TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Humana

Casos: A Origem Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 3

• Criacionismo e Evolucionismo

Criacionismo é uma concepção religiosa da origem humana, narrada na Bíblia.

Evolucionismo é uma concepção científica que se deve ao cientista inglês Charles Darwin, apresentada na obra A origem das espécies (1849). Segundo o criacionismo, o ser humano foi uma criação especial de Deus, ao passo que, de acordo com o evolucionismo, a origem humana foi decorrente de um processo natural de evolução das espécies, por meio da seleção natural.

• Fontes pré-históricas

As principais fontes pré-históricas são os fósseis, instrumentos e pinturas que ficaram como vestígios da existência e do modo de vida dos grupos humanos pré-históricos.

• Paleontologia humana e Arqueologia Pré-histórica

A Paleontologia humana é a ciência que estuda os fósseis dos corpos dos seres humanos pré-históricos. Já a arqueologia Pré-histórica estuda os objetos feitos pelos seres humanos pré-históricos, procurando descobrir como eles viviam

• A família hominídeos

De acordo com os cientistas, os seres humanos atuais e os seus ancestrais pertencem família dos hominídeos.

Há aproximadamente 2 milhões de anos esta família se dividia em dois ramos principais: os australopithecus e as espécies do gênero homo (Homo habilis, Homo erectus, Homo neanderthalensis e Homo sapiens sapiens.

Os australopithecus viveram na África há 4 milhões de anos. Caminhavam de pé, tinham dentes molares relativamente fortes e resistentes e um cérebro de, e média, 570 cm3 de volume.

O Homo habilis(homem habilidoso), contemporâneo dos Australopithecus, viveu há aproximadamente 2 milhões de anos, na África, Tinha um volume cerebral em torno de 700 cm3. Construiu os primeiros instrumentos de pedra e madeira.

O Homem erectus viveu aproximadamente desde 1,7 milhão de anos até cerca de 300 mil anos atrás. Habitou a África e se dispersou pela Europa e Ásia. Não chegou à América nem à Austrália. Tinha cerca de 900 cm3 de volume cerebral. Foi o primeiro a construir instrumentos de pedra com um padrão definido, a caçar sistematicamente e a utilizar o fogo.

Homo neanderthalensis, viveu, aproximadamente, desde 135 mil até 34 mil anos atrás. Ele apresentava certas características dos seres humanos atuais, como um cérebro grande (1400 cm3), e também algumas do Homo erectus, como paredes grossas da caixa craniana. Tinha aultura média de 1,67 m. Já possuía uma linguagem falada, cuidava dos velhos e doentes e praticava rituais no sepultamento.

Homo sapiens sapiens: viveu na África, Ásia, Europa e migrou para a América. Os fósseis mais antigos encontrados até hoje têm cerca de 40 mil anos. Constitui a espécie da qual fazemos parte, com um volume cerebral em torno de 1350 a 1400 cm3. Suas principais características são o desenvolvimento da consciência reflexiva, da linguagem falada e escrita, da técnica, da capacidade de expressão artística, do senso de moralidade.

• A diferença

A principal diferença do ser humano em relação aos outros animais é o fato dele ser dotado de um cérebro extraordinário que o torna capaz de criar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com