TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparo de Materiais e Meios de Cultura

Por:   •  2/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES

Biomedicina – Microbiologia Geral

Nome: Heloisa B. Martins                                                                      

Professor (a): Dra. Liana Johann

 Preparo de materiais e meios de cultura

Antes de começar a cultivar microrganismos em meio de cultura, é necessária a preparação dos materiais que serão utilizados para tal objetivo. No preparo desses materiais na primeira aula prática da disciplina de Microbiologia Geral, foi feito o envelopamento de materiais para serem autoclavados, junto com a preparação de meios de cultura para a “criação” de microrganismos.

Etapa 1: Preparo dos materiais para a autoclavagem.

Os materiais embalados para serem autoclavados, foram:

- Dois cabos de bisturi;

- Duas pinças;

- Uma caixa com ponteiras de 1 mL para pipetagem;

- Uma caixa com ponteiras de 0,1 mL para pipetagem.

Para empacotar os cabos de bisturi e as pinças, foram feitos envelopes de papel pardo. Os materiais foram colocados em envelopes diferentes, pinças em um e cabos de bisturi em outro, todos no mesmo sentido. Após a confecção dos envelopes, eles foram lacrados com fita crepe e posto a identificação, ou seja, o nome dos integrantes do grupo, a data e a disciplina. Para a garantia de que o material foi autoclavado corretamente, foi posto um pequeno pedaço de fita de autoclave em cada pacote.

Já as caixas com as ponteiras para pipetagem, não foi feito envelopes ou empacotamento com papel pardo, mas sim foram lacradas com fita crepe ao longo de toda a tampa das caixas. Após isso, as caixas foram identificadas com o nome dos integrantes do grupo, a data, e a disciplina. Para a garantia de que o material foi autoclavado corretamente, também foi posto um pequeno pedaço de fita de autoclave em cada uma.

Esses materiais foram empacotados e lacrados, para ser possível realizar a autoclavagem, e após esse processo, se manterem esterilizados até o uso. A identificação foi posta para saber a qual grupo os materiais pertence, e o que contem, no caso dos pacotes, dentro deles.

Etapa 2: Preparo dos meios de cultura.

Foram preparados três meios de cultura, com três produtos diferentes, que eram:

- Ágar PCA;

- Ágar Sabouraud;

- Água Peptonada Salina 0,1%.

Antes de iniciar o preparo dos meios de cultura, foi feito cálculos para saber a quantidade de produto que precisaria para fabricar o meio, já que nos rótulos dos produtos, a quantidade indicada era equivalente a 1 L, e na nossa prática, o volume foi menor que 1 L. Depois dos cálculos estarem pronto, foi pesado numa balança semi analítica a quantidade necessária de produto para produzir o meio.

Para o preparo do Ágar PCA, foi posto em um shott de 500 mL, 1,75g de Ágar PCA junto com 100 mL de água destilada, e feito a homogeneização. Após o preparo do meio, foi feita a identificação com o nome do grupo, a data, a disciplina e o nome do produto, junto com um pedaço da fita de autoclave. Para medir o pH da solução, foi usado um pHmetro, onde o pH deveria ser 7 com variação de 0,2.

Para o preparo do Ágar Sabouraud, foi posto em um shott de 500mL, 6,5g de Ágar Sabouraud e adicionado 100 mL de água destilada e feito a homogeneização. Após o preparo do meio, foi feita a identificação com o nome do grupo, a data, a disciplina e o nome do produto, junto com um pedaço da fita de autoclave. Para medir o pH da solução, foi usado um pHmetro, onde o pH deveria ser 5,6 com variação de 0,2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com