TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparo de meio de cultura

Por:   •  21/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  4.198 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA

        O cultivo de bactérias é feito no meio de cultura, meio que fornece os nutrientes e condições químicas adequadas para seu crescimento.  

        O meio Base Agar Sangue, é um meio de cultura sólido, pode ser utilizado para o preparo de outros meios mais complexos, através da adição de suplementos de enriquecimento como sangue e fatores de crescimento. Quando não são adicionados suplementos, pode ser utilizado como Agar nutrientes simples ou como mantenedora de culturas estoque por curtos períodos.                            

        - Preparo do meio de cultura Base Agar Sangue; - Pesar e hidratar o meio-base de Agar conforme as instruções do fabricante, isto é, pesar no béquer 4g do meio-base e dissolver em 100ml de água destilada; - Misturar a água e o pó; - Colocar no fogo e mexer até ferver; - Colocar no erlenmeyer e tampar com rolha feita de algodão e gaze;   - Embalar com papel e colocar uma fita adesiva; - E levar para a autoclave. Depois de +/- 30min.; - Adicionar 5ml de sangue para cada 100ml de base; - Homogeneizar delicadamente, evitando bolhas; - Distribuir o liquido em 3 placas de petri, tampá-las e aguardar esfriar; - Esterilizar antes de usar.

        - A composição do meio destina-se ao cultivo de microrganismos e como base para meios mais complexos nutricionalmente, enriquecidos com sangue, soro ou outras substâncias.

        - Agar sangue é um meio de cultura diferencial quando contém substâncias que permitem estabelecer diferenças entre microrganismos muito parecidos e não seletivo, rico em nutrientes, utilizado para isolamento de microrganismo não fastidiosos, verificação de hemólise dos Streptococcus spp. E Staphylococcus spp., possui coloração vermelha escura e opaca.

        - Houve o crescimento bacteriano no Agar sangue devido a sua característica de permitir o crescimento de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. Usado para a diferenciação de Streptococcus pyogenes, Staphylococcus aureus e Escherichia coli.

        - A autoclave é um aparelho muito utilizado em laboratórios de pesquisas e hospitais para a esterilização de materiais. O processo de autoclavagem consiste em manter o material contaminado em contato com um vapor de água em temperatura elevada, por um período de tempo suficiente para matar todos os microrganismos.

        A autoclave é formada por um cilindro metálico resistente, vertical ou horizontal, onde geralmente fica a resistência que aquecerá a água. Possui uma tampa que apresenta parafusos de orelhas e permite fechá-la hermeticamente. Em cima da tampa estão a válvulas de segurança e de ar. Apresenta também uma chave de comando para controlar temperatura e um registro indicador de temperatura e pressão.

        - Como funciona uma autoclave, passo a passo:

        Antes de autoclavar é necessário preparar o material. As placas de petri, espátulas, pipetas devem ser embaladas com papel craft. Frascos com meio de cultura, água e soluções não devem ser totalmente fechados. Geralmente é utilizada uma rolha feita de algodão hidrofóbico (que não molha) e gaze. Essa rolha permite que o vapor entre dentro do frasco e esterilize a solução. Se o recipiente estiver totalmente fechado não haverá esterilização. É colocada uma fita adesiva indicadora de esterilização que mudará de cor após a autoclavação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com