TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Musculos

Pesquisas Acadêmicas: Principais Musculos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 5

Principais Músculos Superficiais

Músculos do Pescoço

Esternocleidomastóideo: Origem: externo e clavícula, Inserção: estende-se ate o processo mastóide do osso temporal, sua Ação: vira a cabeça para o lado, flexiona o pescoço.

Platisma: Origem: Fáscia do Pescoço e tórax, Inserção: Margem inferior da mandíbula, sua Ação: Abaixa a mandíbula e o lábio inferior.

Músculos do Abdômen

Obliquo externo do Abdome: Origem: Oito costelas inferiores, Inserção: Crista Ilíaca e linha alba, sua Ação: Compressão do Abdômen: rotação da região lombar: traciona o tórax para baixo.

Transverso do Abdome: Origem: Crista Ilíaca, ligamento inguinal, aponeurose toracolombar e catilagem costal das ultimas seis costelas, sua Inserção: Processo Xifóide, linha Alba e púbis, sua Ação: Compressão do Abdome.

Reto do Abdome: Origem: Crista Púbica e sinfase púbica, Inserção: cartilagem costal da quinta a sétima costelas e processo xifóide do esterno, sua Ação: Flexiona a coluna vertebral.

Músculos do Ombro

Deltóide: Origem: Clavícula, acrômio e espinha da escapula, Inserção: Tuberosidade para o Músculo deltóide do úmero, sua Ação: Abduz, estende ou flexiona a articulação do ombro.

Infra-Espinal: Origem: Fossa Infra-espinal da escapula, Inserção: Tubérculo menor do Úmero, sua Ação: Roda a articulação do ombro lateralmente.

Músculos dos Membros Superiores

Bíceps Braquial: Origem: Processo Coracóide e tubérculo supraglenoidal, Inserção: Tuberosidade do radio, sua Ação: Flexiona a articulação do Cotovelo; supina o antebraço e a mão na articulação radiulnar.

Tríceps Braquial: Tubérculo infraglenoidal; faces lateral e medial do úmero, Inserção: Olecrano da ulna, sua Ação: Estende a articulação do cotovelo. O tríceps contem três cabeças ou origens sendo duas das três a cabeça lateral e a cabeça medial origina-se no úmero, enquanto que a cabeça longa origina-se no tubérculo infraglenoidal da escapula onde uma pequena inserção tendinea fixa o músculo tríceps braquial ao olecrano da ulna ajudando a estender a articulação do cotovelo.

Braquioradial: Origem: Crista supra-epicondilar lateral do Úmero, Inserção: Proximal ao processo estilóide do radio, sua Ação: Flexiona a articulação do cotovelo.

Ancôneo: Origem: Epicôndilo lateral do Úmero, Inserção Olecrano da Ulna, sua Ação: Estender a articulação do cotovelo.

Flexor radial do carpo: Origem: epicôndilo medial do Úmero, Inserção Base do segundo e terceiro metacarpais, sua Ação: Flexão e abdução da mão no punho.

Flexor ulnar do carpo: Origem: Epicôndilo medial e olecrano, Inserção: Ossos carpais e metacarpais, sua Ação: Flexão e adução do punho.

Flexor superficial dos dedos: Origem: Epicôndilo medial, processo coronóide e margem anterior do radio, Inserção: Falanges medias dos dedos II ao V, sua Ação: Flexão do punho e dos dedos nas articulações metacarpofalângicas e interfalângicas.

Flexor longo do polegar: Origem: corpo do radio, membrana interóssea e processo coronóide, Inserção: Falange distal do polegar, sua Ação: Flexão das articulações do polegar.

Extensor radial longo do carpo: Origem: Crista supra-epicondilar lateral do úmero, Inserção: Segundo osso metacarpal, sua Ação: Extensão e adução do punho.

Extensor radial curto do carpo: Origem: Epicôndilo lateral do úmero, Inserção: Terceiro osso metacarpal, sua Origem: Extensão e abdução do punho.

Extensor dos dedos: Origem: Epicôndilo lateral do úmero, Inserção: Faces posteriores dos dedos II-V, sua Origem: Extensão do punho e falanges nas articulações metacarpofalângicas e interfalângicas.

Extensor ulnar do carpo: Origem: Epicôndilo lateral do úmero e olécrano, Inserção: Base do quinto osso metacarpal, sua Origem: Extensão e adução do punho.

Palmar longo: Epicôndilo medial do úmero, Inserção: Aponeurose palmar, sua Ação: Flexão do punho.

Ossos do Tórax.

Peitoral maior: Origem: Clavícula, esterno e cartilagens costais da segunda à sexta costelas: bainha do reto, Inserção: Crista do tubérculo maior do úmero, sua Ação: Flexiona, aduz e roda a articulação do ombro medialmente.

Trapézio: Origem: Osso occipital e processos espinhosos da sétima vértebra cervical e de todas as vértebras torácicas, Inserção: Clavícula, espinha da escapula e acrômio, sua Ação: Levanta, abaixa e aduz a escapula: hiperestende o pescoço; suspende o Ombro.

Latíssimo do dorso: Origem: Processo espinhoso das verterbas sacrais, lombares, torácicas inferiores; crista ilíaca e quatro costelas inferiores, Inserção: Sulco intertubercular do úmero, sua Ação: Estende, aduz e roda a articulação do ombro medialmente.

Músculos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com