TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Previsao De Vendas

Ensaios: Previsao De Vendas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  3.234 Palavras (13 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 13

Previsão de vendas

Definição

Previsão, no inglês forecasting, na qual podemos traduzir como pré-moldar e pré-selecionar, portanto é a estimativa de situações futuras e um elemento importante para tomadas de decisões. Ele utiliza diversos métodos estatísticos para estimar vendas futuras de veículos novos em todos os níveis geográficos, desde um código postal local a escala nacional. Ele fornece uma sólida percepção do volume de vendas previsto em todos os níveis para reforçar sua tomada de decisão estratégica.

A previsão de vendas é importante porque possibilita a utilização das máquinas de maneira adequada, para possibilitar a reposição dos materiais no momento e na quantidade certa e para que todas as demais atividades necessárias ao processo industrial sejam adequadamente programadas. Apesar das previsões de vendas serem importantes e úteis para o planejamento das atividades, elas podem apresentar erros nas estimativas, deve-se ter cuidado tanto na coleta de dados como na escolha do modelo de previsão, para que sejam minimizados os erros a níveis aceitáveis e assim não comprometer a exatidão da previsão.

Poderíamos então equacionar com a seguinte fórmula o esquema de previsão:

Previsão = Projeção + Predição

Onde a projeção é o elemento calculável e predição o elemento hipotético.

As previsões podem ser de curto, médio e longo prazos.

Para as previsões de curto prazo (até 3 meses) utiliza-se os métodos estatísticos. Para prever o médio prazo (até 2 ou 3 anos) e o longo prazo (acima de 3 anos) são utilizados métodos matemáticos. Por exemplo, para uma previsão da demanda de automóveis no futuro (longo prazo) deve-se considerar que a demanda de automóveis depende do tamanho da população e da renda per capta

O planejamento é um processo lógico que descreve as atividades necessárias para atingir os objetivos, diferente da predição que é um processo de determinação de acontecimentos futuros com base em dados subjetivos. E da previsão de vendas que é um conjunto de procedimentos de coleta, tratamento e análise de informações que visa gerar uma estimativa das vendas futuras, medidas em unidades de produtos em cada unidade de tempo.

Descrição do Ciclo da Administração de Materiais

Necessidade do cliente: identificar as necessidades, explorá-las e identificar os motivos pelo qual o cliente quer satisfazer essa necessidade, é o primeiro passo para uma venda consultiva. Por exemplo, pedir para um diretor industrial contar sobre as dificuldades no processo produtivo, mapear as causas, explorá-las e fazer com que ele priorize resolver. Quando isso acontece, ele automaticamente precisa buscar uma solução. Valem lembrar que as necessidades dos clientes são infinitas, os recursos é que são escassos.

Análise: com base nas informações recebidas do cliente, a área de gestão de materiais consolida as informações e chega ao total a ser produzido, em comum acordo com a área de produção da empresa num sistema de produção puxada ou empurrada. Ao se determinar o quanto produzir é possível determinar os quantitativos de matéria-prima e os demais insumos de produção.

Reposição de Materiais: como a empresa dispõe dos dados e das condições oferecidas por cada um dos fornecedores, ela analisa o que é mais importante naquele momento para decidir sobre a compra. O que é mais importante naquele momento de fechar a compra dos insumos e matéria-prima: O preço? O prazo de entrega? As condições parceladas de pagamento? Cada empresa vive realidades momentâneas diferentes em determinados momentos. Às vezes, o preço a vista é melhor do que a prazo, mas ela vai decidir esta questão em função do seu fluxo de caixa, e às vezes opta por um preço maior, mas que será parcelado em algumas duplicatas. Diante destas questões que envolvem o processo decisório, a empresa toma uma decisão mais favorável e confirma a compra. A confirmação da compra é feita por um pedido formal, onde deve estar escrito e especificado detalhadamente todos os itens e as quantidades a serem adquiridas, pois, só assim, poderá realizar uma conferência minuciosa dos itens na recepção quando os mesmos forem entregues pelo fornecedor. Havendo um pedido formalizado por escrito o pessoal do almoxarifado irá saber se de fato a sua empresa realmente comprou aqueles itens, bem como realizar a conferência das especificações dos itens realmente adquiridos.

Recebimento: esta atividade é realizada na plataforma da empresa que está recebendo o produto comprado. Neste ato, os conferencistas usam o pedido formal de compras para conferir especificações técnicas, preço, as condições de pagamento, a qualidade. No ato da conferência, aqueles itens que, por ventura, não foram comprados não podem ser recebidos pela empresa e devem ser devolvidos, assim como os itens que não estão dentro dos padrões especificados no pedido da compra. É preciso checar se a qualidade, prazo de validade estão dentro das conformidades.

Armazenamento: responsável pela gestão física dos estoques, compreendendo as atividades de guarda, preservação, embalagem, recepção e expedição de material, segundo determinadas normas e métodos de armazenamento. O Almoxarifado é responsável pela guarda física dos materiais em estoque, com exceção dos produtos em processo. É local onde os produtos ficam armazenados para atender a produção e os materiais entregues pelos fornecedores. Armazenagem do produto acabado: após a produção, geralmente ele vai para ser armazenado, cujo depósito fica sob os cuidados do pessoal da expedição por questões de redução de custo. O ideal é que os produtos sejam expedidos para o cliente logo após o final da produção. Nem sempre é possível, por questões operacionais.

Logística (distribuição e entrega): trata-se da atividade que realiza todo o trabalho de controle de atendimento dos pedidos de venda. A expedição cuida de organizar a emissão da nota fiscal de venda e entregar os produtos acabados ao transportador, bem como providenciar o seguro dos produtos. É a atividade responsável em realizar a entrega do produto vendido ao cliente. Ciclo da administração de materiais; necessidades dos clientes; levantamento de informações (consumo / demanda); análise das necessidades; planejamento de materiais; análise de atendimento aos clientes internos e externos a partir dos estoques existentes; análise da necessidade de reposição (comprar ou fabricar) reposição de materiais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com