TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prejuizos Causado Pelo Disperdicio Da Soja

Dissertações: Prejuizos Causado Pelo Disperdicio Da Soja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  4.793 Palavras (20 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 20

Prejuízo causado pela perda de grãos no transporte da colheita até o destino final.

1. INTRODUÇÃO

O crescimento do “nosso” plantio e da nossa agricultura brasileira com o passar dos anos vem crescendo de uma forma tal que, hoje somos um dos maiores se não o maior produtor no geral de grãos, verduras, hortaliças, etc., perdendo em alguns poucos casos pontuais. Os motivos são bem fáceis de entender: muita água vinda das chuvas, muita água vindo dos rios, um solo fértil com todos os ingredientes necessários (argila, calcário, sais minerais, húmus, nutrientes, etc.), e um clima bem favorável com temperaturas variando de quente a frio do norte ao sul do país permitindo que se plante quase qualquer tipo de fruta, legumes, grãos e verduras que se possa trabalhar no mundo. E essa pesquisa que estamos fazendo aqui, se dirige a um o mais valioso se não o mais procurado grão do mundo que é a Soja. Todos esses anos de produção e toda a tecnologia empregada e desenvolvida não foram capazes de diminuir o desperdício deste grão. Foram investidos muitos milhões de dólares para modificar geneticamente o grão e uma das maiores empresas nesse sentido é a conhecida Monsanto. Os três tipos de grãos mais trabalhados aqui no Brasil são: Edamame, Amarela e Preta. Com toda tecnologia e todo esse dinheiro investido não conseguimos controlar o nosso maior vilão: O desperdício! O desperdício de grãos durante o transporte e realmente assustador, da fonte de produção até o destino final a quantidade de grãos que fica pelo caminho é algo impressionante. Em época de colheita, o que mais se vê na beira das rodovias é a soja que cai da carroceria dos caminhões. A estimativa é que cerca de Um milhão de toneladas do grão sejam desperdiçados durante o transporte do campo até o porto de Paranaguá. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária estimam que sejam perdidos cerca de 10 milhões de toneladas de grãos por ano nas estradas, visto que 67% da carga são transportadas pelo modal rodoviário. Segundo levantamento, em 2011 foram retirados das lavouras 11.706.380 toneladas de grãos, em contrapartida a produção ficou em torno de 5.858.318. O problema é constante, as perdas são provocadas pelas condições das estradas e pela má conservação das carrocerias dos caminhões que fazem o transporte da safra.

Diante de tantos problemas com o desperdício dos grãos, quais seriam as medidas para minimizar esses desperdícios?

http://www.plantiodireto.com.br/?body=cont_int&id=904

http://www.sempretops.com/informacao/solo-fertil-e-suas-caracteristicas/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Soja

1.1 OBJETIVO

Demonstrar os impactos gerados por essa restrição para as empresas do setor de transporte de carga, propondo medidas que visem a diminuir os problemas detectados.

1.1.1 Objetivo Específico

• Identificar alternativas para diminuir os impactos causados pelo trânsito

1.2 JUSTIFICATIVA

A restrição é determinada pelo Decreto 29.231, que proíbe a circulação de caminhões em várias áreas da cidade do Rio de Janeiro, assim como a carga e a descarga, no período entre as 06 horas e as 10 horas e entre as 17 horas às 20 horas, de segunda a sexta-feira, excluindo os feriados. A restrição do trânsito está diretamente associada ao fator custo no qual influencia diretamente os gastos das empresas de transporte de cargas, que consequentemente serão repassados para o consumidor final.

1.3 METODOLOGIA

Realizar levantamento de dados e analisar o impacto causado pela restrição do transporte, nas condições indicadas acima, para que através destas informações possa ter um planejamento melhor e estratégias de soluções para redução de custos.

Quanto os procedimentos da coleta de dados foram realizados através de pesquisas eletrônicas. Para Gil (1994, p. 158) as fontes escritas na maioria das vezes são muito ricas e ajudam o pesquisador a não perder tanto tempo na hora da busca de material em campo, sabendo que em algumas circunstâncias só é possível à investigação social através de documentos.

2. DEFINIÇÃO DA SITUAÇÃO CRÍTICA

A expansão na frota de veículos, tanto em tamanho quanto em quantidade, gerou um gargalo no trânsito da cidade, o que obrigou a Prefeitura do Rio de Janeiro a encontrar meios que mitigassem esse impacto, já que a região metropolitana é a área que tem um elevado tráfego de todos os tipos de veículos diariamente. As medidas restritivas impõem ao transportador aumento de custo, seja na mão de obra ou equipamentos e infraestrutura, estes custos adicionais são repassados ao valor do produto e, consequentemente ao consumidor final.

Como minimizar os custos gerados pela restrição do trânsito?

3. LEGISLAÇÃO SOBRE AS RESTRIÇÕES DE TRÂNSITO DE TRANSPORTE DE CARGA

Conforme decreto nº 37784 de 10 de Outubro de 2013, dispõe sobre horário de circulação de veículos de carga e operação de carga e descarga na forma que menciona, e dá outras providências.

O decreto estabelece os horários especiais de tráfego de veículos de transporte de cargas nas vias de intensa circulação de veículos. Devido ao aumento recente do número de veículos nas vias da cidade na qual vem provocando congestionamento e impondo à população gastos adicionais consideráveis no tempo de deslocamento.

A guarda municipal do Rio de Janeiro e a companhia de engenharia de tráfego – CET RIO priorizarão nos horários de 06hs às 10hs e 17hs às 21hs as fiscalizações do dispostos neste referido decreto aplicando as penalidades previstas no código de trânsito brasileiro, sendo com multas e/ou remoção do veículo.

Todas as vias com restrições são sinalizadas através de placas. Essas restrições não se aplicam aos veículos de socorro e emergência, de transporte de valores, aos serviços de utilidade pública e aos veículos de transporte de combustíveis.

4. LOCAIS COM RESTRIÇÕES NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

• Av. Dom Helder Câmara

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com