TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios Basicos Para Montar Uma Empresa

Artigo: Principios Basicos Para Montar Uma Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 5

Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor:

• Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.

• Autoridade - Autoridade é darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade. Deve-se levar em conta o direito de dar ordens e exigir obediência, chegando a um bom equilíbrio entre autoridade e responsabilidade.

• Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas para todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.

• Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.

• Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.

• Subordinação dos interesses individuais(ao interesse geral) - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.

• Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.

• Centralização (ou Descentralização) - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.

• Linha de Comando (Hierarquia) - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.

• Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.

• Equidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Direitos iguais.

• Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.

• Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.

• Espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.

Grupo Brasanitas, R. dos Pinheiros, 928 - Pinheiros São Paulo - SP, 05422-001 - A Brasanitas Limpeza e Conservação é reconhecidamente líder de mercado por ter implantado, há 51 anos, um planejamento de atividades que prioriza o uso de equipamentos e produtos inovadores. Ao longo dessas décadas, tornou-se especialista em atender às necessidades dos diferentes segmentos, tais como: Indústrias em geral; Shopping centers; Universidades; Prédios administrativos; Mineração e Siderurgia. Empresa de grande porte com mais de 28 mil funcionários, mais de 630 clientes, mais de 3.000 pontos de atuação e uma abrangência Nacional. A missão do Grupo - desenvolver e proporcionar as melhores soluções na prestação de serviços, respeitando o meio ambiente e possibilitando ao cliente total dedicação à sua atividade fim. Os valores - O contínuo aprimoramento de nossos métodos de trabalho, o permanente desenvolvimento profissional de nossos colaboradores e o incentivo e valorização do trabalho em equipe. Tayná Rafael – Assistente da diretoria.

1.2 Mudanças nas Organizações e a Importância do Gestor Organizacional e da Consultoria

O papel do gestor é administrar uma empresa, sendo justo e atuando num estilo corporativo e solidário. O gestor deve ser um bom ouvinte e pesquisador, par que possa trabalhar junto com a equipe para atingir seus objetivos. Precisa ter um caráter de liderança, responsabilidade, autoridade e acima de tudo competência, ser capaz de tomar decisões necessárias sobre orientações e planejamento do trabalho e da equipe.

O gestor organizacional, precisa ter um conhecimento amplo de seu planejamento, isso é de extrema importância para o sucesso, o conhecimento é a palavra chave para a competitividade entre as empresas que desfrutam de grandes avanços tecnológicos e que podem investir em pesquisas e desenvolvimento para tornar a gestão organizacional uma de suas empresas criativas e eficazes.

O Principal desafio é entender, refletir, agir, ensinar, coordenar pessoas, recursos materiais e naturais, buscando os melhores resultados para os acionistas, proprietários, e a sociedade.

Existem organizações que têm líderes ou administradores com a responsabilidade de ajudar as empresas a alcançar objetivos, mas nem sempre dão certo, pois se não for eficaz, provavelmente ela fracassará. É ai que entra o gestor com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com