TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pressão pública para resolver problemas ambientais

Artigo: Pressão pública para resolver problemas ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 2

Uma característica da sociedade contemporânea é a crescente inquietação com a qualidade do ambiente natural. Grupos de pressão, cientistas,consumidores, políticos e empresas estão mais conscientes, com relação ao meio ambiente, e cada vez mais influentes. Avaliações por grupos formais, foros globais sobre questões ambientais e a mídia, representam um desafio significativo a formas tradicionais de pensar sobre atividades sociais e industriais. Devido às crescentes evidências científicas resultantes da detecção e medição de contaminantes ambientais, aumentou a pressão pública para que o governo e as empresas enfrentem os problemas ecológicos. Com isto, as organizações têm buscado a diferenciação de seus produtos por meio de um comportamento ambiental responsável.

A globalização, a internacionalização dos padrões de qualidade ambiental através da série ISO 14000, a conscientização dos consumidores e a disseminação da educação ambiental permitem antecipar a intensificação da exigência dapreservação do meio ambiente e da qualidade de vida. Os Critérios para o Bom Desempenho Ambiental do PMGA (2006), desenvolvidos pelo Prêmio Mineiro de Gestão Ambiental (PMGA), afirmam que o mercado mundial está cada vez mais seletivo com a acirrada concorrência globalizada, com as barreiras comerciais impostas por outros países e a

s legislações atuais, exigindo das empresas ações mais competitivas, conscientes e responsáveis ambientalmente.

Segundo o PMGA (2006), o caminho mais evidente paraa sobrevivência no mercado é a melhoria da gestão ambiental de forma sistêmica e consistente. A ISO 14.001 enfatiza que as organizações estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto. Esse comportamento seinsere num contexto de legislação cada vez mais exigente, desenvolvimento de políticas econômicas e a crescente preocupação das partes interessadas com as questões ambientais e o desenvolvimento sustentável.

As empresas devem buscar na Gestão Ambiental um fator potencial de aumento do seu valor agregado: de geração de oportunidades, promoção da imagem e reputação, da elevação da satisfação de funcionários, entre outros. Segundo Motta (1998), a mudança aparece não só como inevitável, mas necessária à sobrevivência. No mundo globalizado, a empresa interage com o ambiente no qual está estabelecido, agindo e reagindo às situações, influenciando e sendo influenciada, adaptando-se continuamente e também provocando adaptações nele.

A gestão ambiental quanto a residuos da construção civil

A Construção Civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento eco-

nômico e social, e, por outro lado, comporta-se, ainda, como grande geradora de impactos ambientais, quer seja

pelo consumo de recursos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com