TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira e Segunda Instrução Aprendiz Maçom

Por:   •  11/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  1.534 Visualizações

Página 1 de 4

Primeira e Segunda Instrução Aprendiz Maçom

Veneravel Mestre

1º Vigilante

2º Vigilante

Caros Irmãos

Na primeira instrução recebemos alguns ensinamentos tanto de comando como dos símbolos, é explicado que o número 3(três) é uma forma de reconhecimento entre os Maçons,  está ligada também aos 3 pontos da esquadria formada pelo Nível e pelo Prumo. A forma de se apresentar em loja na Ordem e também de como andar entre os eixos e colunas são feitas por viagens entre eles, uma Palavra Semestral e dada pelo Grão-Mestre para que se mostre a regularidade dos irmãos em Loja, essa mesma regularidade porem da própria Loja Maçônica se dá pela Carta Construtiva. O Tríplice Abraço Fraternal nos é dado para nos mostrar que devemos colocar em nossas ações diárias os verdadeiros princípios da Maçonaria.

Na segunda instrução temos uma explanação sobre o painel da loja no grau aprendiz, onde somos ensinados sobre os símbolos que o contem, compete ao Aprendiz Maçom o trabalho de desbastar a pedra bruta para que possa desapegar dos seus defeitos e paixões e começar uma nova construção moral na qual é a verdadeira obra da Maçonaria. Por essa simbologia nos mostra que a Loja em um formato quadrilongo, como também comprimento, largura, profundidade e altura da Loja para mostrar que o Maçom não tem limites desde que seja pela prudência.

A RÉGUA, MAÇO e o CINZEL. Representam a Inteligência e a Razão, ferramentas usadas pelo Aprendiz Maçom para o discernimento do Bem e do Mal.

As três colunas SABEDORIA, FORÇA E BELEZA serve para nos dar o sustento nas dificuldades e também na orientação do caráter.

SALOMAO representa a sabedoria em construir, comtemplar o Templo de Jerusalém a serviço de DEUS.

HIRAM representa a força no trabalho do templo.

Foram dadas a essas colunas três ordens de arquitetura. A coluna JÔNICA para representar a sabedoria, A DÓRICA a força e a CORÍNTIA a beleza.

O Teto da Maçonaria representa uma ABÓBADA CELESTE que seria o céu como o local virtuoso para a perfeição. Uma ESCADA composta com vários degraus que mostra os caminhos que o Maçom deve percorrer para busca dos seus aperfeiçoamentos, contendo nela 3(três) símbolos que servira de referência nessa jornada. A CRUZ que significa a (FÉ), A ÂNCORA (ESPERANÇA) E O CÁLICE (CARIDADE). São virtudes necessárias, para o crescimento humano e principalmente Maçônico    

O Interior da Loja contém Ornamentos, Paramentos e Joias

A ESTRELA FLAMEJANTE: A Luz principal da loja representada como o Sol e como brilha para todos, nos ensina a igualdade na pratica do bem não em restrição a um ou outro por afinidade ou amizade mas sim até onde possa alcançar a nossa caridade.

O PAVIMENTOS MOSAICO: Nos mostra que mesmo diante de várias diversidades que a vida nos dá é preciso viver com harmonia respeitando cores, raças e crenças.

A ORLA DENTADA: Simbolizada no amor, é a união e reunião seja de uma Nação, Filhos com seus Pais e também dos maçons em loja para que cada vez mais se aprenda e possa espalhar esses ensinamentos no dia-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com