        

7.2 – Método.        

7.2.1 – Método de abordagem.        

7.2.2 – Método de procedimento.        

7.3 – Delimitações do Universo a ser pesquisado.        

7.4 – Técnica para coleta de dados.        

7.5 – Análise e interpretação de dados.        

8 - CRONOGRAMA:        

9 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:        

1 – TEMA:

DESAJUSTES EMOCIONAIS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

1.1 - GÊNESE OU ORIGEM DO TEMA E DO PROBLEMA DE PESQUISA:

        Diante das circunstâncias observadas nas Escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino da cidade de Foz do Iguaçu, onde um elevado número de professores encontra-se afastado do trabalho por licença médica, sendo que em muitos casos as enfermidades são de cunho emocional gerados pelo estresse de sua rotina em sala de aula. Este trabalho procurará abordar os desajustes emocionais dos professores na educação infantil da rede municipal de Foz do Iguaçu PR, que em virtude da pouca literatura disponível nesta área, surgiu o interesse em fazer esta pesquisa a fim de poder levantar dados que possam mostrar a real situação destes docentes da educação infantil.

        Com a reformulação da Lei Orgânica do Município no ano de 2005, em virtude dos avanços da legislação educacional que passou a priorizar a educação infantil, estabelecendo que esta é a primeira etapa da educação básica da criança. Surge então a necessidade da formação do professor da Educação Infantil. Hoje sabemos que a sobrecarga é muito grande imposta a estes educadores, pois a elevada carga horária que permanece em sala de aula, a baixa remuneração e a falta de formação continuada e especializada poderão estar contribuindo para o desajuste emocional destes educadores. O professor de hoje assume um papel não só de educador, mas também de cuidador, estendendo-se a um papel social que caberia a família.

É nesse mesmo quadro que se exige do professor inúmeros papéis – o familiar, o clínico (médico, psicólogo, logopedista etc.), o assistente social, o nutricionista. O papel de ensinar é ampliado até o incomensurável: é preciso ensinar tudo. Ao tamanho da carência projetada no aluno, corresponde a tarefa do professor primário hoje. Simultaneamente, ele é cada vez mais desqualificado em formação e assistência técnica, em salário e em condições de trabalho. Escola impossível, onde se coloca ao professor a missão de levar para a sala de aula tudo aquilo que falta. Os

1.2 - DETERMINAÇÃO E DELIMITAÇÃO DO TEMA DE PESQUISA:

        Desajustes emocionais de docentes da educação infantil dos CEMEI’s – Centro Municipal de Educação Infantil de Foz do Iguaçu PR.,

2 – PROBLEMA:

        A pesquisa procurará levantar dados que possibilitem a análise e diagnóstico da prevalência de desajustes emocionais nos docentes da educação infantil. Buscará com a

aplicação de testes de Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo (EFN), identificar com base em análise dês escores das sub-escalas dos testes obter informações necessárias para a avaliação de índices de docentes que se encontra com índices acima do normal e que necessitem ajuda psicológica.

3 – OBJETIVOS:

3.1 – Geral.

  • Levantar o panorama das condições emocionais em que se encontram os professores dos CMEI’s  de Foz do Iguaçu PR.

3.2 – Específico.

  • Avaliar os níveis crônicos de ajustamento e instabilidade emocional dos professores da educação infantil, os estilos cognitivos e comportamentais decorrentes do alto nível de:

a) Vulnerabilidade.

b) Desajustamento psicossocial.

c) Ansiedade.

c) Depressão.

4 – JUSTIFICATIVA:

Entende-se que esse tema é de grande relevância para a Rede Municipal de Educação de Foz do Iguaçu, pois a pesquisa será de forma abrangente e nos oferecerá uma amostra confiável do universo pesquisado. Estas informações possibilitarão a implementação de medidas a fim de estabelecer melhorias no sistema de ensino que venha a contribuir em uma melhor qualidade de vida aos docentes da educação Infantil e também dar um suporte de apoio psicológico aos possíveis profissionais identificados com estes estressores identificados na pesquisa..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.1 Kb)   pdf (320.3 Kb)   docx (43.2 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com